quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SUPERANDO A SUA CANAÃ FÍSICA

SUPERANDO A SUA CANAÃ FISICA PARTE 2 - FINAL

SUPERANDO A SUA CANAÃ FISICA PARTE 1 - INICIO

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Você sabe conviver com as suas expectativas?

Salmo 33:9-22
9. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu. 10. O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos. 11. Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações. 12. Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer! 13. Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade; 14. do seu trono ele observa todos os habitantes da terra; 15. ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem. 16. Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força. 17. O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar. 18. Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor, 19. para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome. 20. Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. 21. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. 22. Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.

Salmo 33:22  – Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.

Q
uando nos deparamos falando com Deus a respeito das nossas necessidades e expectativas geralmente nos deparamos também com alguns questionamentos. ExemplosSerá que Deus tem me ouvido? Por que demora tanto? O que tenho feito de errado? Por que meu irmão tem tido tantas respostas? Enfim, são vários questionamentos que surgem ao longo da nossa vida cristã. Para nós cristãos é muito importante compreender as nossas expectativas e também as dos nossos irmãos em Cristo . Nossas expectativas podem edificar ou prejudicar o nosso relacionamento com Deus refletindo diretamente em nosso nível de fé. Quando sentimos a frustração de não ter uma oração atendida, muitas vezes surgem sentimentos prejudiciais para a nossa relação com Deus.
Como lemos no versículo 10 O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os próprios dos povos.  Muitas vezes passamos por um longo período à espera da realização dos nossos sonhos em todas as áreas da vida. Esta espera nem sempre é tranquila, pois por vezes a necessidade é urgente, porém precisamos entender que o projeto de Deus envolve a sua vida de forma atemporal, ou seja: “Não há como você marcar data para Deus, até porque os seus projetos podem abranger muito mais do que simplesmente você! Veja o versículo 11 Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração por todas as gerações”. Isto mostra que a sua oração gera uma semente de bênçãos que se expande por gerações a partir de você, porém esta oração não necessariamente vai realizar-se em você. Exemplo: Uma pessoa acometida de grave doença, pode não receber cura no corpo, porém aquela doença, de fato, pode nunca mais ser manifestada nas gerações futuras de sua família. Veja Êxodo 20:6 – “...mas trato com bondade até mil gerações aos que amam e guardam os meus mandamentos
Não é fácil sobreviver a esta linha de raciocínio e muitos não perseveram deixando-se entristecer no corpo e na alma pela falta da perseverança. Note que falamos falta de perseverança e não do cumprimento por Deus das nossas orações. Lemos em Tiago 1:6 – E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma
”. Nos versículos 18 e 19 da nossa leitura vemos: “Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor, 19 para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome”
A ação completa a que se refere Tiago está relacionada com a forma como vemos Jesus e a forma como compreendemos as suas atitudes.  Somente através de uma visão completa de Deus nós adquirimos a maturidade e integridade a que expressa no versículo, e através disto conseguimos enxergar além do que estamos vivendo, mesmo em tempos difíceis ou seja “vida, mesmo em tempos de fome...” Quando atingimos esta maturidade estamos vinculados a um padrão diferente do padrão do mundo porque as nossas esperanças passam a estar depositadas do Senhor para nós (aguardar o tempo dEle) e não de nós para Ele (querer as coisas do nosso jeito, ao nosso tempo.) 
Veja os versículos 21 e 22 - Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.
Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.  Oremos agora para que Deus mude nosso conceito e nos coloque inteiros nas suas mãos. Abra seu coração para Deus e Ele lhe trará um novo tempo!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Você foi escolhido para ter Sucesso!


Marcos 5:36-42
36. Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não  tenha medo; tão somente creia! 37 E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. 38 Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz. 39 Então entrou e lhes disse: “Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme”. 40. Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele porém, ordenou para que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança. 41 Tomou-a pela mão e lhe disse: “Talita cumi!”, que significa “menina, eu lhe ordeno, levante-se!. 42 Imediatamente a menina, que tinha doze aos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos.


"Então (Jesus) entrou e lhes disse: Por que todo este alvoroço e lamento?”  (Marcos 5:39)

S
empre ouvimos falar a respeito de pessoas bem sucedidas em diversas áreas de atividade; São grandes empresários, artistas, médicos, advogados, e outras colocações de grande destaque na comunidade. Entre estas pessoas encontramos sempre uma palavra e uma atitude em comum como resultado do sucesso: A palavra é FOCO; Pessoas focadas chegam mais rápido aos seus objetivos, e são capazes de mantê-los em vivos por muito tempo após atingi-los. Além do FOCO, estes homens e mulheres de sucesso estão sempre concentrados nos resultados, e esta é a atitude: Concentração no futuro mantendo-se convictos do sucesso.
Você já parou para pensar em qual é o seu foco atualmente? Talvez o fechamento de um bom negócio, a concretização de um sonho ministerial ou secular, enfim. Além disto aproveite e force um pouco mais a mente pensando em algo mais profundo: Onde você gostaria de estar daqui a 5 anos? O que deveria estar concretizado em sua vida dentro deste período? Nem sempre paramos um tempo para avaliar a ossa situação no presente e projetá-la para o futuro. O fato é que mesmo quando não fundamentamos os nossos pensamentos, todos temos as nossas expectativas, nossos sonhos e ambições, e não voltando o Senhor Jesus, até que elas se completem é digno da nossa parte atingi-las, porém, chegar ao lugar onde queremos exige dedicação e atenção para não perder tempo e nem energia com outras coisas. O nosso fracasso em relação às expectativas começa quando desviamos a atenção para outras coisas sem utilidade prática. Em Josué 1.7 lemos: Somente seja forte e muito corajoso! Tenha  o cuidado de obedecer a toda lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para direita e nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.  
Não desviar, nem para a direita e nem para a esquerda significa MANTER O FOCO! Se você desviar sua atenção, isto poderá ser fatal para os seus planos. Um dos jogos mais elitizados do mundo, o xadrez, independe de velocidade ou quantidade de peças, e o sucesso dos grandes jogadores está exatamente na CONCENTRAÇÃO. Para nós cristãos, entendemos a oração como base para a concentração e a leitura bíblica como base para a sua inspiração, capaz de gerar e nós  a disciplina o foco na leitura e capacidade de oração indispensáveis para o seu sucesso! Em geral o cristão reluta ao ouvir falar do tema “pensamento positivo”, e este fator o impede de manter o foco no sucesso em relação às suas expectativas, porém quando aprofundarmos o nosso entendimento bíblico, concluímos que o próprio Deus nos leva a ver todas as coisas de forma positiva. Faz parte da receita do sucesso profissional e espiritual mirar o foco sempre nas coisas positivas. Em Isaias 43, versículos 18 e 19 lemos: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. 19 Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.  Há pessoas que vivem enlutadas, não enterrando os seus mortos, ou seja os seus problemas passados. Há pessoas cujas mágoas e decepções se apossam de seus corações há décadas,  envelhecem e morrem sem ter aproveitado a alegria de viver por não esquecerem lembranças negativas do passado, e a pior parte é que este passado lhes cega o futuro, tornando a sua existência uma verdadeira prisão sem grades.  Este é o problema! Ao focar as suas energias nos problemas do passado perdemos a capacidade de materializar as vitórias do presente e do futuro. Em II Corítios 5:17b está escrito: “As coisas antigas já passaram e eis que surgiram coisas novas”, mas novas para quem? SOMENTE para aquele que está em Cristo e se tornou uma nova criação! Deus quer ver você focado na salvação, e ela está sempre no presente, pois Deus não leva em conta as nossas transgressões passadas quando nos arrependemos verdadeiramente. 
Certamente você deve estar se questionando neste momento: Como fazer então para manter este tal FOCO? Como desabilitar da nossa mente as dificuldades do nosso dia a dia e as preocupações que envolvem o nosso cotidiano? – A resposta é simples: Todo retorno obtido em torno das nossas expectativas e sonhos provém de Deus e dar de encontro com elas nada mais é do que uma recompensa oferecida pelo Senhor em reposta a nossa FÉ! – Hebreus 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dEle se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Focar na dificuldade é falta de fé na recompensa de Deus. Fé é tudo que temos para agradar a Deus, e somente ela nos justifica tornando-nos dignos da recompensa: Romanos 5:1Tendo sido, pois justificados pela fé temos paz com Deus... e somente ela nos conduz a salvação espiritual e das nossas dificuldades!
 A fé vai levá-lo a buscar pessoas certas para dividir seus sonhos. No texto que lemos, Jesus estava prestes a ressuscitar uma criança, porém no versículo 40 vemos que “as pessoas começaram a rir dEle”. Imediatamente Ele manda estas pessoas sairem e fica apenas com os seus discípulos, em quem confiava, e também com os pais da criança “a quem interessava que ela ressuscitasse”. Em provérbios, 18:24 – lemos: Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais chegado que um irmão. Estar cercado de pessoas dotadas do mesmo tipo de fé que você têm é outro fator primordial para manter o foco no sucesso! Um grupo negativo vai fazer de você uma pessoa negativa, e o contrário é recíproco! Acredite! Creia que Deus está com você em todos os momentos da sua vida, mesmo nos mais sombrios! Deus é vitorioso por natureza e isto precisa estar em nós, pois somos criação dEle. Hoje é o primeiro dia dos seus próximos dias de sucesso. Creia nisto, estabeleça o seu foco neste sucesso em todas as áreas da sua vida. Hebreus 11.1 – Fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos, sendo assim a sua oração neste momento não vai ser para pedir e sim para agradecer aquilo que certamente já está acontecendo na sua vida: SUCESSO!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Multiplique suas bençãos

LEITURA BÍBLICA
João15.1-8 – “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda (ou limpa), para que dê mais frutos ainda. 3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.  4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. 5 Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem , e lhes será concedido. 8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem , e lhes será concedido.  (Joao 15:7)

N
ão são raros os longos debates entre irmãos em suas casas, nas igrejas e nos dias de hoje também nas redes sociais, tratando a respeito de quais características demonstram aqueles que de fato co-habitam com o Espírito Santo. Discussões à parte, excetuando-se opiniões e evidenciando as comprovações teológicas compreendemos que  indiferente às características pessoais e dons como falar em línguas por exemplo, o “estar cheio” a ponto de “transbordar” e tocar as outras pessoas é uma evidência inegável para a qual todos nós devemos caminhar. Outro fator importante são os frutos gerados a partir dos dons espirituais entregues por Deus a cada um de nós. A maneira como você os utiliza e os resultados obtidos mostram em qual nível está o seu relacionamento com Deus e é exatamente este nível que precisa transbordar.
Escolhemos a passagem bíblica de João 15.1-8 por entendermos ser uma boa base para atingir o padrão de unção esperado por Cristo para transbordar em nós. Em tempo o versículo 2 diz: “Todo ramo que estando em mim não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda (ou limpa) para que dê mais frutos ainda”. Em outras palavras, se você está ligado a Cristo tendo-o aceitado como seu salvador, compreende de alguma forma as suas ordenanças, mesmo levado por algum vento de doutrina ministerial, precisa, vamos reforçar... PRECISA! ser um ganhador de almas. Um ganhador de almas está diretamente ligado a Deus e quando não fazemos isto nos distanciamos dEle. Um fator importante em relação às características é que nós não as perdemos. Veja: Você poderá ser um bom diretor de ministérios, um bom levita, um bom professor de escola bíblica dominical, perdoem-me o atrevimento, mas até mesmo um bom pastor, porém se em todas estas coisas não houver dividendos em forma de almas para Jesus, espiritualmente estamos “cortados”, no banco de reservas talvez, mas não mais do que isto.
Em João 15:5 onde lemos “se alguém permanecer em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto, pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”, encontramos outros importantes ensinamentos. Primeiramente quando Jesus nos diz: “permanecer em Mim” ou seja “Nele”, Ele nos está propondo uma união viva, saudável, onde Jesus é o direcionador de todas as coisas e nós instrumentos nas suas mãos. Estar em Cristo Jesus é estar todo o tempo na condição de dependentes dEle e isto fica mais claro ao lermos 2ª Coríntios 3.5 – Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas nossa capacidade vem de Deus. Desta forma é possível crer que sem Jesus “não podemos fazer coisa alguma”. Não adianta posição cristã, sem atitude cristã!
Amados, muitos cristãos padecem em plena colheita, e isto se dá pela falta de entendimento dos propósitos de Deus sobre a vida do homem. Vemos grandes homens, honestos, tementes, fidedignos, porém infrutíferos e aí se configura o prejuízo cancerígeno do qual muitos não têm consciência. João 15.8 diz: “Meu pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto, e assim serão meus discípulos”. Entenda isto como fonte de vida para o seu ministério: “O Pai é glorificado através da obra de Jesus, e por nós através da multiplicação de discípulos em todos os sentidos. Transborde na presença do Espírito e compreenda: TRANSBORDAR NÃO É DIVIDIR, É  MULTIPLICAR! – É através dos seus frutos que nos tornamos discípulos e isto biblicamente atua em detrimento a todas as outras coisas. Vamos ser mais claros: Construir prédios maravilhosos, organizar grandes eventos, cursos, palestras, encontros... etc., necessariamente não nos torna discípulos eficazes. Querido até mesmo este blog não me faz discípulo, pois nada faço além de dar de graça o que recebi de graça! (ou quase...) – Somente uma vida consagrada no princípio de GANHAR, CONSOLIDAR, EDIFICAR, TREINAR E ENVIAR, pode fazer você um discípulo. Multiplique a benção existente em você! Jamais diga que não é abençoado pois uma dificuldade momentânea não pode corroer o conceito expresso de salvação do Senhor para sua vida. VOCÊ É ABENÇOADO POR DEUS! UM MULTIPLICADOR DE BENÇÃOS E UM GRANDE GANHADOR DE ALMAS! - Nele, por Ele e para Ele!

Uma visão abençoada é uma visão que multiplica. Não retenha com você aquilo que Deus teu feito em sua vida!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Você consegue controlar o seu temperamento?


Quem nunca sofreu por causa de alguma das suas características temperamentais. Uns mais exaltados, outros nem tanto, enfim. Aprender sobre isto dará a você a possibilidade de enfrentar melhor algumas barreiras pelas quais passamos conosco e com os outros. Neste estudo não pretendemos ser demasiadamente profundos, e sim oferecer a você informação suficiente para ajudar no seu dia a dia e no trato com pessoas através do conhecimento em torno da psicologia simplificada e da palavra de Deus aplicada ao tema.



4 tipos de temperamentos específicos os quais você precisa saber: O PRIMEIRO e mais conhecido entre os eles é o Sangüíneo – Pessoas com esta características são eufóricas, alegres, animadas e cordiais, porém em geral são tumultuosas, desorganizadas, não gostam de ler e costumam deixar tudo para depois. Em SEGUNDO o temperamento Colérico – Pessoas que tomam decisões, gostam de organizar e resolver problemas, são extrovertidas e não desistem dos seus projetos, porém são insensíveis, ficam iradas muito facilmente e tem dificuldade em sentir (perceber) as coisas à sua volta.  Já o TERCEIRO temperamento, o Fleumático, tem excelente  humor, não perde a calma, faz tudo do jeito mais fácil, tem imaginação fértil e geralmente é um bom conselheiro, porém é medroso, preguiçoso, não faz nada novo e só trabalha sob pressão além de possuir  dificuldade em permanecer no trabalho, e por último (QUARTO) o Melancólico – Estas são pessoas sensíveis, com mente criativa, perfeccionistas, tímidas, muito fiéis e cumpridoras dos seus deveres, porém é também são egoístas, possuem tendências à depressão, ficam angustiadas, e ofendem-se facilmente e são indecisas. Uma outra dificuldade do melancólico é ver defeitos em tudo o que está à sua volta, daí a característica perfeccionista.

E agora? Como seria o seu temperamento?
Você é eufórico, desorganizado, decidido, irado, bem humorado, medroso, sensível, indeciso?

Leia o que diz a palavra de Deus em 1ª. Coríntios 12:7 - A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Aproveite e medite um pouco antes de continuar a leitura.

Uma das grandes dificuldades do homem é compreender o porquê e como as pessoas reagem de maneiras tão diferentes ao mesmo problema. Pais tem dificuldade em entender os seus filhos, da mesma forma que eles têm em compreender os pais. Esta variedade de sentimentos e comportamentos costuma gerar dificuldades de relacionamento e consequentes problemas no trabalho, na escola, na família e até mesmo na igreja.

Agora que você já aprendeu sobre qualidade e defeitos de cada um dos temperamentos inclusive o seu, pois de certo você deve ter se identificado com algum deles, pense um pouco sobre qual seria maior dificuldade que o seu temperamento traz no seu dia-a-dia? - É muito importante notar que cada um de nós possui particularidades em nosso temperamento e isto não significa necessariamente um defeito ou qualidade. O temperamento sob controle, qualquer que seja ele, deve ser encarado como uma característica e não um defeito.
Não podemos comparar temperamento (O temperamento você adquire na convivência com familiares, amigos e herda parte dele geneticamente) com caráter, (são qualidades adquiridas ao longo tempo dadas as conclusões tomadas por nós mesmos em concordância ou discordância em relação a determinados assuntos) pois são diferentes um do outro. Também é importante saber que nenhum temperamento foi criado por satanás, e Deus usa o seu temperamento para produzir frutos e obras diferentes dentro do corpo de Cristo. É exatamente a diferença de temperamentos que nos torna seres inigualáveis. Diferente de Deus que é proprietário da criação, inclusive dos temperamentos, encontramos satanas, tentando interferir nestas características, desvirtuando-as e tornando-as prejudiciais ao homem e ao corpo de Cristo. 
Bem, agora que você já aprendeu sobre temperamentos qual deles seria o melhor? A resposta é simples: Mesmo com as fraquezas relativas ao temperamento de cada um, Deus nos proporcionou uma arma eficaz para superá-las e o seu nome é: Espírito Santo. Somente a nossa força de vontade não é suficiente para vencer o poder do temperamento que possuímos. Tentar vencer o nosso temperamento através da “força de vontade” é viver com uma máscara que vez ou outra cai, tornando a pessoa infeliz, improdutiva e às vezes até hipócrita - hipocrisia – é o ato de fingir ser aquilo que não é, ou impor aos outros a proibição de uma atitude incorreta que nós mesmos ainda cometemos.
Ser cheio do Espírito é um mandamento. Veja Efésios 5:17-21 - Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. 18. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19. falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, 20. dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 21. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.
Uma pessoa cheia do Espírito é uma pessoa cheia de dons! E estes dons, independente ao temperamento passam a agir pelo corpo de Cristo e em um único Espírito. Acompanhe em 1ª Corintios 12:7-12 - A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. 8. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; 9. a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; 10. a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. 11. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. 12. Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Compreenda! Não é necessário orar para Deus mudar o seu temperamento, mas sim para que Deus assuma o controle sobre ele através do poder do Espírito Santo. Só assim você poderá atingir as suas expectativas espirituais e pessoais. Esta não é uma tarefa das mais simples. Todos nós passamos por um período onde o temperamento luta para assumir o controle do nosso corpo, porém sabemos que "o corpo deseja o que é contrário ao Espirito e o Espírito o que é contrário ao corpo". Também sabemos que necessário dominar o corpo, para poder ter contato com Deus e o exercício do domínio próprio mediante a presença do Espírito Santo é um dos caminhos para recebermos respostas em torno das nossas orações.

Não se deixe dominar, domine! Você foi criado para dominar sobre todas as coisas abaixo de Deus, inclusive o seu temperamento. Uma das estratégias que satanás utiliza é a acusação por intermédio do temperamento. Quantas vezes não vemos pessoas se sentindo culpadas por um momento de descontrole, ou pela falta de ânimo em relação a alguma situação. Levante-se! Controle-se. Deus está no controle da sua vida e vai te fortalecer para controlar o seu temperamento.

Entre vocês há quem está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que cante louvores. Tiago 5:13

Nele, por Ele e para Ele!

Você está contente com a sua vida financeira?


Filipenses 4:10-13 – Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. 11 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. 12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. 13 tudo posso naquele que me fortalece.
... Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade....

E
rro recorrente nas igrejas, e uma falsa verdade criada em torno da presença do Espírito Santo na vida de quem procura a verdade da salvação em Cristo Jesus é que muitas pessoas são “convencidas” a entregarem suas vidas a Deus e o seguirem com a promessa de que a partir de então não haverá mais dor, nem tristeza, e principalmente: dificuldades financeiras. Hoje dentro da linha neopentecostal há igrejas totalmente voltadas para a prosperidade, levando milhares de pessoas a uma compreensão um tanto fora da realidade, e a conta desta postura acaba sobrando para as outras denominações, pois não são raros os casos onde eu  ou outros amigos pastores recebemos ovelhas muito feridas, depois de passarem um bom período esperando por algo fora do conceito estabelecido por Deus. Claro que nós devemos ser bem sucedidos, este é um dos propósitos bíblicos estabelecidos por Deus para o seu povo, porém o conceito de prosperidade é diferente da forma apregoada nos dias de hoje. Trabalho com aconselhamento para casais e empresários na área financeira há 8 anos e neste período pude perceber como as pessoas são confusas quando falamos a respeito de dinheiro.
Em provérbios 15:16 lemos: É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação. Provérbios 15:16 mostra uma benção e uma advertência. Há um dito popular que diz: “O pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada”, eu particularmente mudaria um pouco a construção da frase para torná-lo ainda verídico: Em tempo, “O pouco para Deus é exagero, pois ele faz muito do Nada!”. Amados, Deus fez verter água de uma rocha, onde antes não havia NADA de água, Deus fez chover maná (alimento) onde não havia NENHUM tipo de plantação ou criação. O problema na vida do homem está em não conseguir ver a capacidade de multiplicação e provisão de Deus. Quando nos tornamos materialistas o poder de Deus passa a ser baseado apenas naquilo que é possível ver contrariando totalmente Hebreus 11.1. Vamos entender melhor isto: Em 1ª Reis 17 a viúva de Serepta diz ao profeta Elias “NADA tenho, exceto um punhado de farinha num jarro, e um pouco de azeite numa botija,estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos." – Veja isto: Ela afirma ao profeta Elias que NADA tinha! Isto porque estava sem visão espiritual pois, de fato, ela tinha algumas coisas, senão vejamos: 1.) Ela tinha um punhado de farinha 2.) Ela tinha um jarro 3.) Ela tinha um pouco de azeite. 4.) Além do jarro, também tinha uma botija, 5.) Ela tinha um filho! – Pode parecer pouco e você pode até estar pensando desta forma, mas eu pude contemplar um grande amigo que construiu em 10 anos uma rede de supermercados a partir de uma caixa de laranjas! Definitivamente ela tinha muito mais do que NADA! Assim como Deus ampliou o “pouco que era nada para a viúva”, ele amplia o pouco que é nada para nós, dando-nos o suficiente para abençoar a nossa família e ajudar os outros.
 Estava nos planos de Deus dar o suficiente e algo mais à viúva, também está nos planos de Deus dar o você o suficiente e algo mais,  porém o que podemos falar a respeito dos desesperados em busca de um falso sucesso no âmbito financeiro? - Pessoas em busca de um padrão exclusivista, onde apenas os seus problemas são importantes e os outros são assuntos de final de semana apenas. Pessoas acompanhadas por inquietação, medo, tristeza, descontrole emocional pelas inúmeras possibilidades de perder o seu status. Existem muitas coisas por falar a este respeito, porém, hoje quero me dedicar a um segredo deixado na bíblia sagrada para que a nossa vida financeira seja conduzida a um ponto capaz de gerar felicidade e não nos conduza as condições contrárias.
Atente para nossa leitura bíblica de hoje e veja que o apóstolo Paulo enfatiza de forma imperativa duas palavras:  1.) Aprendi a adaptar-me.  Este é um dos pontos chave para ter uma boa vida, independente das limitações impostas pelo mundo. 1ª Timóteo 6.8 diz: por isso, tendo o que comer e o que vestir, estejamos com isso satisfeitos. Quando você compreende o objetivo da nossa existência (adorar a Deus), que Ele é soberano (Seu chefe) sobre todas coisas e não lhe dá um peso maior do que se possa suportar, independente das limitações financeiras, nós aprendemos a estar adaptados  a situação vivenciada no momento. 2.) Sei o segredo de viver contente. Hebreus 13:5 diz: Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei. A bíblia diz que não podemos adorar a dois Senhores, pois de certo adoraremos o dinheiro mais do que a Deus. A palavra amor traduzida nesta passagem precede “Conservem-se livres”. Isto porque o amor falado aqui originalmente traduz-se por escravidão, ou seja: Mantenha-se livre da escravidão pelo dinheiro. A partir daí hebreus 13:5 deixa de advertir para gerar uma promessa: Note a conjunção aditiva “E” logo após a parte B do versículo “e contentem-se com o que vocês tem”. Isto mostra que a partir do momento em que estamos livres da escravidão por “mamom” (deus do dinheiro), passamos a compreender o poder soberano de Deus para nos satisfazer no pouco, ou melhor ainda no NADA! E o grande milagre da verdadeira prosperidade cristã esta aí: Livres da preocupação começamos a viver muito mais voltados para as coisas do alto, abrindo uma porta especial de confiança entre o Senhor e você para possuir “mais do que o necessário”. Este é um dos princípios da mordomia cristã: Somos mordomos das posses de Deus e tudo é Dele! Mas quando demonstramos ser bons gerentes Ele nos permite gerenciar grandes fatias das suas propriedades e o melhor de tudo isto é promessa de Deus onde entendemos: “Com fartura ou sem fartura – NUNCA O DEIXAREI, NUNCA O ABANDONAREI! Creia e receba em nome de Jesus. Nele, por Ele e para Ele. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

As raízes do pecado


Provérbios  5.21-23  21 O Senhor vê  os caminhos do homem e examina todos os seus passos. 22 As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro do seu pecado. 23 Certamente morrerá por falta de disciplina; andará cambaleando por causa da sua insensatez.

...as maldades do ímpio o prendem, ele se torna prisioneiro do pecado  (pv 21.22)

V
ocê já deve ter se sentido preso a alguma coisa: Um objeto, uma pessoa, uma situação, enfim. O homem pelas suas próprias características tem uma forte tendência a estar sempre ligado a algumas coisas que formam as suas raízes. Quando falamos em raízes, muitas vezes não compreendemos exatamente o contexto da palavra, porém, avalie com atenção: Uma árvore, falando de forma bem simples, é composta de suas raízes, tronco, folhagens e frutos, agora preste bem atenção e perceba que as raízes, embora escondidas na terra, são responsáveis por gerar alimento e também manter de pé todo o restante da árvore, ou seja, se as raízes estiverem presas em solo ruim, a árvore não será forte, nem frondosa, nem dará bons frutos.
Hoje eu quero convidá-lo a se comparar a esta árvore e fazer uma profunda análise sobre onde estão presas as suas raízes. No livro de João 8:34 a bílbia diz: ... “todo aquele que vive do pecado é escravo do pecado”, ou seja se as suas raízes estiverem fixadas no pecado, evidentemente seremos escravos dele. O termo escravidão empregado em João 8:34 mostra a impossibilidade de servirmos a Deus diante desta situação pois Mateus 6:24 é enfático ao afirmar: “Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ás riquezas”. Desta forma compreendemos que o pecado transforma o homem num escravo incondicional. Pessoas que buscam ganhar as suas vidas através de meios desonestos dificilmente conseguirão mudar o seu destino de morte espiritual, por enquanto não tiverem um encontro real com Deus e a situação é ainda mais difícil para quem conhece a verdade, pois se a conhecemos obrigatoriamente devemos estar livres do pecado – João 8:32 – “E conhecereis a verdade e a verdade os libertará .
É muito importante lutar contra o pecado de todas as formas, para ele não se tornar a raiz da sua sobrevivência. No mesmo livro em João 11:25, lemos ... “todo aquele que crê em mim, mesmo morto viverá”, ou seja: Há uma solução para estar livre do pecado, e esta situação é baseada na fé. Ainda no mesmo livro em João 3:16 lemos: “... para que todo aquele que nele crê, não pereça mas tenha vida eterna”. Aqui encontramos o verdadeiro alimento capaz de alimentar com qualidade “toda a ávore”: Fé! – Este é o alimento a ser consumido, o alimento a ser buscado e também dividido.
O alimento espiritual para a nossa alma não pode estar baseado em pecado, ou ter permissividade no pecado, pois se nele houver a função de fonte para a nossa vida este mesmo pecado agirá como senhor sobre as nossas atitudes, tirando-nos a visão e a sobriedade em relação a Cristo. Agora veja o que diz 2ª Timóteo 2.26 – “para que assim voltem a sobriedade e escapem da armadilha do Diabo que os aprisionou para fazerem a sua vontade”. Isto nos mostra que é necessário deixar de ser embriagado pelo diabo, em todos os sentidos  e voltarmos todos os pontos da nossa vida, em tempo todas as nossas raízes, para a verdadeira fonte, aquela de onde emana leite e mel. Desta maneira você poderá ter acesso a todas as promessas que o Senhor nos fez e desfrutar da firmeza e segurança que Ele nos coloca em Salmos 92:12-13 – “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; 12 plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Nele, por Ele e para Ele - Pr. Altamir de Souza

Plante suas raízes numa boa terra, e com certeza os seus frutos serão sempre os melhores... 

sábado, 8 de setembro de 2012

Seja abençoado por mil gerações!



Êxodo  20.5-6 -  Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, 6 mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.

Nota: Herança deriva do latim “haerentia” e significa um conjunto de conceitos e princípios que regem a transmissão de bens, direitos e obrigações de alguém falecido para seus sucessores legalmente constituídos.

...trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem (lc 6.46)

M
uitas  vezes temos a oportunidade de olhar para uma criança, ou até mesmo um adulto e notar nele muitas semelhanças com seus parentes. Não são raros os casos de pessoas reencontrando-se décadas depois, ao serem reconhecidas por terceiros, tamanha a proximidade dos traços familiares. Da mesma forma você já deve ter visto famílias nas quais os problemas e as dificuldades são sempre as mesmas. Estas famílias crescem, formando outras famílias as quais já começam contaminadas pelos problemas espirituais herdados, por vezes, há séculos. Amados, é fácil notar a forma como herdamos a genética dos nossos familiares; uma cabelo, um traço no rosto, uma forma de falar ou de agir, enfim, a herança genética é visível em geral, inevitável. Além da herança genética, herdamos bens e certamente você já ouviu falar de pessoas que receberam grandes heranças, ou famílias disputando estas heranças e aqueles que ao perderem seus pais nada herdaram, porque os patriarcas perderam tudo no decorrer de suas vidas. Da mesma forma, herdamos também os “investimentos” na área espiritual feitos por nossos parentes e o “problema” é que muitas vezes (muitas mesmo!) nossos antepassados acabam se saindo como péssimos investidores na área espiritual, obrigando uma grande quantidade de irmãos e irmãs pagarem um alto preço, ou melhor dizendo, altos “juros” de uma divida antiga gerada por familiares próximos ou distantes. Em êxodo 20.5 a bíblia informa que podemos ser castigados até a 3ª ou 4ª geração por transgressões espirituais cometidas por familiares, e por ai entendemos o porque de muitas pessoas ficarem à mercê dos chamados “espíritos familiares”, aqueles que ficam alojados na família de forma sucessiva, fazendo gerações passarem sempre pelas mesmas dificuldades espirituais e físicas. Este é um bom momento para você avaliar sua vida, e pensar nos problemas recorrentes do seu dia a dia. Às vezes uma dificuldade em se relacionar com pessoas, ou em manter as suas finanças em dia, ou ainda problemas repetitivos com a saúde na sua família podem claramente demonstrar a presença opressiva destes espíritos familiares. Note bem! Um conhecido, ou até mesmo você podem estar vivendo hoje uma vida limitada e doente na triunidade da nossa existência (corpo – alma – espírito) por algo que nem se quer se faça idéia do que se trata. Antepassados podem ter consagrado (dedicado) suas famílias a demônios, lançado palavras de maldição (leia provérbios 18:21) ou ainda isto tudo pode ter vindo diretamente dos seus pais, trazendo um peso para o qual você não foi preparado para carregar.
Deus de alguma forma direcionou você para acompanhar este estudo e compreender algumas coisas a respeito de heranças familiares e acredito que hoje seja um dia importante na sua caminhada espiritual, pois VOCÊ NÃO É OBRIGADO A SUPORTAR O PESO DOS PECADOS DOS SEUS ANTEPASSADOS! Esta é simplesmente uma questão de escolha. Satanás não pode operar onde habita a glória de Deus, por outro lado Romanos 3:23 mostra que os pecadores estão “destituídos da glória de Deus”. Talvez hoje seja o primeiro dia dos seus novos dias de felicidade, onde o seu casamento, será abençoado grandemente, sua saúde terá estabilidade e seu corpo será forte como você sempre almejou, suas finanças serão equilibradas e de nada você terá falta.
Como atingir este nível?
A primeira coisa a fazer é ter uma atitude forte e pontual em relação a Deus. Ele precisa fazer parte da sua vida em todos os sentidos, em todos os momentos e precisa poder penetrar em todas as situações. Tenha convicção do princípio de aceitação estabelecido pelo Senhor em relação a você. Todos os caminhos foram aberto através do amor de Deus, todas as saídas estão voltadas para Deus – João 3:16 – nos informa que o Pai nos amou de “TAL maneira...” Esta tal maneira poderia ser descrita como sublime, magnânima, exacerbada, etc, porém o amor de Deus em relação a você é indescritível! Falamos sobre o amor ágape, incalculável, só conhecido em sua plenitude por Deus Pai, que nos entregou o seu único filho, “para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna” e aprendemos aqui a segunda atitude a ser tomada: Fé! Sem a qual é impossível agradar a Deus, sem fé é impossível receber o trato carinhoso do Senhor estendido por até mil gerações conforme lemos.
Agora que você já sabe que atitude e fé são os princípios básicos dê os seguintes passos para quebrar correntes espirituais negativas em relação a você e sua família: 1.) Peça a Deus que perdoe os seus pecados juntamente com os de sua família, 2.) Tente se lembrar de algo que tenha dito, ou ouvido e ore especificamente para quebrar  palavras de maldição. 3.) Declare com suas palavras a “impossibilidade” desses espíritos “familiares” atuarem sobre a sua vida. Lembre-se você foi salvo pelo sangue derramado de Cristo! Creia nisto e Glorifique o nome do Senhor. Nele, por ele e para Ele!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O tempo de Deus


2 Pedro  3.8-14 - O dia do Senhor
8. Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.  9. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.10. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada. 11 Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,  12 esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.  13 Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. 14 Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.
Jesus lhes disse: Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo (Jo 7.6)

N
osso tempo cronológico é diferente do tempo de Deus, pois Ele é eterno e não possui nenhuma limitação temporal. Quando Moisés diz não saber o nome de Deus, o Senhor responde: “Eu sou o que sou(Êx 3.14). Em Deus não há passado e nem futuro: Ele realmente é eterno e imutável: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hb 13.8).
            No texto apresentado em 2ª Pedro 3, certamente há uma referência ao texto de Salmo 90:4  - De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite. – e faz um jogo de palavras: “um dia de Deus corresponde  para mim a anos dos homem; mil anos de Deus são iguais a um dia dos homens.  Isto nos mostra que enquanto ficamos ansiosos e pensamos que Deus demora para atender alguma das nossas súplicas, na realidade ele está nos ensinando a ser pacientes.  Ele não vive pressionado pelo relógio! Não há como calcular seu tempo, não há como compreender todos os desígnios do Senhor sobre as nossas vidas e isto fica claro quando lemos Isaias 55.9  - “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos”.
            Enquanto Jesus não volta para a consumação da História, o que podemos fazer em nosso tempo?  Se amamos a Deus, devemos procurar viver de forma a agradá-lo. No livro do profeta Miqueias, encontramos instruções quanto ao que fazer: “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige; pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (Mq 6.8). Podemos andar com Deus todos os dias, obedecendo ao Senhor em nosso tempo. Quando nosso tempo aqui na terra terminar, experimentaremos como é o tempo de Deus – a eternidade. Se você vai passá-la com Deus ou longe d´Ele (no inferno) depende de sua resposta a Cristo: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho de Deus não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele(Jo 3.36). Está passagem é tremenda! Possui em seu contexto uma grande revelação ao afirmar: “Quem crê no Filho do Homem...” o texto é objetivo, e na sua continuidade diz: “tem a vida eterna...”. Novamente o texto é afirmativo e objetivo! Isto mostra que a fé é o grande instrumento gerador de vida, porém não falamos da vida no tempo ao qual estamos acostumados, falamos de uma vida atemporal, onde você assumirá a mesma posição do Senhor em relação ao tempo, ou seja; para você “Mil anos serão como um dia!” porque a vida de que falamos, definitivamente será eterna.  
            Amado, você tem direito de escolha. Estar sobre a unção e a liberdade do Senhor não é uma obrigação e sim uma opção abrangente em todos os sentidos para sua vida. Talvez você precise reavaliar a forma como compreende o tempo de Deus na sua vida. Procure compreender quais são os objetivos do Senhor para o “seu tempo”. Certamente recairá sobre você uma unção especial de entendimento e paz. “Nele, por Ele e para Ele.
A eternidade não cabe em nosso tempo, mas você pode caber na eternidade com Deus.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Alívio aos cansados.


Mateus 11:25-30 – 25. Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.  26. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.  27. "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.  28. "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.  30. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

O
nde reclinamos a cabeça quando o dia parece que não vai terminar? Onde buscamos alento quando a tristeza se torna insuportável? Onde procuramos remédio para as dores da alma, para as crises de fé e as angústias da vida? Onde procuramos respostas para as dúvidas que nos consomem por dentro? Quando estamos cansados e sobrecarregados, para onde vamos? 
l Jesus faz um convite simples: vinde a mim... E eu vos aliviarei. Vinde a mim... E encontrareis descanso. O convite é simples e atendê-lo também. Mas, é preciso tomar a decisão de ir até Ele. Isso implica em evitar as rotas de fuga que a vida nos oferece. Sempre surgem rotas de fuga que nos levam para longe de Jesus. Elas parecem atrativas. Algumas são prazerosas e apelam ao que a bíblia chama de concupiscência; outras rotas são aparentemente confortáveis e apelam para o comodismo.
 l Este texto deve levá-lo a pensar como anda a sua capacidade de enfrentar as dificuldades e permanecer fiel a Deus. Pense um pouco em como estas dificuldades tem interferido na sua vida espiritual. Uma das primeiras coisas que pensamos é em como nos livrar dos fardos que carregamos e qual a forma mais rápida, e realmente surgem muitas maneiras de estarmos livres do fardo (peso), porém conforme falamos há rotas de fuga que nos fazem fugir do fardo e também da presença de Deus. Uns apelam para outras religiões, outros apelam para meios desonestos, enfim. O fato é que ao não obedecermos a ordem do Senhor – “Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados”, incorremos num erro gravíssimo pois recusamos as verdadeiras promessas de salvação e alívio que o Senhor nos deixou.
l Vamos ler Isaías 53:4-6 - Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.  Note que lemos “enfermidades” e também “doenças”, e isto não é redundância, realmente Deus tomou para si as “enfermidades” do teu corpo e também as doenças da tua alma. Deus foi meticuloso no seu tratamento, respeitando-nos como trinos em segundo nível (corpo – alma – espírito), e dando-nos o poder de receber a cura para os nossos problemas existenciais, sentimentais e espirituais pelo simples fato de aceitá-lo como “remédio”.
l Leia também o versículo 29 onde está escrito: Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”.  Perceba o mandamento também no versículo 29 onde aprendemos a encontrar descanso em Deus. Quando transferimos para Ele as nossas dores e os nossos fardos o Senhor as assume, por intermédio do sofrimento do seu periodo admâmico ele nos resgatou do pecado, da tristeza, da depressão e de todas as outras chagas do corpo e da alma.
 l Transfira para Deus o seu fardo! Deixe que ele seja o mediador dos seus problemas, tanto da alma como do corpo. Desta forma você não só sentirá o alívio, como também estará muito melhor aparelhado para enfrentar as dificuldades do dia a dia.  Deus sempre será soberano sobre todos os seus momentos, quer sejam bons ou ruins, mas você precisa compreender e aceitar esta autoridade em sua vida.  Nele, por Ele e para Ele! - Pr. Altamir de Souza