quarta-feira, 1 de maio de 2013

O poder e a unção de Ezequias em você


Contexto: Deus está à procura de pessoas que confiem na sua autoridade para exercê-la com indiferença a todas as dificuldades que o mundo impõe. Através desta ministração você poderá atingir este nível e vencer grandes barreiras em sua vida.


Culto IMUEG, domingo, 28 de abril de 2013

2ª CRÔNICAS 29 – Ezequias tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abia, filha de Zacarias. 2 Ele fez o que o Senhor aprova, tal como tinha feito Davi, seu predecessor. 3 No primeiro mês do primeiro ano de seu reinado, ele reabriu as portas do templo do Senhor e as consertou. 4 Convocou os sacerdotes e os levitas, reuniu-os na praça que fica do lado leste 5 e disse: “Escutem-me, levitas! Consagrem-se agora e consagrem o templo do Senhor, o Deus dos seus antepassados. Retirem tudo o que é impuro do santuário.

Enfase bíblica: EZEQUIAS (Rei em Jerusalém) E SENAQUERIBE (Rei Assírio)

Antes de Ezequias a palavra de Deus nos mostra outros homems reinando em Jerusalém, porém a nossa ênfase nesta noite está voltada para Ezequias. Tivemos antes dele, Reoboao – Abias – Asa – Josafá – Jeorao – Acazias – Atalias que adorava o Deus Rhá -  (em egípcio: *ri:ʕu – O Deus do Sol) – Joas – Amazias – Uzias – Jotão – Acaz  e finalmente EZEQUIAS.

Quando a palavra de Deus nos relata sobre Ezequias, aprendemos sobre um homem que conseguiu uma importante vitória contra os ataques do inimigo utilizando como estratégia principal permanecer firme na sua posição de adorar a Deus. Ezequias possuía naquele momento importantes características com as quais iremos aprender nesta noite (com este texto).

A PRIMEIRA importante característica na vida de  Ezequias é sua idade. Ele tinha 25 anos de idade quando começou a reinar em Jerusalém, conforme aprendemos na palavra de Deus.  25 anos de idade, é em geral, o ápice de forma física do homem. Época em que todos os hormônios estão em ampla atividade, a capacidade neurológica está grandemente habilitada e as funções corporais internas e externas estão nas suas melhores condições. Vinte e cinco anos é a idade da JUVENTUDE e eu não preciso ser muito detalhista para mostrar a você que juventude é uma época também de muitos conflitos psicológicos e até espirituais. É comum nos dias de hoje, em igrejas voltadas ao público jovem, vermos uma grande rotatividade dentro das igrejas pois  o jovem sofre muitas interferências em sua vida e nem sempre está preparado para elas. Ezequias, porém, não permitiu que a sua JUVENTUDE o atrapalhasse, muito pelo contrário, ele soube canalizar a sua energia para fazer a obra de Deus.

AMADO JOVEM! VOCÊ PODE E DEVE CONTROLAR A SUA MENTE E O SEU CORPO. MANTENHA-SE NO FOCO, OUÇA A VOZ DE DEUS E SIGA O CAMINHO DO SENHOR E GRANDES VITÓRIAS VÃO ACONTECER SOBRE A SUA VIDA!

A SEGUNDA característica importante na vida de EZEQUIAS era a sua filiação. Conforme aprendemos na palavra de Deus ele era filho de ABIA e ACAZ. Preste atenção nisto: Abia era  filha de ZACARIAS e ACAZ era filho de DAVI e os dois como marido e mulher tinham condições bastante conflitantes (será que isto só aconteceu com ele heim?).  O Rei ACAZ reinou durante 16 anos em JERUSALÉM porém não seguiu em nada os passos de seu pai DAVI. O rei ACAZ preferia pagar tributos a SENAQUERIBE ao invés de lutar para que JUDÁ não fosse destruída. ACAZ preferia o caminho mais fácil, do suborno, da desonestidade, da sujeição a SENAQUERIBE que neste caso simboliza o próprio satanás. ABIA por outro lado seguiu os passos de seu pai ZACARIAS, ela compreendeu a necessidade de estar sob a autoridade do único Deus digno,  O SENHOR DE TODOS OS SENHORES. Ela presenciou (estou conjecturando) seu pai Zacarias aconselhar o rei Uzias e sabemos pela palavra de Deus que enquanto Uzias ouviu os conselhos de Ezequias o seu reinado foi próspero. COM CERTEZA então ABIAS, instruiu seu filho EZEQUIAS a seguir os passos corretos diante de DEUS e criou nele este desejo independente dos exemplos de seu pai.  APRENDA COM ISTO:  Tem muita gente que culpa o pai ou a mãe, por não conseguir trilhar os caminhos do Senhor, mas esta passagem nos prova que uma mãe resignada é capaz de mudar a vida do seu filho, vencer as barreiras psicológicas e sentimentais que possam acontecer e colocá-lo na rota da vitória.

DEUS VAI QUEBRAR AS BARREIRAS PSICOLÓGICAS QUE POSSAM TE IMPEDIR DE SEGUIR O CAMINHO DA VITÓRIA. RECEBA ISTO EM NOME DE JESUS!

A DECISAO EM DIREÇÃO A VITÓRIA PRECISA SER IMEDIATA!
QUANDO SOMOS LIBERTOS nossa atitude tem que ser imediata!
A bílbia informa que “no primeiro ano”, e também, “no primeiro mês” Ezequias abriu as portas do templo e o restaurou. Esta atitude de Ezequias mostra a grande coragem e também a autoridade espiritual na qual estava investido. Ele venceu as barreiras das altas patentes religiosas colocadas em Jerusalém e impôs a verdadeira autoridade do Senhor.  Não perder tempo para fazer a obra de Deus é essencial para evitar os ataques do animigo, ASSIM QUE EZEQUIAS ASSUMIU (não tinha que prestar contas a ACAZ), tomou uma atitude. Tome você também esta atitude! Em II crônicas 29.5 – EZEQUIAS DIZ: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos, agora, e Santificai a Casa do Senhor, Deus de vossos pais, tirai o santuário da Imundícia.

A primeira coisa que DEUS FAZ é limpar o templo!
Veja o que diz II Co. 6: 14 a 16. - "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno?
Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." 

Quem é o templo? Claro que nós somos o templo e portanto não podemos nos misturar e nem podemos permitir qualquer tipo de contaminação pelo pecado. Esta combinação não faz parte dos planos e Deus para sua vida. Você como templo do Espírito Santo precisa ser limpo e permanecer limpo

EZEQUIAS – Restabeleceu o louvor na no templo
A primeira função para a qual o homem fora criado era louvar a Deus. Se não tivéssemos errado no começo da nossa caminhada neste planeta certamente ainda seria esta a nossa função. Louvamos a Deus com as nossas vozes, com as nossas danças, com os nossos instrumentos e também louvamos a Deus com nossas atitudes. Uma atitude de adorador é capaz de gerar grandes milagres em sua vida. Creia nisto! Não louve a Deus de qualquer jeito!

EZEQUIAS – Restabeleceu a páscoa.
Entre as três principais festas judaicas a páscoa era a mais importante de todas e mesmo assim estava esquecida. O povo já não se preocupava mais em lembrar dos grandes feitos do Senhor ao tirá-los do Egito e das mãos do Faraó. Relembrar e reestabelecer a páscoa significa “voltar aos bons hábitos”. Não há como assumir a autoridade espiritual sobre a sua vida, sobre a sua família ou sobre o seu ministério se você não for capaz de reestabelecer os bons hábitos. A páscoa era um momento de oração, consagração, oferta e confirmação e estes hábitos são essenciais para a sua vida cristã. Mantenha-os firmes e sempre ativos em sua vida. Não tenha medo de chamar os outros para participarem e você certamente colherá excelentes frutos do seu trabalho.
Lembra-te de quem foi que te tirou do EGITO!

EZEQUIAS – Restabeleceu os dízimos na casa do Senhor
O texto e II Cr 31 de 2 a 6 – diz: Ezequias designou os sacerdotes e os levitas por turnos, cada um de acordo com os seus deveres, para apresentarem holocaustos e sacrifícios de comunhão, ministrarem, darem graças e cantarem louvores junto às portas da habitação do Senhor. O rei contribuía com seus próprios bens para os holocaustos da manhã e da tarde e para os holocaustos dos sábados, das Luas Novas e das festas fixas, conforme o que está escrito na Lei do Senhor. Ele ordenou ao povo de Jerusalém que desse aos sacerdotes e aos levitas a porção que lhes era devida a fim de que pudessem dedicar-se à Lei do Senhor. Assim que se divulgou essa ordem, os israelitas deram com generosidade o melhor do trigo, do vinho, do óleo, do mel e de tudo o que os campos produziam. Trouxeram o dízimo de tudo. Era uma grande quantidade. Os habitantes de Israel e de Judá que viviam nas cidades de Judá também levaram o dízimo de todos os seus rebanhos e das coisas sagradas dedicadas ao Senhor, o seu Deus, ajuntando-os em muitas pilhas. Este texto de II Crônicas toca em um ponto difícil de falar atualmente. Muitas pessoas querem estar na igreja, orar a Deus, adorá-lo inclusive, porém ao se comentar sobre ofertas, a história muda completamente, em outras palavras “a coisa muda do vinho para a água (isso mesmo...) rapidamente”. No início desta pregação (deste texto) falamos sobre pessoas que querem depositar no Senhor toda a sua confiança e sem objeções. Quando você na dizima, não oferta e não contribui com as suas primícias está criando uma GRANDE objeção para a realização da obra de Deus em sua vida.
 
O que acham irmãos? Maravilhoso o trabalho de EZEQUIAS. Acho que podemos terminar nossa pregação (nosso texto) aqui mesmo! Evidente que não. Infelizmente toda vez que alguém se levanta para agradar a Deus o inimigo também se levanta para tentar impedir. O livro de II Crônicas não fala apenas sobre as reformas de EZEQUIAS, mas também sobre SENAQUERIBE, um terrível rei ASSIRIO que já havia dominado quase 50 cidades entre Síria, Israel e Judá. Senaqueribe tinha o seu quartel general em Nínive, uma cidade pela qual se apaixonou na província de Linse. Seu poder e sua influência eram tão grandes que  Ninive se tornou a 2ª cidade mais importante do mundo bíblico e também a capital da Assiria. Ele guerreava com 200 mil homens, 100 mil cavalos, 30 mil carros, um poder de guerra que se comparado aos dias de hoje superaria as maiores potências mundiais pois um carro de guerra  daquela época compara-se tranquilamente aos tanques de ataque mais modernos da atualidade.   Estudos recentes mostraram crônicas pessoais de SENAQUERIBE afirmando que havia preso EZEQUIAS como um pássaro numa GAIOLA, tal e qual como já havia feito em diversas outras cidades.

A presunção do inimigo
Ele estava tão convicto da vitória que preferiu enviar apenas o seu secretário  RABSAQUÉ, o príncipe dos soldados para falar com o povo de Jerusalém. Você poderá confirmar isto em  2ª REIS 18, 2 CRÔNICAS 32 e também ISAIAS 36. RABSAQUÉ começou a fazer uma campanha publicitária visando destruir a confiança do povo Judeu. Conosco também é assim: “Tem sempre um enviado do DIABO para nos desanimar quando estamos nos caminhos do Senhor”. Basta começarmos a ir para a igreja para aparecer alguém e nos acusar de alguma coisa. Basta expressarmos a nossa fé para sermos atacados por pessoas sem o menor escrúpulo. ESTES SÃO OS RABSAQUÉS DA ATUALIDADE!

Satanás tem uma forma peculiar de atuar em nossas vidas para nos atrasar. Vamos aprender isto com Isaias 36.
13. Então o comandante se pôs de pé e falou alto...
O diabo fala alto. Às vezes muito alto. Muitos gritos, muita firula, muito diz que me diz, muita fofoca, muita discussão. Quando você presenciar essas coisas, acredite é RABSAQUE, o enviado do inimigo tentando atrapalhar a sua vida, a sua família, o seu trabalho, o seu ministério ou até todos eles de uma vez só.

Em hebraico... (em outras traduções, “em judaico”)
Ao chegar em Jerusalém RABSAQUÉ falou na língua dos Judeus e não na sua. Claro que desta forma ele atingiria um número muito maior de pessoas e mais rapidamente. Você já pensou nisto? Muitas vezes as pessoas se aproximam de nós e parecem estar falando exatamente o que desejamos ouvir, ou falam de uma maneira capaz de nos levar a compreendê-los totalmente e até achar que estão certos. Isto porque estão falando “como queremos ouvir” ou “da forma como entendemos”. Cuidado! Nem sempre o fato de falar o que você quer ouvir significa uma mensagem vinda do Senhor. Às vezes o pastor, ou o seu pai, ou seu chefe vão precisar falar algo que não vai lhe agradar e você não vai compreender bem, ou não vai querer aceitar, mas tenha certeza: DEUS NÃO FALA O QUE QUEREMOS OUVIR, ELE FALA O NECESSÁRIO PARA CONTECER O MELHOR EM NÓS E PARA NÓS. A próxima vez que o seu pastor falar duro com você RECEBA! Certamente é a voz de Deus.

Ouçam as palavras do grande rei (sumo rei) o rei da Assíria...
Rabsaqué chama Senaqueribe de “sumo rei”, ou seja  o maior de todos os reis, o rei dos reis, o senhor dos senhores. Veja! Uma técnica subliminar incrustrada no seu discurso. Muitas vezes de tanto ouvirmos algo errado achamos estar correto e este era o desejo de Rabsaqué ao chamar o falso rei dos reis Assirio de “sumo rei”. Talvez nem todos aceitassem ou compreendessem, mas certamente se ele conseguisse convencer um grupo de pessoas este se encarregaria de convencer outros e assim por diante. Amados isto acontece nos dias de hoje de forma muito natural e quase sempre não percebemos. A mídia está constantemente chamando coisas erradas de certas e de tanto fazer isto as pessoas passam a achar que não é errado. Da mesma forma, dentro das igrejas quando alguém começa a dizer que algo certo esta errado muitas vezes e ninguém se levanta para repreender, tenha certeza: Logo este certo vai ficar errado para uma boa parte da igreja e seu ministério terá sérios problemas. CUIDADO COM OS RABSAQUÉS DENTRO DA IGREJA.

14. Não deixem que Ezequias os engane.
Outra estratégia subliminar – INTRODUZIR UMA INFORMAÇÃO, SEM FALAR A PALAVRA CHAVE. Compreenda: “Não deixem” = “Não permitam”. Pode parecer só isto mas não é. Ezequias era o Rei e portanto era destinado a ele o direito de “deixar” ou “não deixar”. Nesta simples duas palavras RABSAQUÉ está induzindo o povo a insubmissão e a revolução! Na continuação da frase lemos – “que Ezequias os engane” – Certamente com um pouco mais de atenção agora você já deve ter notado a mensagem por trás destas palavras: “EZEQUIA ESTÁ MENTINDO” ou “EZEQUIAS É UM MENTIROSO”. Se Rabsaqué utilizasse as palavras de forma direta, o povo de certo não ouviria, porém ele as introduziu com cuidado e com estratégia. Se juntarmos todo o texto teremos os seguinte: NÃO PERMITAM (Pois vocês tem direito e poder de escolha) que EZEQUIAS OS ENGANE (Ele é um mentiroso).

Acredito que até aqui você já tenha percebido o grande risco de participar das rodinhas de opinião a respeito deste ou daquele ministério, deste ou daquele pastor, deste ou daquele chefe enfim, o apóstolo Tiago nos ensina de forma muito prudente ao dizer  (Tiago 3:6)

Ele não poderá livrá-los
Vamos apenas traduzir pois o contexto é o mesmo: ELE NÃO PODERÁ LIVRÁ-LOS = Nada do que ele está fazendo dará certo. Se voltarmos no templo poderemos ouvir Rabsaqué utilizando um suave tom de voz ao dizer esta frase, como um pai querendo aconselhar seus filhos e chegamos a esta conclusão lendo a parte inicial do versículo 15 -  Não dêem atenção a Ezequias, Assim diz o Rei da Assiria.

Venham fazer as pazes comigo...
Fazer as pazes? Espera um pouco! Quem falou que Jerusalém estava brigada com SENAQUERIBE? Novamente o secretário do rei estava lançando mão de sua estratégia de informação e contra-informação. Ao chama-los para “fazer as pazes” na realidade ele estava imputando sobre Jerusalém e não sobre a Assiria o peso da morte e da destruição que poderia vir sobre todo o povo, caso não aceitassem suas condições.

Então cada um de vocês comerá de sua própria figueira, e beberá de sua própria cisterna...
Então = Condição (De aceitar a rendição), “cada um de vocês terá tudo o que sempre quis e até hoje nunca pode ter”. Uma cisterna era difícil de conseguir e também manter, quanto mais cheia. Neste link http://palavraemensagem.blogspot.com.br/2013/04/a-recompensa-do-primeiro-amor-poder-e.html explicamos o significado da figueira.

Até que eu os leve a uma terra como a de vocês: terra de cereal e de vinho, terra de pão e de vinhas...
A TERRA DE VOCÊS é IGUAL A MINHA!
Veja isto: Rabsaqué tenta mostrar que ser escravo vai ser tão bom quanto ser livre. Estranho? Lembre-se dos comerciais de bebidas que não mostram os acidentes que elas causam (Beber traz felicidade...será?), e os antigos comerciais de cigarro que mostravam homens e mulheres fortes e imponentes em meio à natureza (fumar traz felicidade e saúde.... será?). E o que dizer das músicas horríveis que se ouvem atualmente, será que elas podem nos levar a santidade tal e qual o louvor que elevamos ao Senhor? Pare e pense irmão. Rabsaqué continua vivo e seu nome está estampado em logotipos de TVS, em vinhetas de Rádio, em letras de música, discursos políticos e etc. Ore, medite e você vai perceber isto muito claramente.

Agora que falamos a respeito das estratégias do inimigo para nos levar a um caminho de derrota, vamos analisar a estratégia de Ezequias para vencê-lo.

A primeira atitude de EZEQUIAS fui subir no altério e fazer outro discurso para o povo. Esta opção de Ezequias nos ensina a TOMAR ATITUDES OUSADAS. Não é fácil falar em público, principalmente um público aflito ou debaixo de algum tipo de pressão. Ezequias não se deixou intimidar pois o poder do Espírito Santo estava nele e a sua convicção quanto a isto era muito clara. SE O INIMIGO ESTÁ TENTANDO DESANIMÁ-LO OU AFRONTÁ-LO TOME UMA ATITUDE. LEVANTE-SE E NÃO TENHA MEDO DE EXPOR  SUA OPINIÃO.

Vamos ler uma pequena parte do discurso de Ezequias e aprender com ele. O texto diz:  “Povo de Jerusalém,  sejam fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque há um conosco maior do que está com ele”. (Isaías 36:13-15)

Povo de Jerusalém...
Ezequias dirigiu a sua mensagem a quem de fato era necessário. Havia junto ao povo de Jerusalém outras pessoas, de outras cidades e até mesmo outros pontos de vista em relação a religião, mas Ezequias sabia a quem ele deveria falar. Para vencer o inimigo você precisa endereçar a sua mensagem e ser específico. Fale com coragem, seja determinado e dirija-se a quem de fato é necessário. Os resultados serão um grande poder do Espírito operando sobre todas as dificuldades.

Sejam fortes e corajosos... Não temais e nem vos assusteis...
Ezequias estava falando ao povo para seguir o seu exemplo. De certa forma ele estava rebatendo as informações de Rabsaqué e confirmando a sua capacidade de governar. Ezequias estava dando a receita do sucesso para o seu povo e se eles o seguissem e cumprissem os seus mandamentos certamente seriam vitoriosos em relação aos intentos do inimigo.

...por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele.
Ezequias está dizendo a verdade. O rei da assíria e a multidão debaixo de sua autoridade nada mais eram do que palha diante do grande poder do Deus de Ezequias. Da mesma forma, você não deve temer o poder do inimigo, nem tão pouco os seus “representantes”. Você está debaixo de uma unção poderosa capaz de vencer toda e qualquer imposição de satanás. Creia você tem capacidade para mover multidões espirituais ao seu favor!
Nada nem ninguém pode ir contra  você e o motivo é muito claro:

Há UM com você maior do que todos os seus problemas!
E seu nome é JESUS DE NAZARÉ! E não tem rei maior do que ELE.
Ele é o primeiro e o último, esteve morto, mas está vivo pelos séculos dos séculos e tem as chaves da morte e do inferno! Apocalipse 1-18.

O POVO OUVIU EZEQUIAS E PASSOU A AGIR

1.)    EZEQUIAS tampou as fontes de água que saiam da cidade.
NÃO DEIXE O INIMIGO SE ALIMENTAR DO QUE É SEU.

2.)    EZEQUIAS cobrou ânimo do povo.
Romanos 8.31 – que diremos pois... se Deus é por nós, quem será contra  nós!

3.)    EZEQUIAS Restaurou os muros quebrados
Não podia haver brechas para o inimigo entrar...

4.)    EZEQUIAS Ergueu torres de vigia sobre os muros
Mateus 26:41 – Orai e vigiai para não cair em tentação, e espírito está pronto, mas a carne é fraca.

5.)    EZEQUIAS fez armas e escudos em abundância.
Cinturão da verdade!, escudo da fé, couraça da justiça, o capacete da salvação e os sapatos do entusiasmo. Ef. 6

Animos prontos, EZEQUIAS sabia que não seria desamparado. Ele pega suas cartas e vai para o templo limpo do Senhor clamar por salvação!
A resposta de Deus para EZEQUIAS  e para você está em ISAIAS 37:33-38
Pelo que assim diz o Senhor a respeito do rei da ASSÍRIA
Pelo que assim diz o Senhor a respeito daquilo ou de quem tem te afligido!

1.)    Não entrará nesta cidade. NÃO ENTRARÁ NA TUA CASA!
2.)    Não lançará flecha alguma. OS PROJETOS DE SATANÁS CAIRÃO POR TERRA.
3.)    Não virá com escudos. ELE FICARÁ SEM DEFESAS DIANTE DA SUA SANTIDADE!
4.)    Não levantará tranqueiras contra você. VOCE NÃO SERÁ ENROLADO!
5.)  Pelo caminho por onde vier, por este voltará!
Será dente, por dente olho por olho? Tá certo isto?
Muito melhor!
Quem desejou a tua derrota vai assistir a tua vitória!
Quem desejou a sua morte vai ver você subir para a glória! Aleluia!

AMADOS! Com apenas uma anjo Deus matou a espada 185.000 homens de SENAQUERIBE. Diz a bíblia que ao amanhecer eram todos cadáveres. Sobraram 15 mim pra contar a história!

Eu profetizo vitória na sua vida ao amanhecer!
SENAQUERIBE  correu para LINSE, seu reduto. Lá chegando, foi morto por seus filhos: Adrameleque e Sarezer

LINSE ERA A “SEGUNDA”, Jerusalém era a menina dos olhos de DEUS e nisso ninguém toca. Você é criação de Deus, a principal criação de Deus e ninguém pode tocar em você!

Nele, por Ele e para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe