domingo, 17 de novembro de 2013

A arca de Noé e a fé


(ESBOÇO DA MENSAGEM  PREGADA DOMINGO, 17/11/2013 no MINISTÉRIO IMUEG-SP) Abra sua bíblia em Gênesis capítulo 6, onde leremos os versículos 17 e 18 apenas. O texto diz: “Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. 18 Mas com você estabelecerei minha aliança, e você entrará na arca com os seus filhos, sua mulher e as mulheres dos seus filhos”.
       O Bereshit, livro de Gênesis, relata no capítulo 5 uma vasta genealogia, e através dela notamos características interessantes na vida dos homens citados. A partir do versículo 21 encontra­mos Enoque. A palavra diz que Enoque “andou com Deus e estar com ele foi tão bom que depois de um certo tempo ele simplesmente não voltou mais. Enoque gerou Matusalém que aos cento e oitenta e sete anos  gerou Lameque e viveu mais setecentos e oitenta e dois anos. Faça as suas contas e vai ver que Matusalém viveu novecentos e sessenta e nove anos. É muito tempo! Fico pensando às vezes sobre como seria viver tanto tempo. Você já imaginou passar novecentos e sessenta e nove anos resolvendo problemas dos nossos filhos, das esposas, dos esposos, da aposentadoria que nunca sai. Aliás, se houvesse aposentadoria naquele tempo acho que o nosso governo iria permitir só a partir dos oitocentos anos!  Este Lameque, o único filho, de Matusalém cujo nome é registrado na palavra de Deus gerou Noé e Noé gerou a Sem, Cão e Jafé. O nascimento de Noé revela a insatisfação de Lameque a respeito da situação de vida na qual estava inserida o povo naquela época. O versículo 29 de Gênesis 5 cita as palavras de Lameque no nascimento de Noé. Ele disse: “Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provém da terra que o Senhor amaldiçoou”.  O lamento de Lameque a respeito daquele tempo revela uma a situação de caos onde estava inserido o povo criado por Deus. Aquela era uma época onde o diabo havia contaminado por completo o corpo e a alma do seres viventes à imagem e semelhança de Deus. A desordem espiritual causada pela queda de Satanás estava gerando efeitos realmente desastrosos entre os humanos.
Nós não fomos feitos para viver em confusão. O Torá dos Judeus, basicamente é a primeira estrutura bíblica da qual se tem conhecimento. Na bíblia conforme entendemos hoje, temos compreendido também os textos do Torá, distribuídos nos 5 primeiros livros do  Antigo Testamento. Estes textos nos levam a compreender três importantes fases na vida do homem e do planeta. A primeira fase conta a história dos céus e da terra, mostrando-nos o poder, a soberania e a grandiosidade de Deus, a segunda fase mostra a criação da humanidade e as consequências do seu pecado original, e a terceira e última, mostra o surgimento do povo Judeu. Um povo escolhido pelo Senhor para fazer a diferença na terra e do qual todos somos descendentes espirituais.
       De todas as criaturas viventes o homem é a mais complexa, bem formada e abençoada pelo Eterno Deus. A nós foi dada a honra de ser “imagem e semelhança de Deus”, a nós foi dada a autoridade de governar sobre todos os outros seres viventes na terra, no ar e no mar. Você é uma complexa forma de vida, criada pela mais sublime força de todo o universo. Somente isto, ou tudo isto, deveria ser suficiente para deixar o homem satisfeito, compreendendo a bondade de Deus e honrando-o de todas as formas possíveis, mas como todos nós sabemos, isto não aconteceu. Erramos desde o princípio com o Senhor, pecamos contra Ele e nos tornamos mais independentes do que seria normal, e claro! Isto gerou custos, tão altos que estamos pagando até os dias de hoje. Todos nós tivemos perdas grandes em termos físicos e espirituais ao experimentar de um fruto proibido capaz de nos dar o conhecimento entre o bem e o mal. Romanos 5.12 nos diz assim – “Portanto, assim como por um só homem (Adão), entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram . O pecado trouxe a morte para todos os homens, para a descendência de Adão. De fato ao experimentar o fruto proibido o homem cresceu em conhecimento, estratégia, tecnologia e até mesmo cultura, porém, nada disto foi suficiente para livrá-lo da morte e do pecado.
       O texto que citamos em Gênesis 6 relata uma tentativa enérgica do Eterno Deus para resolver a podridão e o pecado do mundo. O texto nos informa que o homem havia se corrompido completamente. Até mesmo seres alados, tendo olhado para as mulheres na terra se apaixonaram por elas e as tomaram carnalmente. Homens poderosos em estatura e posses passaram a humilhar e maltratar os mais fracos gerando grande sofrimento. Genesis 6 a partir do versículo 5 revela a insatisfação do Eterno Deus em relação a este tempo – “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. 6 Então, o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração”. É neste momento que surge um homem cha­ma­do Noé, nascido 126 anos depois de Adão e conforme lemos na palavra de Deus foi este o homem escolhido para por fim aquele tempo de desordem e destruição.
       A arca de Noé vai muito além do imaginário cristão, dos quadros pintados na parede e porque não dizer, do entendimento da maioria de todos nós. Noé nos ajuda a compreender a melhor forma de vencer o mundo e o pecado, a melhor forma de atingir patamares espirituais diferentes da maioria e constranger o poder do príncipe dos ares que é satanás. De fato, o Senhor nos construiu como “máquinas” e não como “poderes”. De certa forma, nós somos máquinas dotadas de poder e isto não é demérito e sim mérito. Você é um ser especial, feito conforme a imagem e semelhança de Deus. Você tem o que nem os anjos têm: “Fôlego de Vida!”. O homem está há séculos procurando outras formas de vida, outras máquinas, assim como nós e até o momento nada encontrou e certamente jamais vai encontrar. Você é um ser único, capaz de materializar aquilo que a criação de Deus até então jamais com­seguiria. Você pode pular, dançar e gritar. Você pode apren­der, ensinar, dividir conhecimento e até mesmo multiplicar.
       Bem, eu disse que você é uma máquina. Uma máquina precisa de combustível para funcionar. Hoje temos muitos tipos de combustível para os nossos carros, por exemplo. Tem carro a álcool, a gás, gasolina, diesel e até mesmo os elétricos, mas qual seria o combustível capaz de mover Moisés? Hebreus 11.7 – nos responde isto dizendo: “Pela Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo e tornou-se herdeiro da Justiça que é segundo a fé”. Fé! O que é esta fé? Hebreus 11.1 – explica:  “Certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Quase todo cristão já citou este texto de uma forma ou de outra, mas será que nós conseguimos interpretar a exegese deste texto a ponto de cumprir exatamente o que ele diz? A vida de Noé nos ensina o real significado e também os reais resultados da fé.  A palavra, composta em nossa língua por apenas duas letras, tem suas traduções grafadas tanto no grego – “Fides”, cujo significado mais aproximado é “confiança”, como também na língua original Hebraica – “Emunah” que possui um significado mais abrangente como “confiança”, “fidelidade” e “lealdade”.  
       Mateus 24:38 diz – “Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca”. Este pequeno versículo escrito por Mateus o Evangelista, reflete a situação da sociedade naquele momento. Fé não fazia parte do vocabulário do povo naquela época. As pessoas estavam mais preocupadas em comer, beber e conviver e Deus ficava em último plano. Acredito que não fosse diferente dos nossos dias atuais não é mesmo? É neste momento que o Senhor faz valer as palavras de Lameque sobre a vida de Noé, e dá a ele a ordem registrada em Genesis 6:14 – “Você porém, fará uma arca de madeira de cipreste (...) e no versículo 17 o Senhor continua – “Eis que vou trazer água sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. 18 Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. A partir deste momento Noé precisará tomar atitudes e decisões de Fé jamais vistas até então para poder entrar na arca e salvar a si e a sua família. Se você puder compreender estas mesmas atitudes e exercê-las, certamente poderá receber as mesmas bênçãos que Noé Recebeu.

Seja digno da arca
       Quando o Eterno Deus viu a situação de depravação e falta de fé do povo criado originalmente para adorá-lo Ele resolveu exterminar da face da Terra tudo o que havia criado, entretanto seria necessário preservar as boas sementes. Após olhar para a Terra e procurar, só havia um homem digno de ser encarregado da construção da arca e este homem era Noé. Genesis 6.9 diz – “Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus”.  Se você deseja ser digno da arca e receber a plenitude das bênçãos geradas pela fé, é preciso ser como Noé. Seja Justo! Isto significa ser honesto. Cristão desonesto não é cristão de fé, porque o desonesto rouba, e os ladrões não poderão entrar no céu. Ora! Como não entrar no céu e agradar a Deus? Sem fé é impossível agradar a Deus! Noé também era íntegro entre o povo da sua época. Isto significa que Noé era visto entre os homens daquela época como um homem direito, um homem que não tinha do que se envergonhar. Pense nisto: Com tudo isto as pessoas ainda assim, não acreditaram em Noé, agora imagine se ele fosse um fanfarrão como todos os outros? Cristão não pode ser fanfarrão! Lembra-se de Nadabe e Abiú que trouxeram fogo profano diante do Senhor? Chegar perto de Deus da forma errada pode gerar morte instantânea. 1ª Coríntios 10.12 diz: Aquele que está de pé, vigie par que não caia!
       Por último, a bíblia diz que Noé  “Andava com Deus”. Segundo o entendimento dos estudiosos, o termo “andar ou caminhar com Deus”, significa – “Seguir rigorosamente os mandamentos do Senhor”, “Cumprir todas as suas ordenanças”. Você quer combustível “aditivado” na sua vida? Então ande com Deus, cumpra os seus mandamentos. A sua fé vai se tornar poderosa para fazer você sair vencedor em todas as suas empreitadas. Você será digno da ARCA”.
        
Tenha fé para Construir a arca
       Nos versículos 14 a 16 de Gênesis 6, o Eterno Deus dá a Noé instruções específicas para a construção de uma arca, onde ele, sua família e os animais da terra deveriam entrar quando começasse o dilúvio que destruiria a terra. Construir esta arca exigiria de Noé um nível de fé superior ao normal. Foi exatamente este nível de fé que o estabeleceu na Galeria dos heróis da fé de Hebreus 12 e é exatamente este nível de fé que vai fazer de você um homem ou uma mulher de sucesso na vida espiritual. O nível elevado de fé é o responsável pela cura e libertação de muitas pessoas na palavra de Deus. Vamos acompanhar no evangelho de Lucas alguns exemplos de fé e os seus resultados. Em Lucas 5 quatro homens levam até o Senhor Jesus um homem paralítico. A resposta do Messias está no versículo 20 – “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ‘Homem, os seus pecados estão perdoados’”. Em Lucas 7 uma mulher pecadora unge os pés de Jesus com um vaso de alabastro. Ao ser questionado, a resposta de Jesus é enfática, grafada no versículo 50 – “Sua fé te salvou, vá em paz”. Em Lucas 8.48 o Messias diz à mulher do fluxo de sangue – “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz”.  Em Lucas 18.42 o Messias diz ao cego de Jericó – “Recupere a Visão! A sua fé o curou”. Nos poderíamos continuar passando por outros evangelhos, outros livros da bíblia como Atos dos Apóstolos e ver Pedro, João, Paulo, curando pessoas através da fé delas, sempre dizendo da mesma forma: “Vai, a tua fé te curou...”. Todas estas pessoas tiveram um nível de fé superior ao normal e foram salvas. Com Noé, a retórica seria a mesma. Se ele tivesse fé para crer no que o Senhor ordenasse, ele e sua família seriam salvos! Todos nós passamos por lutas espirituais, passamos por períodos de dúvidas onde somos colocados à prova. Já pensou em Noé? Sozinho no mundo, sem ninguém para buscar conselho, sem experiências prévias, sem pastores, sem igreja, enfim. Só a fé poderia ajudar Noé e eu lhe garanto que a sua fé vai ser sempre a sua maior aliada nas suas lutas e nas suas batalhas. Apodere-se desta palavra. 

Aprenda a construir a arca
       Imagine a situação de Noé! Construir uma arca? Como assim? Nunca havia chovido até então, afinal de contas o que era uma arca? Ninguém sequer imaginava o que seria isto. Noé poderia ter questionado todas estas coisas com o Senhor, mas questionar a Deus também é falta de fé. Se você quer ser um homem ou mulher de fé, não questione a Deus. Faça exatamente o que Ele manda. Vamos aprender com Noé.
       A arca tinha altura, largura e profundidade – Deus criou um  formato padrão para arca através de medidas estabelecidas por Ele. Isto significa que Deus estabeleceu regras e limites para Noé e eles precisariam ser rigorosamente cumpridos. Para vencer as suas lutas você precisará obedecer regras e limites estabelecidos por Deus na sua vida. São estas regras e limites que diferenciam o padrão de fé inferior, para o padrão de fé superior. Foram exatamente estas regras que motivaram a cura das pessoas que vimos no evangelho de Lucas. Não há outra forma de vencer as suas dificuldades e tentações a não ser pela fé. Então exerça o padrão superior de fé e seja um “CRISTÃO VENCEDOR”.
       Noé precisou de ferramentas para construir a arca -  Ima­gine construir algo jamais visto? Seriam necessárias ferramentas específicas para cortar madeira, juntar as peças, vedá-las etc. Aqui nós encontramos um problema muito sério. Muitas pessoas acham que a fé pode ser movida a partir de ferramentas humanas. Estas ferramentas humanas podem ser livros de auto-ajuda, autoentendimento, conselhos carnais, etc. Mas as ferramentas espirituais diferem das ferramentas humanas. Aprendemos isto com o profeta Isaias quando ele diz: “Toda ferramenta forjada contra ti não prosperará, e toda língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás ...”. Se você quer exercitar a sua fé e vencer as suas dificuldades, busque ferramentas espirituais e não carnais. Busque a oração, o entendimento e a digestão da palavra, o bastismo com o Espírito Santo, o Louvor, e a plena convicção da autoridade de Deus na sua vida. Certamente a sua fé vai gerar milagres!

Espere o tempo necessário
       O sábio Salomão nos ensinou nos seus Provérbios – “A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra (Pv. 6.5)”. Também em 1ª. Pedro 5.7 aprendemos – “Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. O livro de Gênesis é interessante, só nos seus primeiros capítulos estão alocados mais de 1.600 anos de história datável. Se considerarmos os textos não datáveis como Gênesis 1.1-2, poderíamos afirmar milhares ou milhões de anos.  Deus poderia ter corrigido a sua criação logo no início, antes de Caim matar Abel, talvez antes de Eva consumir o fruto proibido, mas teve paciência. Noé precisou ter alguns anos de paciência para ver pronta a arca que o Senhor lhe ordenou construir, mais especificamente cento e vinte anos. O apóstolo Tiago nos ensina algo tremendo ao dizer: “... A prova da nossa fé opera a paciência (Tg. 1.3)”. Também o apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos diz o seguinte: “Mas se esperamos o que não vemos, esperamos com paciência (Rm. 8.25)”. Construir uma arca é edificar um padrão de fé, e isto demanda paciência. Não venceremos lutas de uma hora para outra. É preciso aguardar, com paciência, perseverar e lutar, porém sem deixar de construir. Não desista da obra, não tire a mão do arado. Deus certamente vai recompensar a sua espera com grandes vitórias.
      
E falando em não desistir... 
Não desista da sua fé
       Imagine a situação de Noé diante de uma multidão de homens e mulheres curiosos. Tente enxergar a grande quantidade de pessoas o considerando louco. A palavra diz que o Senhor falou com Noé, a família o seguiu por obediência, mas como teriam sido os seus pensamentos ao vê-lo mover todos numa construção “maluca” para qual desconheciam a serventia até então. Ao contrário de desistir, Noé continuou firme o seu propósito de fé, manteve-se focado no trabalho, cumprindo o cronograma estabelecido pelo Senhor para que a obra ficasse pronta. Conosco não pode ser diferente. Você não pode desistir no meio do caminho, mesmo que muitas vezes pareça que você está remando contra a maré. Deus está com você! Vai recompensá-lo. Construa a sua arca independente das forças que possam se levantar contra você.
      
Entre na arca
Gênesis 7.7 diz que – “Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres dos seus filhos entraram na arca, por causa das águas do dilúvio”. Pense nisto: Do que adiantaria construir uma arca e não entrar nela? É como construir um castelo e não entrar, ficar olhando só de fora, ou ainda comprar um carro e jamais entrar nele. Hoje muitas pessoas agem desta mesma forma. Fazem tudo certinho, em relação a palavra de Deus, cumprem os mandamentos do Senhor, buscam conhecimento, até mesmo oram, mas quando o Senhor escolhe para entrar na arca a situação complica. Por quê? Simples: A Arca representa salvação, salvação significa separar o que vai viver do que vai morrer, e separar é santificar, então para concluir, quando o Senhor manda entrar na arca, na realidade ele está dizendo: “Santifiquem-se”, sejam dignos de entrar, sejam dignos de viver a tribulação que vem por ai. Infelizmente a atualidade em nada difere dos tempos de Noé, todo mundo quer ser salvo, mas ser santo é outro papo. Quantas pessoas nós vemos na igreja com testemunhos negativos em relação à sua fé. Pessoas desonestas, futriqueiras, mentirosas, capazes muitas vezes de atitudes difíceis de ver até lá fora no mundo. 1ª Pedro 1.16 testifica a palavra de Deus – “Pois como está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo”. Veja como Deus é caprichoso em tudo o que faz: Quando dizemos que 1ª. Pedro testifica esta palavra é porque o texto descende de um outro livro sendo neste caso uma citação. O livro onde este texto aparece mais vezes é Levítico. O nome Levítico, de fato,  não é original deste livro. Esta é a tradução grega na “Versão dos Setenta”, dada talvez pela função atribuída aos levitas, mas o nome orginal é Vayicrá (ויקרא) cuja tradução é “e Ele chamou”. Em uma tradução mais moderna poderíamos dizer “chamados ou até mesmo escolhidos”. Deu para entender? Ser santo não é para qualquer um, entrar na arca também não é para qualquer um. Não adianta apenas ser chamado, é preciso ser escolhido e você é um escolhido! Você está selecionado entre os muitos que foram chamados e os poucos que foram escolhidos, então não desista. Não fique de fora! Noé passou cento e vinte anos avisando milhares de pessoas a respeito do Dilúvio. Ninguém exceto sua família o ouviu. Talvez hoje você passe pela mesma situação com seus amigos, seus parentes. Talvez eles não estejam entendendo a sua atitude hoje mas pode ter certeza: Quando o dilúvio cair eles vão se lembrar de você!

Aprenda a conviver na arca
Eu acredito que o ditado “Ter um elefante na sala” tenha surgido nesta época. Você já pensou passar uma temporada dentro de uma arca cheia de animais? Uns mansos outros bravos, uns grandes outros pequenos, uns venenosos outros não. Quando dissemos que você é uma máquina especialmente criada por Deus é porque nós somos diferentes de todos os outros seres vivos na face da terra. A bíblia diz que o Senhor criou os anjos do céu, mas não diz como eles foram feitos, a bíblia também diz que os Senhor criou os seres aquáticos, os que voam com a palavra “encham-se as águas” e “voem as aves”. Estas criaturas foram surgiram expontâneamente. Logo depois o Senhor cria os animais terrestres dizendo: “Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies”. Note que estes seres tem apenas natureza terrena – “Produza a Terra”, mas quando o Senhor criou o homem ele não disse encham-se, ou voem ou produza a terra. Ele disse: “Façamos”. Este façamos revela uma reunião entre a trindade conforme já conhecemos nos dias atuais. Em Gênesis 2.26 está escrito – “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da e soprou em suas narinas o fôlego de vida...”. Isto significa que o ser humano é diferente dos anjos porque tem natureza terrena e natureza divina (fôlego = Espírito Santo) e anjos só têm natureza divina. Você também é diferente dos animais porque eles só têm natureza terrena. Agora pense um pouco: Já que os anjos não morrem, e os animais não têm alma e poderiam ser facilmente recriados pelo Senhor, por que então ele pediu a Noé que levasse animais na arca? A resposta é CONVIVÊNCIA. Preservar a semente de vida de cada espécie era fato secundário. O interesse maior do Eterno Senhor foi gerar no coração dos homens e mulheres dentro da arca a convivência com diferentes espécies e isto começou cedo. Vejamos Genesis 7 onde o Senhor diz: - “Entre na arca você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração. 2 Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea”.  Há algo interessante aqui. Os animais puros e impuros só foram conhecidos em no Livro de Levítico, porém nós estamos em Gênesis. Isto acontece porque o Livro de Gênesis foi escrito por Moisés, muito tempo depois, provavelmente junto ou depois de Levítico. Isto nos leva a crer que Noé não tinha entendimento total do que seriam estes animais puros e impuros, mas ELE OBEDECEU! E isto basta. O princípio da convivência é a obediência as leis do Senhor. Noé precisou obedecer rigorosamente mesmo não tendo pleno entendimento de tudo o que estava acontecendo.
A entrada dos animais na arca nos dá uma grande lição de vida. Imagine um casal de Leões entrando na arca: Rápidos, altivos, cabeça erguida, e... dentes à mostra! Você já viu gente entrando assim na igreja? Tem muito crente Leão na igreja, se bobear ele mostra os dentes e não hesita em arrancar o couro do irmão do lado para ser o Rei do ministério! Agora pense num casal de tartarugas entrando na arca:  Duas horas só pra subir a rampa! Mais duas para chegar no abrigo! Tem quantos assim na sua igreja? Sabe aquele irmão para quem você está pregando há anos e ele “tá vindo pra igreja”... tá vindo neste final de semana, tá vindo no outro, mas nunca chega. Bom, um dia ele vai chegar! Tenha paciência. Acho que você já esta entendendo mas vamos continuar mais um pouco. Que tal imaginarmos os casais de elefantes heim? Já imaginou a estrutura que precisou ser montada para eles? Muito pesados, precisou reforçar as estruturas da rampa, arrumar um espaço maior porque se eles ficassem nervosos poderiam soltar a “tromba” em cima de todo mundo! Igreja é sempre assim, tem muito crente elefante, que por qualquer coisinha está de “tromba” e ai de quem estiver por perto não é verdade? Por último, eu preciso falar do crente hipopótamo. Esse sim é crente bom! O livro de Jó, no capítulo 40 fala sobre este bicho e você vai compreender agora porque precisamos ser como ele. capítulo 40, a partir do versículo 19 diz assim – “Ele é minha obra prima; Eu dei ao hipopótamo dentes afiados como espadas – O Senhor lhe deu uma espada afiada, chamada palavra. Você é obra prima do Senhor e os dentes afiados do inimigo jamais vão consumir você ou sua família.  23 Ele não fica em dificuldade quando os rios transbordam, nem mesmo quando há grandes enchentes no Jordão. Simples! Mil cairão do teu lado, dez mil à tua direita, ma você não será atingido. Pode vir enchente, vendaval, mas a sua vida espiritual será sempre inabalável. Por último, o crente hipopótamo só se reporta a Deus, veja: 24 Ninguém é capaz de prender um hipopótamo quando ele está olhando. Quando você está focado no Senhor ninguém é capaz de segurar a unção que recai sobre a sua vida, ninguém é capaz de segurar o crente que glorifica o nome do Senhor Jesus, nem mesmo furar o seu nariz com um anel de ferro e puxá-lo com uma corda. Anel do Nariz é sinal de escravidão. Corda é prisão espiritual. Gálatas 5.1 diz: Estai pois firmes na liberdade com Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da escravidão. Crente que sabe conviver é crente liberto, crente que sabe conviver não separa os diferentes, transforma os diferentes! Glórias ao Senhor! Aprenda a conviver!

Controle a sua ansiedade
Entram todos na arca, lacraram tudo para vedar a água da chuva que antes nunca havia caído. Passou o primeiro dia e nada, passou o segundo dia e nada de novo. A esta altura o povo do lado de fora já estava dizendo: Olha lá os bobos! 120 anos construindo este negócio para ficar no meio desses animais. Bobos eram eles que não sabiam que a arca possuía três pavimentos. O primeiro era dos animais, natureza terrena – 1º Céu, o segundo era onde se estocava a comida, a bebida e as sementes, alimento espiritual e fonte de e criação – 2º Céu, e só no terceiro é onde ficava a família de Noé, por cima de tudo! Representando a criação divina, a imagem e semelhança de Deus, que descansa no seu alto e sublime trono, 3º Céu. É deste jeito mesmo que funciona. Quem esta do lado de fora não enxerga a escala de bênçãos de quem está do lado de dentro. Pregue a palavra, não tenha medo nem vergonha. Alguns vão ouvir, outros não. Apocalipse 2.11 diz: “Aquele que tem ouvidos ouça o que espírito diz as igrejas. O vencedor, de modo algum sofrerá a segunda morte”. Quem ouvir e entrar na arca não vai morrer e não só isto porque Apocalipse  2.7 diz: “Aquele que tiver ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no Paraíso de Deus”. Então aquele que tiver ouvidos ouça, você vai participar da galeria dos eternos da palavra de Deus, teu nome vai estar escrito no livro da Vida. Se você quer estar na arca glorifique o nome do Senhor e entre!
Passou o terceiro, o quarto, chegamos no sétimo e “No dia em que Noé completou seiscentos anos, um mês de dezessete dias, algo aconteceu naquele lugar. Eu posso ver a multidão em volta a arca, tal e qual Elias envolto pelos seus Joelhos no Monte Carmelo. Uma vez ele mandou ser servo olhar em direção ao mar e nada, uma vez aquele povo olhou para o céu e nada de chuva. Onde está a chuva de Noé? Duas vezes Elias enviou seu servo e nada, três vezes o povo cobrou Noé, mas assim como foi com Elias, na sétima vez, alguém de certo disse: Olhem! Eu vejo uma pequena nuvem... Do tamanho da mão de um homem... E este é o sinal, que tua chuva vai descer.... E diz a palavra de Deus que as comportas do Céu se abriram e por quarenta dias e quarenta noites choveu sem parar sobre a terra. Hoje é dia de chuva na sua vida! Chuva de bênçãos, chuva de glória, chuva de milagres. Você está na ARCA!

Se você entrar na Arca 
sua vida vai mudar!
Genesis, capítulo 7 diz que as águas subiram 7 metros acima das montanhas. Tudo o que havia ficado de fora da arca morreu. Perceba a mensagem do Senhor. Dentro da Arca: Vida! Fora da Arca: Morte! Todos os que afligiram Noé e sua família morreram. Se você estiver dentro da arca, tudo que afligia a sua vida vai morrer. Você vai ficar vivo, mas a tristeza, a dor, o medo, a angústia, as dificuldades, tudo isto vai morrer. Deus vai limpar a face da terra com as águas do Espírito e vai purificar a tua casa, o teu trabalho, o teu casamento e todas as outras áreas da sua vida. Entre na Arca, aceite o convite. Você chegou até aqui porque o Senhor quer lhe entregar a vitória!

Deus vai te colocar em lugares altos.
Genesis 8.4 diz: E no décimo sétimo dia do mês, a arca pousou nas montanhas do ARARAT. Esta é a mais alta montanha da Turquia Moderna, (de onde vieram meus avós). Quando entramos na arca, a vitória é certa. Só paramos no ponto mais Alto. O profeta Isaias nos explicou isto muito bem dizendo no capítulo 55, verso 9 - “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos”.  Por mais que se tente é impossível dimensionar o lugar onde Deus vai colocar você quando a arca se abrir novamente, mas certamente se você tem planos prepare-se porque eles serão realizados numa proporção muito maior do que os seus projetos. Você vai ir mais longe do que imagina e conquistar muito mais do que projetou. Creia nisto!

Deus vai fazer uma aliança com você
Quando Noé saiu da Arca com sua família tratou logo de construir um altar para o Senhor. Não se esqueça disto. Quando você estiver pronto para caminhar, onde quer que esteja seja uma altar consagrado do Senhor. Deus certamente vai estabelecer com você a aliança que estabeleceu com aquela família. 

Deus abençoou Noé e seus filhos...
Sua família vai ser grandemente abençoada.

Dizendo: Sejam férteis!
Fertilidade é crescimento físico e espiritual.

Multipliquem-se e encham a terra
Você vai encher a terra de pessoas 
que amam a Jesus.


Genesis 9.9 – Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes. A Aliança que o Senhor esta estabelecendo com você é eterna, franqueada à sua descendência. Hoje o Senhor esta lançando sobre você um ARCO IRIS, símbolo da sua aliança. Receba aliança de fé, felicidade e santidade do Senhor hoje em nome de Jesus. Tenha fé, entre na Arca e seja renovado!



 pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.
UM RESUMO CONDENSADO DESTA MENSAGEM ESTÁ DISPONÍVEL PARA PREGADORES. SOLICITE GRATUITAMENTE ATRAVÉS DO E.MAIL - altamirdesouza@terra.com.br 
AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe