domingo, 27 de janeiro de 2013

O CRISTÃO PRECISA VENCER A SEGUNDA-FEIRA



ESTE É UM ESBOÇO DE MENSAGEM

A LARGURA, O COMPRIMENTO, A ALTURA E A PROFUNDIDADE DA PALAVRA DE DEUS

Amados irmãos, a paz do Senhor Jesus esteja com todos. Peço aos irmãos a sua máxima atenção para a compreensão desta palavra e o seu pleno entendimento pelas misericórdias do Espírito Santo.

          Abra a sua bíblia no livro de Efésios 6.13 onde partilharemos a palavra de Deus. “Por isto vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”.

          Irmãos, algo tem me incomodado nos últimos tempos quando falamos a respeito da igreja de Cristo. Temos visto o poder de Deus operar nas igrejas, nas casas, nas ruas, através dos meios de comunicação. Há igrejas com 3 cultos por dia, outras com dois, um de manhã e outro à tarde, onde a palavra é ministrada visado a transformação de vidas, porém há uma controvérsia bastante preocupante: “Em muitos casos, mesmo com tudo isto, não há transformação de vidas”. Aos domingos, milhares de pessoas vão às igrejas, louvam a Deus, ofertam inclusive, ouvem a palavra e temos a oportunidade, por alguns momentos, de vê-los diferentes. Felizes, livres (ou libertos), cheios da presença de Deus, mas, por alguns momentos. Há um inimigo a ser enfrentado por todos nós, preciso, infalível, talvez o único que todos nós, de certa forma, desejamos que chegue, até que o Senhor volte. Seu nome: SEGUNDA-FEIRA! É impressionante, como algumas pessoas que cantaram, pularam, louvaram, choraram, foram libertas, transformadas, etc., no domingo, aparecem na segunda-feira, cansadas, desanimadas, e até sem fé. A palavra ouvida no domingo perdeu todo o seu efeito.

       Isto me incomodou de tal maneira, que me senti obrigado a buscar em Deus uma resposta. Questionar com o Senhor o porquê desta situação. Será que os pregadores não estão pregando direito? (será que eu não estou pregando direito?). E falando com Deus recebi uma primeira instrução da sua parte, a qual vou dividir com os irmãos.
O Senhor me mostrou quatro tipos de pessoas dentro da igreja e que recebem a palavra em consequentes quatro níveis diferentes.

      1.)    Pessoas que recebem a palavra de forma Física. - Estas são aquelas que vêm para a igreja e de forma superficial possuem atitudes características idênticas, elas pulam, cantam, dançam e etc., porém não passa disto, o culto não passa de um momento de descontração.

   2.)    Pessoas que recebem a palavra de forma Emocional. - Estas são aquelas que estão na igreja e vivem intensamente o culto. São tocadas pela palavra de forma muito especial e têm o seu status emocional extremamente elevado. Vemos estas pessoas nas igrejas, chorando, rindo, porém não vão além disto.

       3.)    Pessoas que recebem a palavra de forma Intelectual. -Estes são aqueles que vêm ao culto apenas para analisar a palavra de forma científica, matemática, sem abrir os olhos e nem os ouvido espirituais. Geralmente não tem as outras duas características, nem sempre cantam, nem sempre dançam, apenas analisam para de certa forma julgar o que está certo e o que está errado na palavra e nos irmãos.

     4.)    Pessoas que recebem a palavra de forma Espiritual. - Estas são pessoas que reúnem as três outras características, a física, a emocional e também a intelectual, elas cantam, pulam, dançam, choram, riem, e porque não também analisam a palavra, porém há uma diferença em especial nestas últimas. Elas permitem que a palavra ultrapasse a barreira do físico e do emocional recebem a palavra em Espírito.

         Estas pessoas compreenderam de forma espiritual Hebreus 4.12 onde aprendemos que a palavra de Deus é Viva e Eficaz, ou seja ela gera vida onde não tem vida, faz surgir o que antes não havia, tem poder para ressuscitar o que por ventura tenha morrido. Ela também é eficaz. De uma forma bem simples, eficaz significa: FUNCIONA! A palavra de Deus funciona e pode gerar efeitos além do físico e do emocional em sua vida! Creia nisto!

       Mas para isto precisamos ser aperfeiçoados até chegarmos ao ponto de sermos elevados ao nível de cópia exata de Cristo. 2ª Coríntios 3.18Todos nós, com o rosto descoberto, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem como pelo Espírito do Senhor.

      Amados a palavra de Deus nos informa em Mateus 24.10-12 que nos últimos dias, por causa da maldade o amor de muitos esfriará, e com isto corrompemos Efésios 5.27 – Onde a igreja deverá apresentar-se como igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Alertem-se irmãos! A igreja está perdendo a capacidade de ver o poder de Deus e você precisa se levantar e lutar contra isto. Deus quer conceder adoração e poder proféticos na sua vida!

É ISTO QUE O SENHOR DESEJA PARA NÓS! NÃO UMA PRESENÇA FÍSICA, NEM EMOCIONAL, MAS UMA ADORAÇÃO ESPECIAL, SUPERIOR!

          Vamos ver como o apostolo Paulo poderá nos ajudar lendo, o livro de Efésios capítulo 3, a partir do versículo 16 – Saulo, na verdade Shaul, porque o “L” foi acrescentado pelo grego, e a partir do momento em que teve os seus olhos abertos passou a chamar-se Paulo, autor da teologia da graça, escrita de forma direta aos gentios, e portanto autor da teologia gentílica da graça, nos escreve: Oro, para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, 17 para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, 18 vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.
Irmãos, estamos falando de um inimigo, chamado desânimo espiritual, estamos falando de uma dificuldade, a de receber a palavra de forma espiritual,  e estamos falando de uma benção, compreender, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do poder e do amor de Deus.

          Paulo, através desta passagem nos ajuda a passar por todas estas etapas e atingir os nossos objetivos espirituais. No versículo 16 de efésios 3 a apóstolo Paulo, nos dá um importante ensinamento ao dizer: Oro, para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito. Paulo está ressaltando três características importantes na vida do crente para atingir estes objetivos. A primeira Intimidade, a segunda poder (poder é capacidade e autonomia para realizar determinadas tarefas) e Espírito, neste caso, a presença do Espírito Santo de Deus. Paulo está catequizando a igreja de Éfeso através da sua raiz gentílica, a mesma com a qual ele inspirou o Dr. Lucas quando escreve o seu evangelho e também Atos dos Apóstolos. Os irmãos vão perceber que Lucas tem uma forma diferente de escrever. Lucas, diferente dos autores judeus, está muito mais preocupado com situações e circunstâncias enquanto os outros estão mais preocupados com nomes e genealogias. E é exatamente no livro de Lucas, capítulo 4, onde vamos compreender melhor o que é intimidade, poder e presença do Espírito Santo.

         No capítulo 3, Jesus havia sido então batizado, com a água, e com a presença do Espírito Santo, logo depois no capítulo 4 a palavra de Deus diz: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado (a tradução mais correta é impelido) pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo”. Amado irmão, veja como Jesus foi o deserto: Cheio do Espírito Santo. O deserto representa a nossa segunda-feira, o deserto representa o desânimo no qual somos tomados muitas vezes, porém o deserto também é um tempo de intimidade com Deus. É tempo de digerir a palavra recebida no domingo!

          Quando temos a palavra, nós vencemos o inimigo, quando a palavra permanece, nós vencemos a segunda-feira! Nós vencemos o deserto! O diabo disse a Jesus: “Se és filho de Deus, manda esta pedra se transformar em pão”. O que é a Pedra? A pedra simboliza a base da fé no cristianismo, mas se a Pedra não se transformar em alimento do que adianta? Olha o que está acontecendo: O diabo astuto, está dizendo para Jesus. Faça com que a palavra se torne em pão, mas não o pão verdadeiro e sim um pão fermentado, e no deserto não se come pão fermentado! Mas Jesus tinha a palavra e sabia como espantar o poder do diabo. Nem só de pão viverá o homem! - (Deuteronônimo 8.3 diz: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus).

          Logo depois Jesus é levado a um lugar alto e o diabo lhe mostra todos os reinos do mundo e diz: Se tão somente me adorares tudo será seu. Jesus no deserto está sendo tentando a deixar as coisas espirituais e partir e receber coisas naturais. Uma tentação muito comum na SEGUNDA-FEIRA, mas Jesus foi para o deserto cheio do Espírito Santo, e ele tinha uma defesa especial na ponta da língua e citando Deuteronômio 6.13 – Ele diz: “Adore o Senhor  seu Deus, e só a ele preste culto”. Se você estiver cheio do Espírito, nenhuma tentação será capaz de mudar os seus planos!

       Por último o Diabo leva Jesus a Jerusalém, o centro da adoração, e o coloca na parte mais alta do templo e diz: Se és filho do homem, joga-te daqui para baixo, pois está escrito (citando Salmos 9.11-12) – “Ele dará ordens a seus anjos e a seu respeito, para o guardarem; com as suas mãos eles o segurarão para que você não tropece em alguma pedra”. Aqui o inimigo está tentando estimular em Jesus um sentimento de morte. Quantos irmãos nós conhecemos, e que chegando à segunda-feira, querem se suicidar, um desejo vindo do nada, uma vontade de deixar tudo de lado. Mesmo se lembrando do centro da adoração em que estiveram, do poder e da unção que sentiram, ficam próximos de deixar morrer os seus sonhos e até mesmo colocar a sua vida na direção da morte. Porém, Jesus conhecia a palavra, e ele sabia que em Deuteronômio 6.16 estava escrito: “Não ponham a prova o Senhor teu Deus”. Quem está cheio do Espírito pode ir para o deserto, pode enfrentar a segunda-feira sem medo, porque Deus vai estar com você, ele vai segurar você e não vai te deixar tropeçar, Ele dará ordens aos anjos para te proteger. Não precisa de provas! Precisa de Fé!

EXALTE O NOME DO SENHOR!

       Em Lucas 4.14 - Jesus sai do deserto, volta pra a Galiléia e a palavra de Deus diz que a sua fama se espalhou por toda aquela região. Mas tem um mistério aqui! Em Lucas 4.1 está escrito: “Jesus cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão...”, agora em Lucas 4.14 está escrito: “Jesus voltou para a Galiléia  “No poder do Espírito”.

Para enfrentar a segunda-feira você precisa sair no poder do Espírito! Para enfrentar o deserto, você precisa estar cheio do espírito, e quando você voltar, você não vai estar cansado, desanimado, você vai estar NO PODER DO ESPÍRITO!

          Agora preste atenção, e veja como pessoas no poder do Espírito entram na igreja. Muitos chegamos cansados, abatidos, tristes, com o tanque vazio, mas quem sai CHEIO DO ESPÍRITO, volta NO PODER DO ESPÍRITO.
Versículo 16 de Lucas 4, Jesus vai até Nazaré, onde havia sido criado, não necessariamente a cidade onde havia nascido, pois se o fosse seria beikhalem (ou Belém) e bem no Shabat ele então entra na sinagoga, como era seu costume, para acompanhar o culto. Interessante, Jesus que é Jesus ia para a igreja, enquanto muitos de nós achamos não ser necessário. O sábado é para os judeus ortodoxos, o mesmo que é o domingo, para os católicos, ou a sexta para os muçulmanos, é dia de ouvir a palavra de Deus. E no sábado, ou no shabat que o judeu entra na sinagoga e recebe o chamado parashat. Aprenda isto: Parashat significa “porção semanal”. Então aquela palavra recebida, no sábado vai passar toda a semana sendo digerida, estudada, meditada até que chegue então o próximo sábado. Eis uma das dificuldades na vida do crente moderno. Nós ouvimos a palavra, mas não a digerimos durante a semana. São poucas as pessoas que anotam o que ouvem, muito menos as que guardam aquilo que ouviram.  
Jesus está na sinagoga e antes do habbino ler o parashat e dada a oportunidade a alguém de forma aleatória, levantar-se e ler uma passagem do pergaminho, e é exatamente esta porção que relata o versículo 17 de Lucas 4. – “Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaias” – O pergaminho é entregue fechado, de forma que ninguém sabia qual palavra estava nele, mas Jesus entrou na sinagoga NO PODER DO ESPÍRITO, e quando estamos cheios do Espírito e no poder do espírito a profecia se cumpre - “Jesus abre o livro sagrado”, profere as palavras sagradas “Baruch et Adonai hamevorach” – “Bendito seja o Eterno, que é bendito para todo o sempre” e começa a dizer as palavras. Qualquer outra pessoa teria lido, mas ele não precisava ler, porque em João 1.1está Escrito, no princípio ele era o verbo e o verbo se fez carne, então Jesus é a palavra! – Eu creio pela revelação do Espírito Santo que Jesus, segura aquele pergaminho, fita os olhos no habbino, e em todos os outros da sinagoga e começa a proferir as palavras: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça ao Senhor”.

SE VOCÊ FOR CHEIO DO ESPÍRITO, VAI SAIR DAQUI NO PODER DO ESPÍRITO, E ELE ESTARÁ SOBRE VOCE, ATRAVÉS DE VOCÊ A PALAVRA VAI SER REVELAR, ACONTECERÃO MILAGRES, CEGOS VÃO ENCHERGAR, SURDOS VÃO OUVIR, PARALÍTICOS VÃO ANDAR. SEJA CHEIO DO ESPÍRITO!

          Jesus foi para o deserto cheio do Espírito, entrou na sinagoga no poder do Espírito, pregou a palavra de Deus e impactou a pessoas que estavam ali. Agora veja o que acontece com Jesus, e veja o que pode acontecer com você!

          Lucas 4.31 - Jesus vai a Cafarnaum, e palavra diz que quando ele ensinava todos ficavam maravilhados porque pregava com AUTORIDADE. Autoridade precisa ser confirmada! Dentro de uma sinagoga em Cafarnaum um homem é tomado por um demônio. O demônio olha para ele e diz: O que queres conosco, Jesus de Nazaré, vieste para nos destruir? Sei quem tu és: O SANTO DE DEUS!

SEJA CHEIO DO ESPÍRITO, FIQUE NO PODER DO ESPÍRITO E A SUA AUTORIDADE VAI SER RECONHECIDA NA TERRA NOS CÉUS, E NO INFERNO. PODERÁ VIR O “DEMONIO” QUE FOR NÃO VAI SUPORTAR A PODER DA TUA PRESENÇA
EU PROFETIZO AGORA SOBRE A TUA VIDA! ESTE DEMÔNIO DE DESÂNIMO QUE TEM TE ATORMENTADO NA SEGUNDA-FEIRA, VAI RECONHECER A TUA AUTORIDADE E BATER EM RETIRADA EM NOME DE JESUS!
Pastor! Esta não valeu, ele estava dentro da Sinagoga!

          Lucas 4.38 (e diante) Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Jesus se abaixa repreende a febre, a mulher se levante e passa a servir, volta a trabalhar!

SAIA DA IGREJA NO PODER DO ESPÍRITO E PELO PODER DA SUA AUTORIDADE, MUITOS SERÃO CURADOS, E BUSCARÃO A OBRA DE DEUS!

      Você acha pouco: Logo depois Jesus cura leproso (doença espiritual - exaltar), um paralítico (escravidão - exaltar) , o servo do centurião (poder - exaltar) e para arrematar, ressuscita um morto, o filho da viúva de Naim.
Nós já aprendemos como vencer desânimo espiritual, como receber a palavra de forma espiritual,  agora vamos finalizar recebendo a benção, compreender, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do poder e do amor de Deus. Se você puder guardar isto no seu coração, não vai ter segunda, nem terça, que possa afligir a sua vida, não vai ter deserto que te assuste.

Receba esta benção hoje em nome de Jesus

          Largura – Um objeto pode adentrar em um determinado espaço dependendo da sua largura, de forma que largura se refere ao poder de adaptação. Querido você precisa ter a largura de Cristo sendo santo se fez homem, sedo rico viveu entre os pobres, e sendo o primeiro se fez o último! Para ficar no poder do Espírito você precisa ter poder de adaptação independente do momento ou da situação. Filipenses 3.13 – “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa eu faço; esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, 14. prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio  do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus!”
  
          Comprimento – Comprimento significa distância. Genesis 13.17 – “Levanta-te percorre esta terra o seu comprimento e na sua largura, porque a ti te darei”. O crescimento do ser humano é medido conforme o comprimento que atinge. Apocalipse 21.16 (a nova Jerusalém) – “O comprimento e a largura da cidade eram idênticos”. Isto quer dizer que o seu crescimento espiritual deve ser conforme o seu conhecimento a respeito das coisas do espírito, nem mais e nem menos.

         Altura e profundidade – A palavra altura, assemelha-se a nível e profundidade assemelha-se ao desconhecido, o que ainda não foi visto. Quando o competidor vence uma partida ou um combate, ele sobe ao nível mais alto do podium. Porém, não se pense que ele vive no podium o tempo todo! Efesios 4.9 – O que significa “ele subiu” senão que também havia descido às profundezas da terra. Você é herdeiro da altura e da profundidade de Cristo, você tem autoridade de descer até as profundezas enfrentar o inimigo e sair vencedor! Altura e profundidade é a sua capacidade de viver o físico e o espiritual de forma equilibrada e santa! Altura e Profundidade  é como a escada de Jacó e onde o primeiro degrau está na terra e o quarto está os céus!

         O primeiro é FÍSICO! Gênesis 28.13Jacó, Eu sou o Senhor, Deus de seu pai Abraão e Isaque e lhe darei a terra na qual estás deitado!

          O segundo é EMOCIONAL! Gênesis 28.15 – “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; Eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”

       O terceiro é INTELECTUAL! Gênesis 28.16 – “Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas Eu não sabia!” – Agora ele sabe! Agora ele conhece! E Você também!

     O quarto é ESPIRITUAL! Gênesis 28.20 – Então Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, manter a minha provisão, e me trazer de volta à casa do meu pai, então o Senhor será meu Deus, e esta pedra (olha a pedra de novo!) que hoje coloquei como coluna servirá de santuário!”

OREMOS AGORA PARA VOCÊ QUE ENTROU AQUI SAIA NO PODER DO ESPÍRITO E NENHUMA SEGUNDA-FEIRA VENHA ROUBAR A PALAVRA QUE FOI CRAVADA NO SEU CORAÇÃO!

EU CREIO QUE AMANHÃ SERÁ A MELHOR SEGUNDA-FEIRA DA SUA VIDA!

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Deus está pensando em você!

Eu sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim de que desejais. (Jeremias 29.11)


No decorrer da nossa vida cristã, são tantas as voltas, tantos os altos e os baixos, que muitas vezes nos permitimos divagar sobre os pensamentos de Deus. Quais são os planos reais dEle para a sua vida? Como e quando eles vão se concretizar? Será que eles estão de acordo com os seus pensamentos?

De fato tentar estabelecer uma linha de pensamento lógico em relação aos desígnios de Deus não nos desqualifica como cristãos em nenhuma hipótese, é inclusive uma forma bastante prática de buscar a perfeição e a elevação do nosso nível espiritual, porém, é necessário tomar alguns cuidados para estes pensamentos não se transformarem em um fardo nas mãos de Deus, capaz de prejudicar o nosso relacionamento com Ele.


Você e dotado de duas naturezas, uma carnal e outra espiritual, e sabemos através de Gálatas 5.17 que há um embate entre a carne e o espírito inclusive desvantajosa, pois a palavra de Deus também nos informa que a "a carne é fraca". Desta forma o homem tem uma forte tendência a direcionar os seus pensamentos para as raízes humanas, adâmicas, voltadas para o físico e o visível, quando na verdade, estes pensamentos deveriam estar voltados para o Espírito Santo e a sua autoridade.


Quando lemos a passagem de Jeremias (29.11) notamos algo fantástico: "Eu sei que pensamentos tenho a vosso respeito" - diz a palavra. Perceba! Enquanto nós investimos tempo e consequente energia, nas duas naturezas, a carnal e a espiritual, para compreender os pensamentos de Deus, Ele já tem formulado ao nosso respeito um conceito e um objetivo. 


Tentar compreender os pensamentos de Deus, de fato, é uma forma prática de buscar crescimento espiritual mas a forma de comprovar este crescimento e permitir, a cada dia, que "Ele cresça e você diminua". Diminua a sua ansiedade, controle o seu padrão comportamental em relação às suas expectativas e permita que o Senhor tome conta de tudo isto. Quanto maior for a sua evolução, menos você vai pensar nestas coisas, ou se preocupar com elas.


Jeremias 29.11 nos informa que os pensamentos do Senhor ao nosso respeito são "pensamentos de paz e não de mal", então qualquer que sejam eles, jamais serão para nos prejudicar em nenhuma das áreas ou naturezas nas quais você está inserido. Creia nisto, todos os pensamentos do Senhor estão voltados para a concretização do seu sucesso em todas as áreas da sua vida. Você foi projetado para ter sucesso, ser amado e também respeitado "para vos dar o fim que desejais". 


Quais os seus objetivos? Eu que escrevo não posso saber a resposta, porém o Senhor sabe, e se eles estão de acordo com a palavra de Deus, tenha certeza, tudo ocorrerá para chegar ao fim desejado por você. Tenha paciência, perseverando na oração e na meditação da palavra de Deus, continue firme nos seus propósitos não permitindo que a sua natureza humana o desanime e em breve você terá grandes provas do poder desta passagem!


Nele, por Ele e para Ele.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A palavra emocional e a palavra eficaz

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4.12)"


Hebreus 4.12, uma passagem conhecida, capaz de nos levar a uma boa reflexão. Você já deve ter assistido a um "culto daqueles": Louvor tremendo, palavra profética, batismo com o Espírito Santo, enfim, fica difícil dizer se "a igreja subiu, ou se Jesus desceu (jargão evangélico populista)". 

Do altar, enquanto pregamos a palavra, vemos o poder de Deus operando na vida das pessoas, e num breve período sentimos o nosso esforço recompensado: "Senhor agradeço-te, pois o Senhor operou tremendamente neste culto". Até... sempre tem um até... que chega o outro dia, em geral, a famigerada (no meu entender abençoada) segunda-feira. O que vemos então? - As pessoas no mesmo estado de antes daquela tremenda pregação.

Resolvi então falar com Deus e pedir uma direção para entender melhor o porque dessa situação, e as conclusões são as apresentadas a seguir.

A palavra de Deus ministrada nos cultos, principalmente os pentecostais, está amplamente capacitada nos três níveis principais necessários: Nível físico - Trata das atitudes, comportamentos, apresentações, e todos os outros movimentos desejados dentro do culto a fim de louvar, e certificar a presença do Espírito Santo. Nível emocional - Trata a área psicológica, abrindo o canal de ligação entre o corpo e o Espírito Santo. Nível espiritual - É o próprio Espírito Santo quem testifica, operando com a sua graça e a sua misericórdia sobre a vida da igreja. 

Até aí tudo bem Senhor, eu entendi! Mas o que acontece com a bendita segunda-feira na vida dos irmãos?

Há duas formas de receber a palavra de Deus: Eficaz ou emocional. Às vezes pregamos palavras das quais os irmãos se recordam por anos, outras vezes, esquecem rapidamente. Da mesma forma há os irmãos que se alimentam e aplicam a palavra em sua vida, transportam o conhecimento recebido no culto para o seu cotidiano. Essas são as pessoas que recebem o culto de forma eficaz
Há também as pessoas que pulam, choram, gritam (e glória Deus por esta liberdade maravilhosa a qual eu aprecio), porém recebem a palavra de forma totalmente física e emocional. Saem exaustas do culto, pois ouviram a palavra e "se emocionaram com ela", mas logo depois de deixar o templo, abandonam esta palavra lá mesmo, deixando-a perdida.  Não a aplicam  no seu dia-a-dia, permitindo que a rotina de desorganização espiritual e emocional tomem conta dos seus dias, até o próximo culto, até a próxima reunião.

Hebreus 4.12 nos dá um indício importante do poder da palavra ao dizer: "ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas". Isto mostra que a palavra de Deus deve ser poderosa o suficiente para discernir entre o emocional e o espiritual, entre o físico e o psicológico. Para ter uma vida vitoriosa através da palavra de Deus você precisa utilizar o conhecimento recebido através da palavra no seu cotidiano, seguindo passo a passo todas as instruções. Faça da palavra o seu manual de sobrevivência neste mundo selvagem, e você nunca será pego pelas armadilhas do inimigo.

No próximo culto, leve papel e caneta, pule, cante, dance, chore, ORE, ORE, ORE, e na segunda-feira, lembre-se que você é uma pessoa que pula, canta, dança, chora, ORA, ORA, ORA, mas também uma pessoa capaz de praticar o ensinamento da palavra. Certamente você colherá grandes resultados para a sua vida e para a vida da sua família.

A palavra é viva, a palavra é eficaz, claro que também é emocional, mas o emocional não pode ser um limite, a palavra deve chegar até a alma para você vencer os seus obstáculos e se tornar vencedor, tal e qual Jesus projetou desde quando você nasceu.

Nele, por Ele e para Ele!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Onde está a sua confiança?

"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança Nele está, ele será como a árvore plantada junto às águas e que estende suas raízes para o ribeiro...
(Jeremias 17.7-8)



Estamos na época da autoconfiança. O homem adquiriu um domínio jamais visto sobre todas as coisas na terra. Sabemos como modificar animais, vegetais, sabemos transpor rios inteiros de um lugar para outro. Depois de décadas de pesquisa, finalmente o homem conseguiu decifrar o DNA humano, abrindo portas para uma avalanche de novas técnicas na área da medicina. Tanto a imprensa especializada quanto a popular concordam que o homem poderá, dentro de muito pouco tempo, programar-se para viver mais de 150 anos.

Tudo isto levou o homem a um verdadeiro excesso na sua autoconfiança. A religião como conhecemos corre um sério risco de acabar. Aliás na Europa já presenciamos isto muito claramente. O velho mundo é apenas um "fantasma" caquético do que se via outrora na religião e com exceção da América Latina, remanescente de um evangelho não menos caquético mas existente o que vemos é o esfriamento total da fé de Mateus 24:12.

Permita-me convidá-lo a refletir hoje com uma pergunta: E nós? Onde temos colocado a nossa confiança? É muito fácil dizer: "Em Jesus Cristo!", mas será mesmo?

Amado irmão, nós estamos inseridos neste mundo de autoconfiança, e se não vigiarmos entraremos na onda tal e qual os relutantes na fé. Precisamos acordar por nós mesmos e por nossos filhos e começar a  atentar para os pequenos detalhes deste nosso chamado "cristianismo moderno". É absurdo conceber nos dias de hoje uma pessoa impedida de assistir televisão, ouvir rádio, ler revistas etc., somos modernos, alias modernistas e não podemos fugir disto, mas vamos concordar que também é um grande absurdo ver "irmãos" e "irmãs" em Cristo Jesus  assistindo programas como Big Brother, Esquenta, Salve Jorge, etc., ouvindo músicas com palavras de baixíssimo calão, lendo revistas com conteúdo sensual, livros de contos de fadas, e outras coisas das quais não vale à pena citar.

Nós somos benditos! Eu creio nisto. Temos a liberdade do Espírito Santo para agir conforme o nosso "medidor de santidade" pois "tudo nos é permitido, porém nem tudo nos é lícito". Quando a nossa autoconfiança está voltada para Deus, todas as outras coisas se tornam pequenas diante da grandeza do seu poder. Não há tempestade, em outras palavras, não há problema capaz de balançá-lo pois "estamos plantados junto às águas do Espírito, e nossas raízes são aprofundadas Nele".

Não vai ser o seu estilo de cabelo, nem o fato de usar ou não calça, usar ou não terno no templo que fará a diferença. A nossa plena confiança em Deus e o cumprimento da sua palavra "revelada" é que serão os responsáveis pela recompensa dos últimos dias destinada aos santos (santo significa "separado").

Reflita nesta mensagem com a sua consciência voltada para Deus. Não deixe de ser um cristão confiante, porém não permita que a sua autoconfiança seja superior ao poder de Deus sobre a tua vida.

Eu creio na sua vitória, rápida, certeira e pelas vias do Espírito Santo, no qual você deve confiar todos os dias.

Nele, por Ele e para Ele.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Seja fortalecido com poder e glória

"Sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria"
(Colossenses 1.11)


Dia desses li um texto,  sem autor, porém com uma ótima lição. O texto falava a respeito de uma conversa entre duas pessoas a respeito da igreja. Um deles reclamava ao outro dizendo - "Acredito que o meu tempo na igreja tenha sido em vão, pois assisti muitos cultos e não me lembro de nenhum deles". Ao mesmo tempo a outra pessoa respondeu - "Eu sou casado há muitos anos e neste período minha esposa já preparou muitos jantares, eu também não me lembro de todos os jantares que ela fez, porém tenho certeza de uma coisa: Se não tivesse me alimentado, já não estaria mais vivo". 

Você pode receber um alimento extremamente nutritivo todos os dias para a alma e o espírito. Deus nos provém deste alimento através da sua palavra. Através dele "somos fortalecidos com todo o poder". Pense nisto! Todo poder... não alguns poderes. Deus nos fortalece em todas as áreas  através da sua palavra para sairmos sempre vencedores. 

Qual a sua fraqueza? Sentimental, espiritual, de saúde? Alimente-se da palavra! Coma a palavra, permita que ela seja muito bem digerida e tenha uma "alma vitaminada" capaz de enfrentar qualquer dificuldade. Esta capacidade está disponível para você "de acordo com a força da sua (de Deus) glória", e me diga com sinceridade: Você acha ser possível dimensionar a força da glória de Deus? 

Pois então, é de acordo com esta glória que você é fortalecido quando se alimenta da palavra de Deus. Se você a limitar, terá poder limitado, porém se você estiver aberto para receber de forma ilimitada, ninguém poderá deter a glória de Deus sobre a sua vida. A glória ilimitada vai lhe dar "toda a perseverança" necessária para você atingir os seus objetivos mais importantes.

Desafie-se hoje! Quais são estes objetivos? Se você for capaz de declará-los a Deus, crendo na sua Glória de forma ilimitada, a perseverança não virá sozinha. Nosso Deus faz milagres completos! Você também receberá "toda paciência" necessária para aguardar seus objetivos acontecerem e suas dificuldades momentâneas irem embora. 

Você quer um bônus?
"Alegria". Este é um bônus maravilhoso! Imagine passar o dia de hoje, independente de qualquer situação cheio de alegria? Pois é isto que o Senhor tem para os que acreditam Nele de forma ilimitada. 

Vença seus obstáculos, acredite plenamente no poder de Deus,  faça desta palavra o seu prato principal de hoje e tenha uma ótima "digestão".

Nele, por Ele e para Ele!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Que tal exercitar sua compaixão?

"Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor" - (Mateus 9.35)



De forma prática compaixão é a nossa capacidade de compreender o sofrimento de outra pessoa e o sentimento sincero de aliviar ou eliminar este sofrimento. Talvez você ainda não tenha avaliado a amplitude desta palavra mas a compaixão sincera é um dos sentimentos mais nobres existentes na vida de alguém. Quando o possuímos somos capazes de realizar feitos maravilhosos em nossas vidas e na vida dos outros.

Muitas pessoas questionam a vida dos cristãos por causa de atitudes mal julgadas, porém, quando são apresentadas ao verdadeiro evangelho que prega o amor e a compaixão, passam a ter um ponto de vista completamente diferente.

Assim como Jesus nós também estamos de frente a uma "grande multidão" de pessoas necessitadas de compaixão, carinho, compreensão e amor. Você pode achar que não, mas foi chamado para fazer este exercício. Há muitas pessoas "aflitas e desamparadas", necessitando do seu abraço. Estas pessoas "são como ovelhas sem pastor", perdidas e desamparadas.

Faça um convite a você mesmo(a) hoje. Tome uma postura de compaixão. Mude seu estilo de vida, começando pela sua casa, quem sabe até pela forma como você anda tratando seus irmãos de fé. Comece a olhar com os olhos de Jesus e você será merecedor de grandes bençãos através do exercício da compaixão.

Nele, por Ele e para Ele

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sementes e frutos

"Vejam! As profecias antigas aconteceram, e as novas eu anuncio; antes de surgirem, eu as declaro a vocês". (Isaias 42.9)


Há um princípio estabelecido na palavra de Deus definido por "semeadura". Absolutamente tudo o que nós plantamos também colhemos.

Atualmente estamos nos últimos dias antes da volta de Cristo, assim como estamos também em um período profético onde o Senhor deseja plantar diversas sementes para o seu povo. Nós somos chamados a fazer a diferença neste período de trevas. As pessoas precisam olhar para você e perceber algo diferente. Talvez uma felicidade diferente, uma glória diferente, de fato, inexistente na vida dos impios.

Creia nisto! Até o Senhor voltar, sementes especiais de vitória plantadas em você gerarão muitos frutos e se multiplicarão de forma muito abrangente. Isto significa que você precisa estar preparado para ser um instrumento de impacto entre as nações. Prepare-se!

Há uma semente de PODER em você! 
Pessoas vão notar uma nova força interior em você e esta força vai impactar seus amigos, sua família, seus irmãos em Cristo e todas as pessoas que se aproximarem. 

Há uma semente de FÉ em você!
Um novo padrão de fé está para se apoderar da sua vida, uma fé inabalável capaz de gerar frutos de milagres, modificação de vidas e inversão de valores. 

Acredite nisto. Você pode impactar esta geração através das sementes plantadas pelo Senhor em sua vida. Tire estas sementes do nível da imaginação e aplique na realidade dos seus dias.

Nele, por Ele e para Ele!

Consciência sob controle

Jeremias 7.23 - Dei-lhes, entretanto, esta ordem: Obedeçam-me e eu serei o seu Deus e você serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo vá bem.

As vezes é necessário mudar o nosso ponto de vista em relação a algumas coisas apresentadas pelas circunstâncias. A humanidade possui um dom especial conhecido como "consciência", capaz de mudar o seu entendimento para diversas direções. O fato é que muitas vezes não dominamos a consciência, na realidade, nos permitimos ser dominados por ela e aí perdemos a noção da capacidade de julgamento.

A consciência maior do homem deve estar focada em Deus. Ele deve ser o nosso direcionador e a nossa verdadeira consciência - "obedeça-me, e eu serei o seu Deus...". Obedecer significa estar a disposição do entendimento dado pelo Senhor e não pelo nosso entendimento humano.

Abra seu coração, e também a sua mente para Deus. Permita que ele atue em sua vida de uma forma totalmente abrangente e você vai receber da parte de Deus grandes bençãos. "Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo lhes vá bem".

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre Ti.

Em números, capítulo 6 a partir do versículo 24 encontramos este texto bastante conhecido: "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o teu Rosto e te dê paz". Um maravilhoso texto da parte de Deus onde podemos aprender sobre a vontade, e o resultado da vontade de Deus sobre o seu povo.

Deus quer o seu povo próspero, abençoado e saudável. Você foi chamado para fazer a diferença, porém... e sempre tem um porém, é possível que esteja ecoando em sua mente uma questão: "Por quê ainda não tenho visto isto em minha vida?"

Existe uma máxima quando falamos a respeito de coisas naturais: Os eventos naturais limitam a visão dos chamados para fazer o sobrenatural, e você é esta pessoa, chamada para atingir o sobrenatural de Deus. Você precisa ver além do natural para poder atingir objetivos maiores. A palavra de Deus diz que nós "não podemos nos assemelhar com o mundo", em outras palavras, não podemos ser naturais. 

Tome uma atitude hoje! Mude a sua forma de compreender as coisas referentes a Deus e permita que Ele faça uma grande obra na sua vida. O texto diz: "O Senhor te abençoe e te guarde" - Ele é suficiente, creia nisto! Ser guardado por Deus é algo fantástico!  - "O Senhor faça resplandecer o seu roto sobre Ti" - Moisés foi sobrenatural, viu a glória de Deus de uma forma como os outros ao seu lado e ao seu tempo não puderam ver, isto significa privilégio diante de Deus para o qual todos nós estamos destinados a partir do Novo Testamento. Em Salmos lemos "os olhos do Senhor estão constantemente voltados para nós". Os olhos de Deus são olhos de amor e não de sofrimento, de felicidade e graça soberana sobre todos os obstáculos que possam atrapalhar o seu sucesso espiritual e secular. 

"O Senhor volte para ti o seu rosto e te de a PAZ!"  - Quando o seu coração estiver plenamente aberto para Deus, você será tomado por um sentimento de paz e tranquilidade, independente das situações que possam estar envolvendo sua vida atualmente. Deus vai olhar para você e vai ouvir o seu clamor. 

Creia nisto, pratique e permita ao Senhor operar na sua vida de uma forma como você ainda não vislumbrou. O seu testemunho será sal para terra e luz para o mundo!

Nele, por Ele e para Ele!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10 Mandamentos do Namoro




Quais são os 10 mandamentos do namoro?

Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.

4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.

5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.

7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.

8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.

Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.


Minha Fonte: Solteiros Cristãos


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A UNÇÃO DE JESUS ESTÁ EM NÓS


Uma palavra bastante especial utilizada há milhares de anos para refletir o poder de Deus sobre a vida dos que acreditam Nele. A palavra unção derivada do latim, pronuncia-se “ungere” e traduz-se por  “untar com óleo”, quando recorremos ao grego, encontramos a palavra “chrisma”,  traduzindo por  “ungido”.  Já no hebraico  a palavra unção tem o mesmo significado de “Messias”.
Independente da forma ou da raiz, se em latim, grego, ou hebraico, percebemos a “potência” da palavra  nos remetendo a uma grande responsabilidade pelo fato de estarmos nesta condição de “ungidos” do Senhor.
Em 1ª. Coríntios 10.31-33 – Está escrito: Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer  outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32 Não se tornem motivo de tropeço, nem para os judeus, nem para os gregos, nem para a igreja de Deus. 33 Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.

O texto mostra a nossa responsabilidade como ungidos do Senhor. Qualquer coisa que fazemos, deve ser feita para a glória de Deus. Não interessa o grupo ao qual estejamos nos dirigindo jamais podemos levar a eles um motivo qualquer para se perderem ou perderem a sua possibilidade de salvação. Não estamos aqui para buscar as nossas próprias satisfações e sim para comprovar o poder de Deus e tirar muitos da perdição. Com tudo isto, precisamos compreender alguns fatos importantes da parte de Deus para manter esta posição sempre em destaque nas nossas vidas. Sendo assim, vamos destacar algumas coisas com as quais devemos estar entronizados visando atingir estes objetivos.
A SUA LIBERDADE EM CRISTO É ILIMITADA
Bem diferente da imaginação da maioria das pessoas o cristão possui uma liberdade ampla e ilimitada para poder tomar diversos tipos de atitude em sua vida e também para moldar o seu comportamento. 1ª. Coríntios  10.23 assim nos escreve: Tudo é permitido, mas nem tudo convém, tudo é permitido, mas nem tudo edifica. O texto nos leva a refletir a respeito do nível de liberdade que proporcionamos a nós mesmos e as responsabilidades implicadas nesta liberdade. Você tem liberdade ilimitada, porém a sua responsabilidade deverá estar voltada para as coisas do alto, aquelas capazes de edificar a sua vida. Ainda na continuação do texto de 1ª. Coríntios 10.23 lemos: Ninguém deve procurar o seu próprio bem, mas sim o dos outros. E como é difícil fazer isto nos dias atuais. Em geral presenciamos pessoas voltadas para os seus próprios umbigos, para as suas próprias dificuldades, seus problemas existenciais etc. Com o passar dos séculos e o advento da tecnologia da comunicação, o homem tem se tornado novamente recluso em sua caverna tecnológica, privando-se da comunhão com as outras pessoas e criando em perfil falso em relação as suas expectativas e sua realidade. Um erro grave! A unção presente em nós precisa ser utilizada à imagem e semelhança de Deus. É isto que aprendemos em 1ª. Coríntios 11.1Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo. Paulo nos adverte a controlar as nossas expectativas e o nosso padrão de comportamento dentro de uma via semelhante a de Cristo. Este é processo por si só é capaz de gerar bênçãos coletivas através de um posicionamento pessoal. Veja 1ª. Coríntios 12.7 – “A cada um porém, é dada a manifestação do Espírito visando ao bem comum
Há um princípio dentro da palavra de Deus utilizado até os dias de hoje e bem conhecido entre os católicos; O Catecismo, esta palavra vem do grego “KATEKKEO”, e significa. Ensinar (ou aprender) através da constante repetição. Quando comparamos 1ª. Coríntios 10.33 – “... Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos” com 1ª. Coríntios 10.24 – “Ninguém deve procurar o seu próprio bem, mas sim o dos outros” e ainda com 1ª. Coríntios 12.7 – “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito visando ao bem comum” – notamos claramente o mesmo ensinamento com propósitos diferentes. Jesus também utiliza esta mesma técnica ao utilizar parábolas diferentes para enviar a mesma mensagem.
Este princípio é utilizado em 1ª. Coríntios 12.13 para nos ensinar algo tremendo da parte de Deus: O ESPÍRITO QUE EMANA EM MIM EMANA EM VOCÊ – 1ª. Coríntios 12.13 diz: “Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em UM ÚNICO ESPÍRITO. Quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber DE UM ÚNICO ESPÍRITO. Aprendemos aqui a compatibilidade espiritual existente entre todos os seres da terra, bastando para isto sujeitar-se  a autoridade e os ensinamentos de Deus. Abra o seu coração para Deus, receba esta unção espiritual e desfrute da autoridade e da paz do Espírito Santo em sua vida.
Aprofundaremos este tema com o título.
HÁ APENAS UM ESPÍRITO, APENAS UMA UNÇÃO VERDADEIRA, COM DONS E MINISTÉRIOS DIFERENTES.
Pr. Altamir de Souza. Nele, por Ele para Ele!

sábado, 5 de janeiro de 2013

DEUS VAI ABENÇOAR TUDO QUE ESTIVER NA SUA MÃO


Êxodo 4.1-5 – Moisés respondeu: “E se eles  não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: “O Senhor não lhe apareceu?” 2. Então o Senhor lhe perguntou: “Que é isso na sua mão?” – “Uma vara”, respondeu ele. 3. Disse o Senhor: “Jogue-a ao chão”. – Moisés jogou-a, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugiu dela, 4. Mas o Senhor lhe disse: “Estenda a mão e pegue-a pela cauda”. Moisés estendeu a mão, pegou a serpente e esta se tornou uma vara em sua mão.

Este episódio ocorre na mesma época da sarça ardente, em que o Espírito Santo de Deus se revelou a Moisés. Acredito que qualquer um de nós tomado pela revelação profética de um fogo que não consumisse a sarça em um território tão árido, estaria suficientemente impactado para tomar qualquer posição a favor das ordens de Deus, porém não foi o que vimos na vida de Moisés, assim como não é o que realmente vemos na vida de muitas pessoas atualmente. Somos impactados a todo tempo pelo fogo do Espírito Santo de Deus, em tempo, o seu amor, as suas maravilhas, e os seus grandes milagres realizados até hoje, e mesmo assim temos muitas desculpas para não fazer a obra de Deus. Claro que o Senhor poderia ter desistido de Moisés, buscado outro líder para a sua obra, porém ele insistiu no seu propósito. Deus tem um propósito na sua vida e Ele não vai desistir de você! Creia e receba em nome de Jesus!

Deus sempre utiliza o que temos nas mãos.
Diferente da forma como pensamos Deus utiliza o que você tem em mãos para operar milagres. Desta forma você não deve se preocupar com o impossível, e sim com as possibilidades já existentes na sua vida. É através dela que o Senhor, e não você, irá operar e realizar o impossível. Compreenda isto: No livro de 1ª Reis, 17 o Senhor envia o profeta Elias a uma cidade chamada Serepta, onde se encontra com uma viúva. A palavra de Deus nos diz no versículo 10 (em diante) – “E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: “Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber?” 11 Enquanto ela ia buscar água, ele gritou: “Por favor, traga também um pedaço de pão”. Agora note o que acontece na sequência: “12 Mas ela respondeu: “Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não tenho nenhum pedaço de pão, SÓ UM PUNHADO DE FARINHA NUM JARRO E UM POUCO DE AZEITE NUMA BOTIJA. – Deus então utiliza o que ela tinha em mãos, “um punhado de farinha, um jarro, e um pouco de azeite” e gera um milagre de multiplicação e provisão na vida dela e na vida do profeta Elias.  GLORIA DEUS! Através do pouco em mãos houve uma grande multiplicação de provisões e milagres! Deus vai multiplicar todas as pequenas coisas da sua vida e lhe dar grandes provisões de milagres. Creia e receba em nome de Jesus!
Também no livro de Marcos 6.30-44, veremos o mesmo princípio, Deus multiplicando o pouco existente nas mãos por algo sobrenatural, além da imaginação humana até mesmo dos seus discípulos mais próximos.

Deus quer ver você utilizando o existente em suas mãos. Vamos falar um pouco sobre isto. Por favor, olhe para suas mãos e diga o que vê?

- Olho para minhas mãos e não vejo nada. Esse é o dilema encontrado pela maioria. Assim como a viúva em Serepta, mesmo tendo o jarro, o punhado de farinha e o pouco de azeite, ela entendia não possuir nada. Olhe direito! Preste bem atenção. Certamente você vai encontrar fatores multiplicadores e geradores de benção na sua vida os quais você não tinha notado ainda, mas antes é necessário eliminar os fatores bloqueadores de bênçãos.

- Olho para minhas mãos e tenho duras lembranças. Lembranças podem ser benção ou maldição na sua vida. Depende da forma como você as armazena e permite a elas atuarem no seu cotidiano. Boas lembranças trazem bênçãos espirituais e energia extra para ir adiante em todos os seus projetos. A memória constante de acontecimentos ruins, palavras de derrota ditas há muito tempo, mortes etc., geram problemas graves espirituais, psicológicos e físicos. Uma pessoa presa a memórias ruins, tem forte tendência a ficar preso à depressão.

Olho para minhas mãos e vejo uma cicatriz. A cicatriz a qual falamos não é física e sim espiritual, não é só uma lembrança e sim o resultado de um acidente de percurso, uma ferida aberta por muito tempo e que fez questão de deixar a sua marca, por vezes dolorida, para não permitir a você parar de vivê-la mesmo muito tempo depois. Amado, a cura profética, recebida através da libertação espiritual não deixa marcas, nem cicatrizes, somos renovados através do poder do espírito Santo de Deus. A palavra “misericórdia” dentro das vertentes a raiz hebraica, significa “matriciar”, ou seja, levar de volta ao ventre. Quando recebemos a misericórdia de Deus somos levados novamente ao ventre espiritual de onde viemos e nascemos totalmente renovados em espírito e graça!

- Olho para minhas mãos e vejo o futuro. Muitos pessoas não progridem por não conseguirem resolver os seus problemas atuais. Vivem na fantasia do que “poderiam” ser no futuro. Essas são pessoas endividadas, pois fazem estas dívidas, como se tivessem um dinheiro, na realidade, inexistente. Pessoas que perdem a sua santidade, pois agem como se fossem casadas e não são. Amado irmão, a nós pertence o hoje e o agora, o restante pertence a Deus.  É agora, no seu presente, onde você pode mudar o seu futuro, portanto, viver o futuro antes de viver o presente, nada mais é do que uma fantasia maléfica, capaz de gerar grandes prejuízos a sua vida espiritual.

- Olho para minhas mãos e vejo ódio. Talvez você esteja olhando para suas mãos agora, e elas estejam cerradas, prontas para socar alguma coisa ou alguém. Isto é ódio, e o nosso Deus pregou amor, perdão, paz e longanimidade. Lembre-se tudo feito por Deus com qualidade, é copiado por satanás com muitas falhas. Enquanto Jesus tenta multiplicar bençãos, satanás multiplica desgraças. Se você tiver ódio nas suas mãos é isto que o diabo multiplicará, se você tiver amor Jesus entrará em ação e trará bênçãos sobre a tua vida. Decida! O que você quer ver multiplicado?

Deus não vai utilizar o que você vê e sim o que Ele vê!
Moisés tinha um bordão, uma vara. Não era um bordão (vamos chamar assim) qualquer. Moisés foi criado como príncipe no Egito, era homem culto, conhecia a respeito das coisas boas e belas. De certo ele possuía um lindo bordão, muito mais bonito do que as “varas” utilizadas pela maioria das outras pessoas. Acredito em um bordão realmente muito especial, com pedras preciosas, detalhes especiais em couro entre outros detalhes. Aquele bordão tinha várias funções na mão de Moisés. A primeira e mais lógica: Apoio pois através dela ele poderia ficar firme nas subidas e descidas íngremes do deserto. O bordão também representava defesa e no caso de Moisés mais ainda, pois ele foi treinado em diversos tipos de artes marciais, e por fim o bordão também representava autoridade. O “bordão” de Moisés era diferente dos outros e quando as pessoas o viam, sabiam de quem era. Opa! Aquele era o bordão de Moisés, o chamado por Deus!

Deus não quer você apoiado em um bordão!
Para poder utilizar Moisés como instrumento em sua obra, Deus não o queria apoiado em um bordão. Amados! Quantos de nós nos apoiamos em “bordões” em nossas vidas: Nos apoiamos em nosso conhecimento secular e teológico, em nosso status social, em nossa capacidade verbal, e tantas outras coisas transformadas em bordões, verdadeiras muletas, nas quais nos apoiamos para poder sobreviver à agressiva sociedade que nos cerca.

Deus quer você apoiado no poder da sua autoridade.
Em Salmo 37:5 está escrito Entrega o teu caminho ao Senhor; CONFIA NELE e Ele tudo fará. Ainda no Salmo 37:39 está também escrito Do Senhor vem a salvação dos justos, ELE É A SUA FORTALEZA na hora da adversidade!

Vamos aprender com Moisés e ver como Deus utiliza o que temos em nossas mãos para nos ensinar e gerar milagres!

Em Êxodo 4.2 vemos o Senhor perguntar  O que é isso na tua mão? – e Moisés respode: “Uma vara”! 3. Disse então o Senhor: Jogue ela no chão. Amado quando Deus Jeová ordena a Moisés para lançar ao chão a sua vara, em outras palavras ele está dizendo: “MOISÉS meu filho... jogue fora as suas convicções, o seu apoio psicológico, as coisas que você aprendeu no Egito pois EU SOU o seu Deus e o seu mediador. A partir de agora é através de Mim que as coisas vão acontecer na sua vida!”

QUERIDO! Jogue fora as suas convicções pessoais, o seu apoio psicológicos vindos do homem, as coisas que você aprendeu no Egito pois o DEUS JEOVÁ é o seu mediador e somente através dEle as coisas acontecerão na sua vida!

Deus vai revelar coisas ao seu respeito que você nem sequer imagina!
Em Êxodo 4.3 está escrito ... Moisés jogou (o bordão no chão) e ela se transformou numa serpente.
- A serpente revela o nosso verdadeiro estado! Deus estava confrontando algumas coisas escondidas na vida de Moisés as quais precisavam ser tratadas; medo, angústia, ansiedade, etc. A vara transformada em serpente era Deus falando:  Veja Moisés, era isto que estava na sua mão, e nisto você estava apoiado! Perceba: Deus poderia ter transformado a vara em um rato, um escorpião, um leão, ou qualquer outra coisa, mas ele transformou em uma serpente. Por que? Porque tudo na bíblia tem significado e precisa ser revelado. Veja! (1) A serpente simboliza o pecado, e ao duvidar do poder e da autoridade de Deus Moisés estava pecando, (2) a serpente rasteja e era esta a condição da fé de Moisés até então, uma fé rastejante e não uma fé completa, (3) a serpente pode ser venenosa ou apenas trazer ferimentos, mas nos dois casos os resultados são assustadores e era isto que Moisés estava vivendo, um beco sem saída caso continuasse na sua posição de fé, ou envenenado (morto) ou machucado (com os ferimentos), (4) também a serpente troca constantemente de pele, e isto significa instabilidade emocional e espiritual. Ele teria de mudar esta condição se quisesse atuar em nome de Deus.

A atitude de Moisés
Em Exodo 4.3 está escrito ...Moisés fugiu dela!
Vamos glorificar o nome do Senhor Você porém, homem de Deus, fuja destas coisas e busque a justiça, a piedade, a fé o amor, a perseverança e a mansidão”. É isto que Deus espera de você, fuja das suas convicções particulares conforme a atitude de Moisés! Em 1ª Timóteo 6.11 está escrito – “e busque a JUSTIÇA, ou seja, a consciência plena do poder de Deus, a PIEDADE, amor ágape capaz de todas as barreiras dos seus sentimentos mais profundos, a FÉ (emuna) o poder motivador de todo Cristão, a qual deve ser inabalável em qualquer circunstância, o AMOR, não um amor humano, carnal (fileo, eros)  mas o ágape, aquele que o Senhor nos ensinou em todo o tempo e o único capaz de gerar a PERSEVERANÇA e a MANSIDÃO, exigidas a um homem ou mulher de Deus operante e certo da sua salvação.

AGORA VEJA O MILAGRE OPERANDO!
Quando você se afasta das coisas humanas o poder de Deus atua!
Em Êxodo 4.4 lemos ...(Moisés!) – Estenda a tua mão...
Lembre-se que até agora a pouco, Moisés estava fugindo da serpente, Ele não queria enfrentar a sua realidade, porém quando nós tomamos uma atitude de fé em relação a Deus as coisas mudam drasticamente. Agora a mensagem de Deus a Moisés era outra: “Estenda a tua mão”, ou seja, “Moisés, pode por a mão na dificuldade, confie e mim, não tenha medo. Você tem autoridade sobre isto!” Moisés então vai estender a sua mão. Como o bordão era geralmente seguro pela mão direita, e esta era a mão mais ágil e forte, podemos crer que esta foi a mão que ele estendeu para pegar a serpente, com todo o simbolismo o qual já falamos. Vamos compreender melhor isto: Em Lucas 6.6-10 – Vemos Senhor entrando em uma sinagoga, e ao entrar encontra um homem com a “mão direita” ressequida. A mão direita, é a mão da razão e do julgamento. Nesta passagem, o homem representa a igreja, e a sua mão o julgamento pelo qual o Senhor estava passando quanto ao curar ou não em um dia de sábado, e a capacidade do homem e discernir entre o certo e o errado. Deus então cura a mão direita do homem, simbolizando uma igreja com autoridade. VEJA! Moisés que tipificava Jesus, estava estendendo a mão sobre a serpente, tipificando o pecado! Moisés estava recebendo autoridade espiritual sobre as dificuldades dele e do seu povo!

Você pode receber esta mesma autoridade! Creia em Deus, estenda a sua mão, e receba discernimento e autoridade direta do Reino. Você não vai mais precisar de bordões, por que você mesmo vai ser o bordão! Glorias a Deus!

Deus vai lhe dar ousadia e razão espiritual!
Em Exodo 4.4 lemos...(Moisés!) – ... pegue-a (a serpente)  pela cauda!
Vamos falar um pouco a respeito disto. Diversos tipos de animais quando acuados e assustados, mostram a cauda, como forma de humilhar-se perante o outro mais forte. O PEGAR PELA CAUDA é SINAL DE HUMILHAÇÃO. Deus estava dando autoridade a Moisés para humilhar tudo o que antes o oprimia.
Hoje Deus o está chamando para pegar pela cauda toda OPRESSÃO, MEDO, DISCÓRDIA, DOENÇAS, REVOLTAS e outras aflições da sua vida, pois você tem autoridade do Reino para vencer tudo isto em nome de Jesus.

Receba o bordão da AUTORIDADE verdadeira!
Exodo 4.4 – ...Moisés estendeu a mão, pegou a serpente e esta se transformou numa vara em sua mão!
AGORA O VARA ERA DIFERENTE!
Não era um bordão bonito! Era um bordão poderoso!
Havia poder naquele bordão, emanado de Deus pra Moisés, de Moisés para o Bordão. Mesmo sendo agora, uma simples “vara” como qualquer outra era cheia de unção e de poder!
Você é um canal de benção na sua vida e na vida de sua família. Esta benção vem de Deus, passa por você e atinge os outros com bênçãos maravilhosas!

Acredite você tem nas tuas mãos instrumentos poderosos!
Exodo 4.17 – ...(Moisés!) – Leva na tua mão esta vara; e com ela fará sinais miraculosos! – Amado a sua vara hoje é esta palavra. Leve-a com você para onde for. Deus vai capacitá-lo através dela para realizar grandes obras em sua vida, no seu ministério e na sua família. Se você crer e receber, haverá milagres inesperados acontecendo em todos os planos da sua vida.

Deus vai lhe dar autoridade para enfrentar os “FARAÓS” que têm tentado afligir a sua vida. Tenha fé, persevere, ore e creia. Unção de milagres para a sua vida, em nome de Jesus!!

Pr. Altamir de Souza. Nele, por ele, para ELE!