segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Do Vale de Refaim a Baal-Perazim. Derrote os seus gigantes!


       ESBOÇO DA MENSAGEM DE DOMINGO, 12/01/2014 - IMUB-Leste-SP (IMUEG)EXTERMINADOR DE GIGANTES- Ao longo da nossa caminhada com Deus todos nós enfrentamos grandes desafios. Quem não já se viu preocupado e até desesperado com as contas vencendo e dinheiro curto para pagar, ou com um filho beirando os quarenta graus de febre, sem sabermos exatamente qual é a causa. Qual de nós cristãos não já passou por momentos difíceis no ministério a ponto de muitas vezes chegar ao limite das suas forças. Todos nós passamos por momentos difíceis, às vezes constrangedores, e até desesperadores. Através do pecado de Adão nos tornamos parceiros no pecado original que gerou legalidade ao inimigo para tentar destruir a nossa vida. O texto em João 10.10 é bem claro – “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir... “, e coisa semelhante está grafada em 1ª Pedro 5.8  - “...O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”.  


       Em tudo isto para nós cristãos há uma mensagem de felicidade. Diferente dos outros, nós somos parte de uma geração de vencedores. Você faz parte desta geração. Há uma coroa de salvação sob a sua cabeça chamada Jesus Cristo. Há um espírito de autoridade na sua vida explícito na 2ª Carta de Timóteo, 1.7 onde o apóstolo Paulo muito prudentemente escreveu – “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”. Hoje você vai aprender a vencer gigantes, derrubá-los e humilhá-los.

As portas do inferno não prevalecerão sobre a sua vida, nem sobre a sua igreja, nem sobre o seu ministério. Abra o seu coração e todo o seu entendimento porque Deus está contigo para conduzi-lo a vitória.

       Abra a sua bíblia no 2º Livro de Samuel, capítulo 5, onde leremos do versículo 17 até o 20. O texto diz – “Ao saberem que Davi tinha sido ungido rei de Israel, os filisteus foram com todo o exército prendê-lo, mas Davi soube disso e foi para a fortaleza. 18 Tendo os filisteus se espalhado pelo Vale de Refaim, 19 Davi perguntou ao Senhor: “Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos?” – O Senhor lhe respondeu: “Vá, eu os entregarei nas suas mãos”. 20 Então Davi foi a Baal-Perazin e lá os derrotou. E disse: “Assim como as águas de uma enchente causam destruição, pelas minhas o Senhor destruiu os meus inimigos diante de mim”. Então aquele lugar passou a ser chamado Baal-Perazim (O Senhor que destrói).

Quem eram os filisteus
       Eles eram mercenários que trabalhavam por contrato para os Cananeus, Egípcios e Hititas. Eram conhecidos como os “Povos do Mar”. Governavam cidades importantes como GAZA, GATE, ECRON, ASDOBE e ASCALOM e tinham como principal característica a sua especialização nas guerras, sendo conhecidos pelo seu poderio e armas modernas. Eles Eram os únicos, entre hititas, jebuseus, farizeus a possuírem carruagens especialmente desenvolvidas para a guerra e possuíam grande ódio pelo povo de Israel. Ao longo do tempo os filisteus se configuraram como o povo escolhido por Satanás para afrontar o povo Judeu, ou o povo de Deus. Sempre que o povo escolhido por Deus achava-se próximo a um tempo de paz, apareciam os filisteus para afrontá-los. O desejo de satanás (ladrão) é roubar, matar e destruir. Sempre que o inimigo percebe que há uma grande vitória prestes a acontecer na sua vida o inimigo (filisteus = satanás) se levanta para atrapalhar. Há uma coroa de salvação sobre a sua cabeça que ilumina e extingue as trevas do inimigo e ele não se conforma com isto. Você tem autoridade sobre as trevas e satanás não pode fazer nada quanto a isto.

Vale de Refaim ou Baal Perazin 
a escolha é sua.
       Nosso texto principal aborda estes dois títulos. Curiosamente, tanto o Vale de Refaim quanto Baal-Perazim representam exatamente o mesmo lugar, dando-nos uma grande revelação da parte de Deus, e um ensinamento precioso para os nossos dias de batalhas e dificuldades. O termo REFAIM descende de uma série de outros nomes bíblicos e basicamente os significados são os mesmos: Nefilins, Emins, Anaquins e Eniquins significam “poderosos”, “fortes”, “guerreiros”, “valentes” e principalmente GIGANTES, uma espécie de mistura entre seres espirituais e seres humanos, de fato, anjos caídos que se apaixonaram por mulheres da terra e mantiveram relações com elas, gerando filhos anormais, com grande força e poder de destruição. A Primeira vez em que encontramos este texto na bíblia está em Gênesis 6.4 - “Naqueles dias havia Nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos” – Desta forma a tradução literal para Vale de Refaim é Vale dos Gigantes. O outro nome encontrado é Baal-Perazin. Este título significa “O Senhor que rompe Barreiras” e ainda “O Senhor que Destroi (nvi)”, no sentido de destruir os inimigos do povo de Deus. Ao destruí-los então, o Senhor transformou o Vale dos Gigantes na “Terra de Vitórias”. É por este motivo que Davi mudou o nome do Vale de Refaim depois de receber a vitória.

Todos nós podemos fazer esta escolha. Os problemas são os mesmos, os gigantes em geral são iguais para todos. O que muda é o nome que daremos ao nosso lugar de batalhas: Hoje você poderá fazer esta escolha: Onde você vai ficar, no vale de Refaim ou em Baal-Perazim, no vale de Gigante ou na Terra de Vitórias.

O inimigo não se conforma 
com a sua vitória
       Já pregamos sobre baseados neste título – “Deus escolheu os pequenos para fazer coisas grandes”. Davi era entre os seus irmãos o de menor estatura, mesmo assim Deus o escolheu. Deus sempre escolhe entre os menores para fazer as coisas maiores. Davi era diferente dos seus irmãos. A bíblia diz que Davi era Ruivo, enquanto seus irmãos se assemelhavam ao padrão étnico da região, pele escura e cabelos crespos. Deus escolhe os diferentes para fazer coisas diferentes. Nós somos pessoas diferentes do mundo porque não nos contaminamos com as coisas do mundo, nós somos pequenos porque ainda há muito mais não crentes do que crentes na face da terra.

Por menor e mais diferente que você seja Deus te escolheu para fazer coisas grandes e diferentes. O Senhor te escolheu para fazer a diferença no mundo, fazer coisas grandiosas que ninguém até hoje conseguiu fazer.

       Quando alguém de estatura menor, é escolhido para fazer coisas grandes o inimigo se levanta no Vale de Refaim, o vale dos Gigantes. Há sempre um gigante pronto para tentar roubar a sua vitória. O Vale de Refaim é o lugar de luta. Quando você tem um grande projeto, o inimigo te conduz ao Vale de Refaim, quando você tem uma grande benção para receber, ele faz o possível para cercar você por lá. Muitos nesta hora poderão dizer que estes gigantes já foram extintos, mas este é um engano. De fato eles estão vivos e atuantes e posso apresentar alguns: Há um gigante chamado “Conflito Familiar”, outro chamado “Dificuldades no Casamento”, um outro muito conhecido e bem atuante chama-se “Dificuldade Financeira” e a lista se estende por muitos outros nomes; O gigante da doença, falta de fé, depressão, ego, entre outros.

       Deus te chamou para ser um exterminador de gigantes. Problemas não vão deter a sua vitória. De uma certa forma Deus permite a presença destes gigantes para tornar você uma pessoa mais forte e mais preparada. Você sempre vai poder mudar o nome do seu vale de Refaim para Baal Perazim porque Deus o escolheu para fazer parte da Geração dos Vencedores, a geração de Davi e a geração que nasceu para conquistar. Foi para isto que você veio ao mundo, para conquistar o território do inimigo e humilhá-lo na presença do espírito Santo de Deus. Para você gigantes são exercícios espirituais, e não barreiras espirituais e todo crente que enfrente suas barreiras sai vencedor no final da história.

Quer se vencedor? Erga a tua mão e declare! Hoje é o dia da minha vitória, porque hoje é o dia em que todas barreiras vão cair por terra na sua vida.
A palavra de Deus está repleta de homens que, de forma figurada, foram ao Vale de Refaim e mudaram o nome das suas batalhas para Baal-Perazim.

Vamos conhecer alguns.
       O PRIMEIRO É JOSÉ – O Senhor escolheu José para ser um grande homem, poderoso e próspero. Quando lemos a respeito de José percebemos que ele era o menor entre os seus irmãos, e sendo assim o inimigo não iria se conformar em deixar o menor ser o maior, porém o Senhor já havia confirmado a vitória de José tal e qual Deus já confirmou a sua vitória. Para chegar a sua “Baal-Perazim” José foi vendido aos Egípcios e precisou enfrentar o gigante da escravidão. Cristão não pode ser escravo do pecado, cristão não pode ser escravo do vício. Deus te chamou para enfrentar gigantes e hoje eles precisam cair por terra na sua vida. Também para chegar a Baal-Perazim José precisou enfrentar o gigante da tentação. Se o jovem José tivesse cedido à tentação da mulher de Potifar, jamais teria atingido os seus objetivos. Se você ceder a tentação jamais sairá do Vale de Refidim. Levante-se pequeno homem! Levante-se pequena mulher! Deus os chamou para derrubar gigantes e se tornar mais do que vencedor. Você não vai cair, você vai levantar em meio as suas tentações.

Depois de passar por tudo isto a vida de José foi repleta de vitórias. PRIMEIRO – Os sonhos de José se confirmaram. Acredite nos seus sonhos, pois eles vão se confirmar na sua vida! SEGUNDO – José foi instrumento de salvação para a sua família. Acredite, sua família está na rota de encontro com o Senhor Jesus e você é o farol que ilumina o caminho! TERCEIRO – José se tornou homem poderoso no Egito. Compreenda: O Egito representa o mundo em que vivemos. Isto significa que neste terra onde estamos, Deus vai levantar você como pessoa poderosa para ser uma autoridade diante dos ímpios.  QUARTO – José se tornou uma referência para todas as outras gerações. Cries nisto: Muitas décadas depois, você será lembrando pela sua obra, pela sua coragem e pela sua fé.  

Você vai vencer o gigante da escravidão, e o gigante da tentação, porque Deus te chamou para ser vencedor em meios às lutas e as batalhas armadas contra você.

O SEGUNDO É DANIEL – Daniel é aquele a quem, por três vezes o Senhor chamou de amigo. Esta condição tão escancarada de “parceria” (amizade) entre Deus e Daniel não o poupou de passar pelo Vale de Refaim e ter de enfrentar gigantes. Daniel enfrentou o gigante da idolatria e para provar que era fiel não se poupou de ser lançado na cova dos leões. Quantos leões você vai precisar enfrentar para provar que Deus é realmente o Deus da sua vida? Seja forte, não desista! Deus tem um propósito em permitir que você esteja na cova dos leões e certamente é humilhar o inimigo que te oprime, mas se você for fiel independente dos gigantes certamente duas coisas vão acontecer; PRIMEIRO – Os anjos de Deus fecharão a boca dos Leões. Os leões podem estar do seu lado, mas não vão tocá-lo, pois eles vão ver que há luz de Deus na sua vida; SEGUNDO – O lugar de morte vai se transformar em lugar de vitória. A cova dos Leões era o “Vale de Redifim” de Daniel. No mesmo lugar onde 20 príncipes, tentaram subjugar a autoridade  de Daniel, eles foram lançados e despedaçados. A Cova se tornou a Baal-Perazim de Daniel, onde o Senhor destrói os seus inimigos e dá vitória aos seus filhos. TERCEIRO – O Gigante vai reconhecer o seu Deus e a autoridade do seu Deus. As palavras de Dário ao ver Daniel salvo são célebres: Ele disse – “Ele livra e salva, faz sinais e maravilhas, no céu e na terra...”. Prepare-se Deus vai fazer deste leão que te oprime um cordeirinho obediente!

Se você deseja vencer todas estas coisas, ouça o que diz a palavra de Deus. Há um convite do Senhor para você se tornar um exterminador de gigantes, um grande lutador vitorioso nas batalhas. Não tenha medo, lute sem dó porque Deus está com você nesta batalha.

Davi o exterminador de gigantes
O texto que lemos fala a respeito do jovem Davi. Davi foi profissional em vencer gigantes e Deus não trabalha com amadores neste tipo de batalha. Só profissionais em derrubar gigantes entram no reino dos Céus. Davi era um filho bastardo e por isto foi rejeitado pelos seus irmãos e familiares. Esta rejeição não era pequena, seus irmãos o odiavam e ainda por cima seu pai nada fazia para ajudá-lo. Até aqui Davi enfrentava dois gigantes, o da rejeição, e o do ódio. O gigante da humilhação também esteve presente. Davi era pastor de ovelhas e este era um serviço sujo naquela época, em geral, destinado aos bastardos. Você pensa que acabou? Pense num garoto franzino de 1.60m enfrentando um urso e um leão! Talvez seja assim com você hoje, sentindo-se menor entre todos, fraco e abandonado. Davi nunca esteve abandonado! Deus sempre esteve com ele assim como sempre vai estar com você. Com a presença de Deus, Davi se tornou maior do que os seus irmãos e os seus problemas. Davi se tornou tão profissional em enfrentar gigantes que foi o único a derrubar sozinho o um gigante Filisteu. Davi se tornou tão preparado para as batalhas da vida que passou fácil por Saul e Absalão. Davi se tornou tão astuto que foi capaz de enfrentar as dificuldades com os seus filhos e não perder a cabeça. O vale de Refaim não foi uma passagem corriqueira na vida de Davi, e sim um lugar de reflexão, treinamento e aprendizado. Faça como Davi, transforme seu vale em campo de treinamento. Você vai sair fortalecido e preparado para grandes batalhas e também para grandes vitórias.

Vamos aprender através da sabedoria do Rei Davi, como ele venceu seus inimigos no Vale de Refaim, o Vale dos Gigantes. Guarde com você estas passagens e certamente você sairá vitorioso tal e qual foi este grande “pequeno” homem de Deus.

Quando um gigante surgir, vá para a fortaleza!
Quando os filisteus resolveram guerrear contra Davi, sua primeira atitude foi correr para a Fortaleza. Algumas pessoas se esquecem deste princípio e nos momentos de batalha correm para qualquer lado, desesperados. Você não pode agir como todo mundo! Está difícil venha para a sua fortaleza. Nós temos uma fortaleza chamada “templo”, “igreja”. É na igreja onde recebemos o alimento e a instrução para vencer gigantes. Nos momentos de dificuldades vá à igreja. Haverá sempre alguém pronto a ajudar você.

       Ouça a voz de Deus para enfrentar gigantes.
       O versículo 19 diz –Davi perguntou ao Senhor: “Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos?”. Uma das grandes dificuldades na vida do homem é tomar atitudes sem pensar. O mundo conforme compreendemos atualmente nos ensinou a tomar decisões sempre muito rápidas, mas a palavra de Deus fala o contrário. Ela diz – “Esperei com paciência no senhor, ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor (Sl 40.1)”. É preciso perguntar a Deus a respeito das nossas ações. Não tome decisões sem falar com Deus. Ele sempre terá uma resposta para você. A Davi o Senhor disse – “Vá, eu os entregarei nas suas mãos”. A voz de Senhor é a voz da verdade. Deus não dá resposta de derrota e sim de vitória. Ore a Deus fale com Ele e vá! Deus vai guerrear com você nesta batalha e os gigantes da sua vida vão cair.

Você nunca estará sozinho no vale de Refaim
       A solidão é um sentimento pavoroso, capaz de maximizar outros sentimentos como medo e pânico. Nos momentos de dificuldade ninguém quer estar sozinho. É sempre mais fácil enfrentar os nossos gigantes quando estamos acompanhados de bons amigos, irmãos em Cristo ou bons soldados. No primeiro livro de Crônicas a palavra de Deus nos dá um relato a respeito dos aliados de Davi. Homens poderosos e fortes que se juntaram a ele para derrubar gigantes e enfrentar batalhas. O versículo 8 diz – “Da tribo de Gade alguns aliaram-se a Davi em sua fortaleza no deserto” – Gade foi o sétimo filho de Jacó, e o primeiro de Zilpa sua primeira esposa. Jacó profetizava a todos os seus filhos e para Gade ele disse: “Gade, uma guerrilha o acometerá”. Este filho de Jacó foi preparado desde criança para ser guerreiro, em sua tribo estão vários dos valentes de Davi. Muito antes das suas batalhas acontecerem Deus já está preparando gente competente para guerrear com você”. A palavra de Deus diz que – “Eram guerreiros corajosos, prontos para o combate, e sabiam lutar com escudo e com lança”. “Escudo é defesa, lança é ataque. Deus vai colocar do seu lado pessoas para te defender e pessoas para atacar os gigantes na sua vida” . Como dissemos, estes gigantes não eram homens naturais e isto também nos indica que a batalha não pode ser vencida apenas de forma natural. 1º Crônicas 12.8 termina assim – “Tinham a bravura de um leão e eram ágeis como gazelas nos montes...”. O leão é considerado o mamífero mais poderoso da terra! Deus não manda qualquer um para lutar na sua causa. Se o gigante é um “lobo” na sua vida é grande avise-o para se preparar pois há um exército de Leões prontos para atacá-los. Bravura não é tudo é preciso ter agilidade. Uma gazela é capaz de saltar algo entre 4 e 6 metros de distância e correr a velocidades altíssimas. Quando este gigante na sua vida achar que está vencendo, ele vai estar perdendo, quando achar que está na frente ele vai estar atrás. Você não está sozinho, você está cercado de um exército poderoso treinado no Vale de Refaim, mas diplomado em Baal-Perazin, onde o Senhor destrói todos que se levantam contra os seus filhos.

Deus vai transformar o campo 
de batalha em lugar de vitória.
       O versículo 20 de 2º Samuel 5 é tremendo, segundo as escrituras Davi disse: “Pelas minhas mãos o Senhor destruiu os inimigos diante de mim” (...) e então aquele lugar passou a chamar-se Baal-Perzain (O Senhor que destrói). Hoje Deus está transformando o seu Vale de Gigantes na terra de vitórias. Hoje o Senhor está transformando o seu Vale de Refaim em Baal-Perazim. Vamos orar e guerrear juntos nesta (noite, manhã, tarde...) pois é hora de mudar algumas coisas na sua vida.

- O GIGANTE DA TRISTEZA vai cair!
- O GIGANTE DAS DIVIDAS vai cair!
- O GIGANTE DO MEDO vai cair
- O GIGANTE DA DÚVIDA vai cair agora!

Pois com certeza você saiu do Vale de Refaim e entrou em Baal Perazim.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

3 comentários:

  1. Glória a Deus, sim todos esses gigantes cairá por terra, assim seja.

    ResponderExcluir
  2. Amei está palavra! Deus continue abençoando 🖐️

    ResponderExcluir
  3. GLÓRIAS AO DEUS ALTÍSSIMO,ESSES GIGANTES VÃO CAIR TODOS POR TERRA,PORQUE NOSSO GENERAL DE GUERRA, VAI PELEJAR POR NÓS.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe