domingo, 19 de janeiro de 2014

O seu passado não te condena


       ESBOÇO DA MENSAGEM DE DOMINGO, 19/01/2014 - IMUB-Leste-SP (IMUEG) - O Salmo 40.2 nos dá a realidade de fato da sua vida após conhecer Jesus – “Ele me tirou de um poço de destruição e de um atoleiro de lama, pôs os meus pés sobre a rocha e firmou-me num local seguro”. Em poucas palavras este Salmo apresenta o antes e o depois do Cristão. Analisando com um pouco mais de atenção é possível perceber como você era antes e como “deve” ser você hoje.

       Antes você estava em um poço de destruição  - Esta era a sua condição antes de conhecer Jesus. Sua vida poderia parecer feliz mas não era, poderia parecer próspera mas não era. Lucas 19.10 diz – “Pois o filho do homem veio buscar o que estava perdido”. Você era uma vida perdida e condenada à morte em um poço chamado “inferno”, mas Jesus veio para oferecer uma nova perspectiva de vida. Você é uma pessoa Salva, pelo sangue do Senhor Jesus Cristo!

Antes você estava em um atoleiro de lama – Em Gênesis, logo no princípio, uma das primeiras ações do Pai foi fazer separação entre água e terra, entre a parte seca e a parte úmida. A “lama”, simbolicamente representa a confusão espiritual estabelecida por satanás no plano físico no qual o homem está inserido. Jó 30:19 diz – “Lança-me na lama e sou reduzido a pó e cinza...”. A sabedoria popular confirma isto através de uma frase popular “Fulano está na lama”. Quem está na lama não consegue andar, ao invés de subir afunda, e se não encontrar socorro rápido certamente morre.

       Mas agora Jesus colocou os seus pés sobre a rocha – A segunda parte do Salmo 40.2 mostra a condição onde você deve estar depois de conhecer Jesus, com os pés firmados em uma rocha. Rocha é uma estrutura firme, criada por Deus, e única! Não há duas rochas iguais. Isto significa que você precisa estar firmando, em uma estrutura firme chamada “Palavra de Deus”, criada por Deus, e não pela doutrina dos homens, e única. A palavra de Deus é uma só. Ela cura, salva e liberta todos os que creem.

Agora você está firme em lugar seguro O lugar seguro é a sua “casa de paz”. É onde você está à vontade para falar com Deus, para se derramar na presença dEle, exercer o seu ministério e a autoridade de Cristo derramada sobre a sua vida para vencer todas as dificuldades e desafios impostas pelas setas inflamadas do maligno. Cristão precisa ser firme na opinião: Jesus é o meu salvador! Cristão precisa ser firme na atitude: Sigo com amor as ordenanças do meu Pai.

       A segunda parte do Salmo 40.2 deveria representar a sua estrutura de vida desde quando você aceitou Jesus até agora, porém, e sempre há um porém, há um intercessor negativo chamado satanás, incumbido de fazer da sua vida um desastre em todos os sentidos. Ao longo dos milênios Satanás utiliza todo o conhecimento acumulado a respeito das suas gerações para aplicar na sua atualidade de vida. O mundo espiritual compreende dois tipos de eternidade angelical. A primeira são os anjos do senhor, eternos para todo o sempre, e a segunda são os anjos caídos, eternos até que o Senhor volte. Isto nos dá um aprendizado interessante e que você precisa ter sempre em mente. Anjos do Senhor acompanham as nossas gerações e anjos do mal também. O que você talvez não saiba a respeito das suas antigas gerações, Deus e os anjos certamente sabem e esta informação é um tesouro precioso na mão do inimigo quando se trata de prejudicar a nossa vida com Deus. Não é raro encontrar  cristãos acuados em suas vidas por causas das lembranças do passado. Quantos irmãos e irmãs sentem-se todos os dias humilhados por causa de palavras lançadas sobre a sua vida há anos atrás e que até a atualidade continuam gerando prejuízo. Uma palavra, uma atitude, um pensamento, enfim. Todas estas situações trazem para o nosso presente o peso da acusação na sua vida e se não for tratado pode lhe trazer prejuízos presentes e futuros irreparáveis.

       Há cristãos de diversas etnias, cores, culturas e padrões. Em uma igreja encontram-se, ex drogados, ex fumantes, ex ladrões, ex alcoólatras, pessoas que antes eram violentas, bocas-sujas, fofoqueiras, briguentas,  pessoas que possuíam comportamentos sexuais adversos aos mandamentos de Deus e ainda aquelas que praticavam religiões fundamentadas em demônios e ideologias humanistas. Toda estas situações fazem parte da complexa rede de lembranças estruturada pelo inimigo e em várias oportunidades o ele as utiliza para acusar, rebaixar e até mesmo fazer você voltar as práticas antigas da sua vida. Esta estratégia pode ser eficaz por um motivo conhecido: A psicologia define as lembranças como fator de extrema importância na formação do caráter e do comportamento do ser humano na sua atualidade de vida.

       Ouvir a palavra de Deus, compreendê-la e agir conforme o seu entendimento é um fator de sucesso para o Cristão. Há um texto precioso em 2ª Coríntios 5.17, bastante conhecido e que diz – “Se alguém está em Cristo, e nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”. Este texto nos diz com outras palavras o mesmo contexto encontrado no Salmo 40.2. Uma cristão não pode ser vencido pelas lembranças do passado. Por mais que o inimigo tente fazer você voltar ao passado Jesus é o seu porto seguro. O inimigo quer ver você naufragando, enfurnado em um mar de lama, sofrendo o peso das acusações, mas Jesus tem uma proposta diferente. Com Jesus você saiu do naufrágio, e agora pode agir conforme os filhos de Deus.

       Há um homem na palavra de Deus cujas atitudes anteriores o faziam ser constantemente acusado. Tal e qual o Salmo 40.2 que possui antes e depois, o seu nome também tem antes e depois. Seu primeiro nome era Shaul, ou Saulo, mas depois de ter um encontro com Deus, passou a chamar Paulo. Este Paulo certamente é um dos maiores nomes da fé Cristã após Jesus, escreveu a maior parte do Novo Testamento, lutou contra poderes importantes em nome do evangelho e não se importou de morrer em nome da sua fé Cristã. Mas Paulo, nem sempre foi assim. A bíblia mostra o apóstolo Paulo como um violento perseguidor dos Cristãos, antes de conhecer Jesus. A bíblia diz que Paulo respirava “ameaças de morte” contra os Cristãos. Paulo enviava cartas visando condenar e matar a fé cristã.  Em Atos 9 encontramos o relato da conversão de Paulo. Em sua viagem para Damasco onde perseguiria o povo Cristão, o apóstolo Paulo teve um encontro com Deus, ouviu a voz de Deus, e tornou-se um Cristão verdadeiro.  Mas, este fato não livrou Paulo das lembranças do passado. Logo no início da sua carreira Cristã, Ananias faz questão de lembrar a Deus a respeito de quem era Paulo. Quando o Senhor pede a Ananias para ir até a casa de Judas na rua chamada Direita, e perguntar por Saulo de Tarso, veja o que diz Ananias (Atos 9.13-14) – “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo mal que ele tem feito aos seus santos em Jerusalém. 14 Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”. Veja! Paulo já estava liberto, mas as lembranças do passado de Paulo ainda assombravam as pessoas à sua volta e a ele mesmo. Esta situação acontece ainda hoje. Talvez você esteja plenamente convertido ao evangelho, mas as pessoas à sua volta ainda te olhem exatamente como olhavam antes, dentro do mesmo conceito. Este é o banco de dados do inimigo funcionando para manter o estado de condenação onde você estava antes. A resposta de Deus para esta situação esta em Atos 9.15  - O Senhor disse a Ananias. Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. As lembranças do passado não podem lhe impedir de seguir em frente. Deus te escolheu entre milhares para fazer diferença entre os gentios que não conhecem a palavra de Deus, entre as autoridades relutantes em obedecê-lo e até mesmo o seu próprio povo (Israel = povo de Deus), onde você pode ser exercer um grande ministério. Lembranças não vão para a sua vida!

       O desejo do inimigo é fazê-lo naufragar nas suas lembranças. Mas o apóstolo Paulo nos ensina a vencer estes naufrágios. Em 2ª Coríntios 11.24 o apostolo Paulo diz – “...por três vezes naufraguei, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar”. Se a lembrança do primeiro naufrágio tocasse a vida de Paulo, ele jamais teria ido enfrente. Na viagem à Roma após ter sido julgado, Paulo foi enviado a Roma, em Atos 27 e 28 o apóstolo Paulo enfrentou uma grande tempestade e o navio onde estava Naufragou. Especificamente no capítulo 28, o Senhor nos permitiu grandes ensinamentos através da vida de Paulo para vencer as lembranças do passado que tentam fazer naufragar a sua fé em Cristo Jesus.

Abra sua mente, observe com atenção 
e o Senhor lhe dará grandes estratégias 
para vencer lembranças do passado 
através destes ensinamentos.

PRIMEIRO – Saiba onde você está
       Atos 28.1 – Uma vez em terra, descobrimos que a ilha se chamava Malta. A Ilha de Malta era conhecida por ser um polo produtor de mel. Os gregos a chamavam de “Melitê”, ou seja “Mel doce”. Já os fenícios tinham uma outra tradução para a palavra. Malta era rodeada de baias lindíssimas, e a sua beleza levou-os a chamá-la de “Maleth” que significa “Paraíso”. No antigo testamento Deus fez uma promessa ao povo hebreu: Eles iriam para uma terra onde emanava “leite e mel”.

Não tenha dúvidas quanto isto. Você tem uma passagem garantida uma passagem para esta terra. Se você obedecer ao Senhor, você pode estar em qualquer lugar do mundo, mas Jesus estará ali fazendo brotar o leite que sustenta e o mel que adoça os seus dias de vida.

       Apocalipse 2.7 diz – “Aquele que tiver ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.  Você é esta pessoa vencedora. Você já está no caminho, encontrou-se com Jesus, e nenhuma lembrança do passado vai levá-lo a desviar-se do seu caminho que é o Paraíso. Para vencer as acusações do inimigo tenha certeza de onde você está; firmado na rocha que é Jesus Cristo e salvador, em uma terra onde você foi posto por cabeça e não por cauda.  

SEGUNDO – Onde tem cristão, em fogo!
Atos 28.1 – Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio. Chuva e Frio, representam a realidade dos nossos dias em uma terra onde somos meros visitantes. Você foi projetado para viver uma terra gloriosa, por isto seremos ressuscitados em “glória” (atos 15). Estamos debaixo da chuva de acusações do inimigo, e da frieza do coração dos homens. Você é cristão, então seja diferente: Faça uma fogueira! O fogo representa a presença de Deus na vida do homem. Só o fogo do Espírito Santo de Deus pode queimar as lembranças do passado, então acenda agora este fogo na sua vida e deixe o poder de Deus operar sobre os seus impedimentos e as suas lembranças.

TERCEIRO – Trabalhe, enfrente.
Atos 28.2 – Paulo ajuntou um monte de gravetos...”. Note que a fogueira já estava acesa, de certo com grandes pedaços de madeira pois o fogo precisava ser alto para aquecer a baixa temperatura e a grande quantidade de pessoas. Paulo havia acabado de sair de um naufrágio, enfrentou ondas altas e geladas e chegou em terra firme. Ele poderia muito bem ter se deitado ao lado da fogueira e deixado as pessoas trabalharem pois estava enfraquecido pelas dificuldades que acabara de passar.  Paulo porém, reúne as suas forças e vai pegar o que ele pode: Gravetos! Evidente que enfraquecido ele não poderia pegar grandes pedaços de madeira, mas podia pegar gravetos, então pensou – “que assim seja!”. Deus sempre nos deu uma ordem: Levante-se! Deu esta ordem a Josué, Elias, Davi e também a Paulo. Um graveto pode não ser a solução mas é a esperança. Em 1ª. Reis 17, o Senhor envia Elias a uma cidade chamada Serepta, naquele lugar ele encontra uma mulher colhendo “gravetos”.  O que representavam estes gravetos? A esperança ! Deus enviou Elias àquela mulher, ela fez o fogo, utilizou a farinha e o azeite que tinha para fazer um bolo para Elias (Elias representava o Messias) e a pequena esperança virou uma grande vitória. Não faltou mais azeite na vasilha daquela mulher, e também não lhe faltou farinha.  

Se você está fraco e não pode trazer troncos, traga gravetos! Cada graveto será uma contribuição para a grande obra que o Senhor Jesus irá fazer na sua vida!

QUARTO – Enfrente as lembranças.
Atos 28.3 – Paulo juntou um monte de gravetos... – Enquanto Paulo andava, pensava na sua vida. Cada graveto representava para Paulo uma lembrança. Aos olhos humanos o fogo já estava alto e não precisava dos gravetos de Paulo, mas Paulo precisava jogar os gravetos no fogo, mudar o pensamento, distrair a mente. Ficar ao lado dos presos e dos soldados do Naufrágio representava ficar lembrando do acidente e do que viria pela frente. Junte os seus gravetos! Quais são as lembranças que precisam ser queimadas hoje? Pegue os seus gravetos e prepare-se porque eles vão queimar na fogueira Espírito Santo de Deus.

QUINTO – Enfrente o acusador.
Atos 28.3 – ...Quando colocava os gravetos no fogo, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se à sua mão. Livrar-se das lembranças e dos hábitos antigos representa livrar-se das possibilidades de acusação do inimigo. Você é uma nova criatura, livre e desimpedida para exercer o seu ministério em Cristo Jesus, porém satanás nunca vai se conformar com isto irá fazer o possível acusar e envergonhar você diante dos seus semelhantes. Veja o apóstolo Paulo: No exato momento em que jogava seus gravetos no fogo uma “serpente fugindo do calor o atacou”. A serpente representa satanás. Ele não suporta o fogo do Espírito Santo e vai lutar até o último momento para impedir o seu sucesso. Note que a víbora prendeu-se a mão de Paulo. A mão tem grande representação na palavra de Deus. Com a mão de Deus fomos moldados, com a mão profetizamos, com a mão abençoamos. A serpente queria humilhar o poder e a unção de Paulo.

SEXTO – Não se deixe levar por palavras .
Atos 28.4 – Quando os habitantes da ilha viram a cobra agarrada na mão de Paulo, disseram uns aos outros: “Certamente este homem é assassino, pois tendo escapado do mar a Justiça não lhe permite viver”. Muitas pessoas ao longo da sua carreira cristã vão ver esta serpente na sua mão. O inimigo sempre vai colocar você diante de situações de risco, vergonha e humilhação e muitas vezes estas situações terão um fundo de verdade. Veja o que disseram: “Certamente este homem é assassino”. Paulo de fato “foi” um assassino, pois mandava matar os cristãos sem nenhuma cerimônia e se não tivesse sido convertido pelo poder de Deus “a Justiça divina não o deixaria viver”. Aqui o inimigo trabalhou com a sua especialidade: “verdade misturada com mentira” e “distorção da palavra de Deus.”  Imagine se Paulo tivesse sucumbido às palavras daqueles homens. Certamente se não tivesse inchado e morrido pelo veneno da cobra, teria morrido pelas suas crenças pagãs.

SÉTIMO – Confie no poder de Deus
Atos 28.5 - Mas Paulo, sacudindo a cobra no fogo, não sofreu mal algum. Paulo tinha consciência do poder no qual estava constituído. O texto em Marcos 16.17-18 estava claro em sua mente – “Estes sinais acompanharão os que crerem, em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes, e se beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum, imporão as mãos sobres os doentes e ficarão curados”. Paulo olhou para aquela víbora e no seu íntimo ela não passava de um animal como outro qualquer. Sacudiu a víbora, lançou-a no fogo quebrou as expectativas do inimigo em humilhá-lo. Hoje pelo poder do Espírito Santo de Deus você vai quebrar as expectativas do inimigo na sua vida. Mostre a ele que você é uma nova criatura e as coisas do passado não interferem na sua posição diante de Deus. Comece a sacudir esta víbora presa na sua mão, pois ela vai queimar e nunca mais vai atrapalhar a sua vida.

OITAVO – Mostre as pessoas que você é diferente
Atos 28.6 - Eles, porém, esperavam que ele começasse a inchar, ou que caisse morto de repente, mas tendo esperado muito tempo e vendo que nada de estranho lhe sucedia, mudaram de idéia e passaram a dizer que ele era um Deus. Talvez as pessoas que têm acompanhado você como cristão (aqui na igreja), estejam esperando o momento em que você vai voltar a ser exatamente como era antes ou quem. Uns esperam ver você “inchado” das coisas ruins que antes estavam na sua vida, outros na rua até convidam você para sair, e “beber até cair...”. Você chegou até aqui porque o Senhor tem um propósito na sua vida. Você está sendo preparado para contrariar as estatísticas. Lembranças e desejos do passado não vão atuar na sua vida, não vão atrapalhar a sua caminhada com Deus.  Muito em breve as pessoas vão começar a te olhar para e dizer: Realmente você está diferente, a mão de Deus está sobre você! Elas vão mudar de ideia ao seu respeito e você vai ser respeitado em nome de Jesus!

NONO – Mostre o poder de Deus na sua vida
Depois de tudo isto, Paulo ficou conhecido na Ilha de Malta e Públio o homem mais poderoso da região o convidou para ir a sua casa. Lá chegando encontrou seu pai doente e acamado, com febre e disenteria. Paulo colocou as mãos sobre aquele homem e ele foi curado. Comece a exercer a sua autoridade. Ore a Deus e Ele vai manifestar milagres através da sua vida. Você pode ser instrumento de cura na sua casa, na sua igreja e em todos os lugares onde pisar. Creia nisto, a autoridade de Deus está sobre você.

OS RESULTADOS DE 
UMA MENTE CURADA
Atos 28.9 – Tendo acontecido isto, os outros doentes da ilha vieram e foram curados! Quando você se livrar do peso destas lembranças na sua vida, o poder de Deus vai se instalar definitivamente em você. As pessoas vão ver a sua luz e vão te procurar para serem curadas tal e qual você é curado. Você será instrumento de cura na vida das pessoas!

Atos 28.10 – Eles nos prestaram muitas honras... Você será honrado. O texto diz – “Eles nos prestaram...”. Não só Paulo, ma todas à sua volta foram honrados. Paulo estava explodindo em bênçãos para todos os lados e abençoando a todos até mesmo os soldados que o aprisionaram. Deus vai honrar a sua família, seus patrões, seus amigos, seu ministério. Creia no Senhor Jesus e será salvo, tu é os da tua casa! (Atos, 16.31)

Atos 28.10 – ...nos forneceram os suprimentos necessários para embarcar.  Deus vai gerar provisão de bênçãos na sua vida, bênçãos materiais e bênçãos espirituais. Na sua viagem por esta vida você não passará necessidade. Deus vai honrar a sua mente renovada!

       Lembranças são presentes de Deus e nós devemos selecionar as boas e guardá-las, as ruins e queimá-las. Há uma fogueira acesa pelo poder do Espírito Santo, pegue os seus gravetos e queime-os no fogo ainda hoje. Deus vai honrar você, conforme honrou Paulo. Creia nisto.


pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe