terça-feira, 25 de março de 2014

Quatro segredos e quatro promessas de Deus em Êxodo 23

 
       Palavra ministrada domingo, 23/03/2014 no ministério Imueg. Uma das maiores dificuldades na vida do homem é poder configurar-se como uma pessoa de atitude. Muitas pessoas estão amargando há anos uma posição difícil no trabalho pelo simples fato de jamais terem aberto a boca para pedir algo melhor. Quantos casamentos estão abalados até hoje por falta de atitude: A mulher não tem coragem de dizer ao marido a respeito das suas necessidades físicas, sentimentais, psicológicas e até mesmo espirituais, e com isto vivem uma vida de segregação silenciosa dentro da sua própria casa. Por outro lado não são poucos os homens frustrados no casamento por não saberem como conduzir seus relacionamentos. Preferem não falar, não ouvir e muito menos tomar uma atitude para melhorarem o casamento. E o que dizer dos filhos? Quantos estão criando traumas por se acharem preteridos em relação aos outros irmãos e por não tomarem uma atitude para melhorar o relacionamento com seus pais.

É hora de tomar atitude!
Romanos capítulo 13 e versículo 11 diz: “...Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos”.  Esta pregação (este estudo) irá confrontá-lo. Chegou o momento de tomar uma atitude, chegou a hora de mudar a sua vida e vencer as barreiras capazes de impedir a sua felicidade e a sua vitória.

Por favor, abra sua bíblia no livro de Êxodo, o segundo livro de Moisés, onde compartilharemos a  mensagem  contida no capítulo 23, e vamos ler do versículo 20 até o 23 – O texto diz: “Eu envio um anjo adiante de ti, para te guardar pelo caminho, e te levar ao lugar que preparei. 21 Guarda-te diante dEle, e ouve a sua voz. Não te rebeles contra ele, ele não perdoará a vossa rebeldia, pois nele esta o seu nome. 22 Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23 O meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos jeveus e aos jebuseus, e eu os destruirei.

(Oração pela palavra...)

O livro do Êxodo – Muitas pessoas referem-se ao livro de Êxodo como um texto de leis, outros o conhecem por ser o conjunto bíblico onde está contida a história da libertação do povo hebreu que posteriormente iria se tornar o povo Judeu, entretanto este Shemót para os judeus, ou Êxodo para nós, vai muito além do que a grande maioria das pessoas imagina. Não se encontrará na palavra de Deus, nenhum outro livro com tantas referências ao Patriarca Moisés. Êxodo é livro de confirmações, pois grande parte da profecias contidas em Gênesis acontecem no livro de Êxodo. O livro de Êxodo, entre outras características, aponta para a gloriosa redenção do povo Hebreu. É neste texto onde encontramos a figura da redenção através da páscoa e da saída de Israel do Egito. Ainda é neste mesmo livro onde se encontrará o maior número de apontamentos e figuras direcionados ao Messias e claro! Não se pode falar em Êxodo sem pensar no Tabernáculo. Mesmo com mais de 3.500 anos de antecedência o Tabernáculo se configura uma das mais sólidas e espetaculares figurações do Cristo que haveria de vir.  Êxodo é um livro de grandes revelações e profecias abertas a todos os olhos e ouvidos espirituais.

Deus conhece os limites do seu povo
       Deus conhece a limitação do homem atual assim como conhecia os limites do seu povo recém liberto do Egito. De certa forma, tendo construído toda a maquina humana desde o seu primeiro e mais simples órgão até os mais complexos, o Messias tem plena consciência dos seus limites. Você pode não saber o limite da sua capacidade, mas Deus certamente sabe. Você pode não saber até onde pode chegar, mas Deus sabe. Era aquele o terceiro mês da saída dos filhos de Israel da Terra do Egito, tempo em que chegaram ao Deserto do Sinai. Ali o Senhor chamou Moisés ao topo do monte Sinai para conversar com Ele e aquela não foi uma parada comum pois Deus tinha propósitos para o seu povo e através daquela pequena parada. O Senhor escolheu o deserto para instruir seus filhos amados sobre como agir para ter atitudes, vencer limites e chegar ao lugar de descanso e paz.

Talvez neste momento você esteja parado em meio a um deserto, quem sabe com um grande e cansativo monte para subir. Não desanime, pois esta parada é estratégica! Certamente Deus tem propósitos para sua vida. Prepare-se para tomar uma atitude e vencer barreiras.

Deserto, lugar de aprender e crescer
Foi naquela parada em pleno deserto onde o Senhor escreveu as tábuas com os mandamentos. No deserto o Senhor disse: Não matarás, não furtarás, não adulterarás, não dirás falso testemunho (Ex. 20:13). Quando estamos no deserto nossos ouvidos ficam mais propensos a ouvir. Quando se está no deserto é mais fácil ser convencido a tomar a atitude correta! Também foi neste deserto onde o Senhor disse: Não fareis outros deuses ao lado de mim; deuses de prata, ou deuses de ouro (Ex. 20.22). É no deserto onde temos maior facilidade em deixar de lado os falsos deuses que por vezes acompanham a nossa vida. É neste deserto onde temos a plena convicção do conhecimento e autoridade de Deus sobre a sua criação.
Deserto, lugar de descanso?
A princípio pode soar estranho, mas vejamos o desenrolar desta história: Depois de repassar muitas leis, o Senhor estabeleceu duas épocas especiais: O ano do descanso e o dia do descanso. Deus sabia que o seu povo não suportaria viver debaixo de leis e regras, trabalhando duro e sem descansar. Você precisa ter esta consciência: Há um tempo de descanso separado para a sua vida e ele vai chegar. Não sei se será um dia ou um ano, mas certamente o Senhor está preparando um tempo de descanso na sua vida.

Deserto também é lugar de festa!
Depois do descanso, claro! Precisa haver festa. Veja como a palavra de Deus é sábia, concisa e perfeita. Depois das leis que representam o trabalho, vem o descanso, depois do descanso vem a festa. No capítulo 23 e versículo 14 está escrito: Três vezes ao ano me celebrareis festa! Muita gente pensa que cristãos são pessoas sisudas, sérias, mas crente é festeiro! De fato até nos tempos de deserto nós podemos fazer festas.

Crente tem direito a festejar e não é só de vez em quando. Crente tem direito a festejar sempre porque Ele conhece o Deus ao seu lado. Um Deus incapaz de abandonar seus filhos, que fortalece o seu povo e vence os seus inimigos de uma só vez. Você está convidado a fazer festa agora pois o Senhor está neste lugar e você está ao lado dEle.

Os segredos contidos em Êxodo 23
A bíblia, em especial, o antigo testamento deve ser traduzida e transportada para o nosso cotidiano. Um leitor convencional jamais irá compreender os segredos contidos nos textos do antigo testamento. Êxodo 23 possui segredos tremendos capazes de mudar radicalmente sua atitude em relação à vida e a fé. Dentro da nossa proposta de nunca pregar mais do mesmo, traremos a revelação dos versículos base desta ministração (deste estudo)  e você certamente irá adquirir uma outra atitude em relação a varias situações em sua vida.

1º SEGREDO
Deus sempre envia ajuda na hora certa!
       O versículo 20 diz: Eu envio um anjo diante de ti, para te guardar pelo caminho, e te levar ao lugar que preparei. Falar sobre anjos é sempre algo complicado. Anjos são seres servidores, criados exclusivamente para trabalhar para Deus e para os homens. Na carta aos Hebreus 1:14 está escrito – “Não são todos eles espíritos servidores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Um anjo não tem forma definida. O profeta Ezequiel em sua visão, no capítulo primeiro nos dá uma descrição bastante enfática do formato de um anjo. Segundo ele, os anjos tinham 4 rostos, sendo um rosto semelhante ao homem, outro ao leão, ao boi e a águia. Quatro asas tinham estes anjos e também pés de bezerro brilhantes como bronze polido. Como se não bastasse abaixo das 4 asas estes anjos tinham mãos de homens. Tente imaginar algo assim e você ficará bem impactado com a imagem. Por este motivo muitos irmãos compreendem anjos de forma absolutamente mística e há até quem refute a sua autoridade ou a necessidade da sua existência mediante o poder absoluto de Deus, porém anjos são soldados do Senhor enviados para operar em prol das nossas batalhas. Todas as vezes que um homem ou mulher de Deus passa por dificuldades, Deus envia um anjo para auxiliar na batalha. Em 1ª. Reis 19.5 é um anjo quem acorda Elias e lhe providencia ajuda em um momento de desespero, no livro de Daniel 6.22 um anjo foi enviado a Daniel para tirá-lo da boca dos Leões, também no livro de Atos 12.7 foi “de repente que sobreveio um anjo do Senhor, e resplandeceu a luz na prisão onde estava Pedro e tocando no seu lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E assim caíram-lhe as algemas.

Deus sempre vai enviar ajuda na hora certa. Pare de se preocupar porque o reforço está vindo sobre a sua vida. Acredite no poder soberano de Deus sobre as suas dificuldades e tome uma atitude: Levanta-se depressa porque todas as algemas espirituais e físicas da sua vida vão cair. Glorifique o nome do Senhor Jesus!

Quando Deus manda o 
reforço as coisas acontecem
       O Salmo 91:11 diz – “Pois aos seus anjos dará ordem a teu respeito para guardarem todos os seus caminhos”. Se você tomar uma atitude hoje Deus dará ordens aos anjos e os seus caminhos estarão guardados. Em outras palavras, onde você colocar a planta dos seus pés, antes, a proteção divina já terá passado por lá. Quais caminhos na sua vida necessitam de proteção? Talvez seja o seu casamento, seu trabalho, seus negócios, seu ministério, e todas as outras áreas onde haja necessidade. O inimigo tem uma estratégia peculiar na sua forma de atuar: satanás tenta todo o tempo fazer você focar no seu problema e não no Deus da solução. Com isto ficamos cegos e medimos por baixo o poder do Messias sendo capazes de nos deixar abater por uma única dificuldade. Em 2ª. Reis 19 a bíblia relata uma grande batalha entre Ezequias e um rei Assírio chamado Senaqueribe. Este homem tinha muitos soldados e seu exército era avassalador. Aos olhos humanos não havia obstáculos para Senaqueribe, mas Ezequias tinha foco no Senhor e não em Senaqueribe e é por isto que no versículo 35 está escrito: “Naquela mesma noite, saiu um anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios 185 mil deles. Levantando-se os assírios pela manhã cedo, viram que todos estes eram cadáveres”.

Um anjo, 185 mil problemas, uma noite de batalha e uma grande vitória na virada do dia! E você está preocupado com “um mísero problema”? Ele não é páreo para o Deus da Glória que está sobre a sua vida. Tome uma atitude, clame no nome do Senhor e este seu problema certamente será um cadáver ao amanhecer. Glorifique o nome do Senhor.

2º SEGREDO
Não duvide do poder de Deus
       Há uma tendência natural na vida do homem de desconfiar do poder de Deus em determinados momentos. Efésios 6.13 nos adverte quanto a isto dizendo: ... “Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. Todo cristão prevenido presta atenção em Efésios 6.13. Um cristão bem protegido é um cristão cheio de fé, de autoridade, capaz de impor terror às setas inflamadas do inimigo. O versículo 21 de Êxodo 23 possui caminhos tremendos para você jamais duvidar do poder de Deus. Ele diz: “Guarda-te diante dEle”. Este termo “guardar” traduz-se originalmente por “esconder-se”. Se você tem a necessidade de se esconder faça isto, embaixo das asas do Senhor. O Salmo 91.4 diz – “Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua fidelidade será seu escudo e broquel”

Não duvide pois o Senhor está com você. Esconda-se sob as asas do altíssimo, descanse à sombra do onipotente. O Deus Jeová é fiel e justo para atender o seu clamor. Tome uma atitude e clame. Existe um Deus soberano esperando para ouvir.

3º SEGREDO
Pois nele está o meu nome!
       Esta sem dúvida é uma das afirmações enigmáticas do livro de Êxodo. Como assim o meu nome está nele? Para compreender a revelação deste texto você precisa ir comigo até o Ilha de Patmos fazer uma visita rápida às revelações do apóstolo João constantes no livro de Apocalipse, capítulo 19. Abra agora o seus olhos espirituais e compreenda a revelação profética deste texto: Deus é representado pela trindade composta do Pai, do Filho e do Espírito Santo de Deus. Como dissemos o Livro de  Êxodo configura-se no antigo testamento como o livro com maior número de figurações de Jesus e esta passagem é uma delas. O Pai, está prometendo enviar o filho. Por isto ele diz: “O meu nome está nEle”. Talvez você não tenha a dimensão do seu poder, mas eu posso lhe dar uma breve descrição escrita no livro de Apocalipse:  Seus olhos são como chamas de fogo, está vestido num manto salpicado de sangue, e o nome pelo qual se chama é verbo de Deus, atrás dele seguem-no exércitos que estão no céu, em cavalos brancos vestidos de linho fino branco e puro, da sua boca sai uma espada afiada para ferir com ela as nações e no manto sobre a sua coxa está escrito o nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Agora é o momento de você tomar uma atitude, pois o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores está sendo enviado até você para salvá-lo de todas as suas dificuldades. Agora é a hora da virada na sua vida. Não tenha duvidas, não tema. Deus está com você.

4º SEGREDO
Seus inimigos vão comprar briga com Deus
       O final do versículo 22 diz assim: “Serei inimigo dos seus inimigos e adversário dos seus adversários”.  Existem loucos para todas as ocasiões neste mundo, inclusive para comprar briga com Deus. Veja as palavras do Senhor – “Serei inimigo dos seus inimigos e adversário dos seus adversários”. Davi era homem mas pelo poder de Deus venceu um urso, um leão e um gigante. Agora Deus não é homem, Deus “é poder”, então imagine o que Ele vai fazer com os seus adversários. Na realidade você não precisa imaginar muito pois o próprio Deus nos dá esta resposta no versículo 23.

O meu anjo irá adiante de ti
       Se você tiver um papel e uma caneta, de certo eu poderia lhe perguntar a respeito dos seus problemas e de fato você faria uma lista de todos eles. No entanto para isto Deus já nos deu uma solução: Ele é inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Agora assim estamos falando de um Deus que era no passado, está no presente e será no futuro: Deus vai se adiantar nos seus problemas antes deles acontecerem.

Chega de ficar preocupado com os problemas que ainda não aconteceram. Deus já enviou o filho adiante de ti para solucioná-los para você. Tome uma atitude, obedeça, creia e caminhe com o Senhor . Se algum inimigo estiver pensando em atrapalhar a sua vida com certeza vai tomar um grande rasteira do Senhor Jesus!
 
4 SEGREDOS E 4 PROMESSAS EM ÊXODO 23

Êxodo 23 continua abençoando a vida dos filhos de Deus com promessas maravilhosas, mas para ter acesso a estas bênçãos você só precisa de uma coisa: ATITUDE. Agora é a hora de tomar a atitude. Certamente Deus vai honrar o seu esforço e a sua fidelidade de uma forma grandiosa. Vamos encerrar esta pregação (este estudo) com 4 promessas específicas de Deus para a sua vida.

PRIMEIRA PROMESSSA – FIM DA DOENÇA. Êxodo 23.25 – Servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água. Tirarei do meio de vós as enfermidades. Deus vai lhe entregar autoridade para vencer dificuldades na área da saúde, tanto física, quanto espiritual.

       SEGUNDA PROMESSSA – FIM DA ESTERELIDADE. Êxodo 23.26 – “e na tua terra não haverá mulher que aborte, nem mulher estéril. Tome uma atitude agora e aceite o Senhor Jesus integralmente na sua vida. A gravidez representa a construção de um sonho e este texto diz que “na sua terra não haverá mulher que aborte”, em outra palavras: Seus projetos não serão frustrados. Vá em frente, lute com fé, pois certamente Deus esta enviando um anjo adiante de você para realizar o que você tem planejado. O texto ainda diz – “não haverá mulher estéril”. Há quanto tempo você tem buscado um novo projeto de vida? Há quanto tempo você tem clamado por algo em sua família, seu trabalho? Chega de esterilidade! É hora de dar frutos físicos e espirituais.

TERCEIRA PROMESSSA – DEUS PREPARA O TERRENO. Êxodo 23.27 – Enviarei o meu terror diante de ti, pondo em confusão todo povo em cujas terras entrares. Farei que todos os seus inimigos te voltem as costas. Deus vai assolar os seus opressores, melhor dizendo: Deus vai aplainar o terreno íngreme onde você estava tentando subir. Até agora estava difícil, muita opressão, muita humilhação, mas se você tomar uma atitude hoje Deus vai fazer um rebuliço no meio dos seus dias, no seu local de trabalho, na sua vizinhança. Seus inimigos vão bater cabeça sem saber direito o que está acontecendo e sairão humilhados da sua presença.

QUARTA PROMESSA – RESTAURAÇÃO. Êxodo 23.28 – Enviarei vespas adiante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus e os heteus de diante de ti. Quando a bíblia fala sobre vespas e gafanhotos, está parafraseando exércitos. Vespas são organizadas em colmeias, divididas em subgrupos: Obreiras, guerreiras, reprodutoras, etc. Os exércitos de anjos do Senhor também são divididos conforme as suas funções grupos e subgrupos. Vespas são parecidas com abelhas, mas não são abelhas. Anjos são parecidos com Deus, mas não são deuses. Mas há um curiosidade maior. Só as vespas fêmeas tem ferrão e o ferrão é a espada da vespa. Buda, Ghandi, Dalai-Lama, todos estes tem história pra contar, mas só a igreja tem a palavra e a palavra é a espada do Crente!

Deus está mandando um exército de restauração na sua vida! Tome uma atitude agora e prepare para receber o melhor de Deus. Oremos ao Senhor!


pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

7 comentários:

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe