quarta-feira, 23 de abril de 2014

Como ouvir a voz de Deus

UM dos primeiros sentidos despertados no nascimento é a audição. Todos nós recebemos uma capacidade razoável de detectar e decifrar sons. Quando olhamos para os textos bíblicos é comum encontrarmos citações como: “Ora, disse o Senhor a Abraão...” indicando a voz de Deus direcionada a um homem. No livro de gênesis a bíblia mostra Adão e Eva “ouvindo a voz do Senhor que passeava pelo jardim pela viração do dia (Gen. 3.8)” e esta menção mostra Deus de fato falando conosco, porém nem todos têm capacidade para ouví-lo. Deus tem diversas formas de falar conosco: Através da palavra, do louvor, da leitura da bíblia, textos associados e até mesmos em alto e bom som, neste último caso, pela presença do Espírito Santo em nossas vidas. Por estes meios o Senhor estabelece um diálogo com a sua criação, absolutamente necessário para gerar um relacionamento mais profundo e verdadeiro com o Pai, entretanto, muitas vezes nós nos permitimos ficar “fora de sintonia” com Deus e simplesmente ignoramos a sua voz.

Para compreender melhor a respeito deste assunto vamos compartilhar o texto bíblico deixado por Lucas 8.4-15  – Reunindo-se uma grande multidão e vindo a Jesus gente de várias cidades, ele contou esta parábola: 5. "O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6. Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade. 7. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. 8. Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um". Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! " 9. Seus discípulos perguntaram-lhe o que significava aquela parábola. 10. Ele disse: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam’. 11. "Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus. 12. As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o diabo e tira a palavra dos seus corações, para que não creiam e não sejam salvos. 13. As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. 14. As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. 15. Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança"

Como ter ouvidos espirituais 
para ouvir a voz de Deus?
O profeta Isaias disse: - “Ouçam, escutem a minha voz; prestem atenção no que eu digo (Is. 28.23)”. Este texto discerne entre “ouvir” e “escutar”. Apesar da semelhança no significado entre as duas palavras, o dicionário Aurélio define ouvir como “Perceber, entender sons pelo sentido da audição” e escutar como “Tornar-se ou estar atento para ouvir, dar ouvidos a”. Sendo assim aprendemos que escutar está um degrau acima do ouvir no sentido de “prestar atenção” ou “dar ouvidos a” conforme define o Aurélio. Em nosso texto em estudo o versículo 12 mostra o resultado para quem apenas “ouve” veja: “As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, então vem o diabo e tira a palavra dos seus corações para que não creiam e não sejam salvos”.

Procure lembrar-se agora de todas as vezes quando o Senhor falou com você porém sem receber a sua atenção. Quantas vezes Ele advertiu você a respeito de algum assunto em particular mas você apenas ouviu. Ao deixar de “escutar” a voz de Deus você descumpriu a sua ordem e isto é grave! Veja Provérbios 28.9 – “Se alguém recusa ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis” e não por acaso encontramos na voz do próprio Jesus “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça (Mc 4.9)”.

Certamente o pecado é um grande “tampão” nos ouvidos de qualquer um, mas você pode lutar e vencer as situações capazes de gerar prejuízos em sua vida.



PRIMEIRO – Controle seus pensamentos. Existe uma fórmula para todas as consequências atuais da sua vida. A fórmula é: PENSAMENTO = SENTIMENTO, SENTIMENTO = AÇÃO, AÇÃO = RESULTADO, e finalmente RESULTADO = CONSEQUÊNCIA. Assim compreendemos que grande parte dos nossos problemas surgem a partir do nosso próprio pensamento, tal e qual foi com Eva, tentada no seu pensamento para descumprir uma ordem de Deus.  Para controlar seu pensamento é preciso “orar” antes de pensar. Isto signfica que você precisa orar antes de sonhar, projetar e executar qualquer coisa na sua vida. No Salmo 102.19-20 está escrito “Do seu santuário nas alturas, o Senhor olhou dos céus e observou a Terra, para ouvir os gemidos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte”. Não se deixe enganar: Para Jesus não há prisões! Você pode libertar os seus pensamentos e orar a Deus em alto e bom som para quebrar todas as dificuldades na sua vida. SEGUNDO – Mude sua posição. Em Zacarias 7:11 – Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos. A falta de humildade diante do poder e da autoridade de Deus muitas vezes nos faz agir desta forma: Viramos as costas para Deus e tapamos os nossos ouvidos. Talvez este texto esteja confrontando você. Volte-se para Deus, abra os seus ouvidos agora que já aprendeu como. Mateus 23:12 diz – “...e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”. Mude sua posição diante do seu criador. Ele quer tratar com você assuntos importantes e é o momento de você escutá-lo.  Chegou a hora de tomar uma atitude assumindo uma posição de humildade diante de Deus para entrar em sintonia total com Ele. 


pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe