quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

COMO SER USADO POR DEUS



O título desta mensagem é uma pergunta recorrente no meio cristão. Muitas pessoas procuram seus pastores e discipuladores buscando uma resposta para esta questão. Ora! Quem não quer ser usado por Deus? Quem não quer de dar ordens ao inimigo e ver os resultados destas ordens cumpridas? Quem não gostaria de clamar em nome do Senhor e ver os resultados acontecendo imediatamente?

ROMANOS 6.4-6
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição. 6 Pois sabemos isto, que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.


A realização destas questões, afirmamos, está no coração do Senhor. Está no seu desejo contar com os seus para atuarem em prol do Reino derrotando os inimigos do evangelho, porém, antes disto é necessário vencer as suas próprias batalhas. Neste sentido, o texto do Apóstolo Paulo em 2ª Timóteo 2.15 é muito providencial – “Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

Preste atenção neste versículo, e note algo interessante: O texto diz – “Procura apresentar-se a Deus aprovado...” – Note que o “obreiro” só vem depois do “aprovado”. Diferente do que costumamos dizer – “Procura apresentar-se a Deus ‘como obreiro aprovado’”. Isto pode parecer uma simples confusão mas tem um grande significado. Deus está à procura de homens e mulheres para utilizar na sua obra, entretanto Ele só poderá fazer uso destas vidas quando estiverem aprovadas diante dele.

Perceba que “primeiro Deus aprova alguns dos seus filhos” para utilizá-los como ferramentas na sua obra. A partir de então estas pessoas são utilizadas como exemplo diante do mundo e das forças espirituais contrárias para mostrar o poder de Deus.

Lembremo-nos do nosso conhecido Jó e de sua história. Deus o aprovou em uma contenda com satanás depositando em Jó plena confiança quanto a sua fidelidade. Jó então passa por provas financeiras ao perder suas posses, provas familiares, com a morte de seus filhos, físicas e psicológicas por meio da lepra que o atingiu e finalmente provas sociais trazidas por seus “amigos”.

Jó nos deixa um legado que contradiz a teologia de facilidades pregada atualmente. De fato, Deus não está preocupado especificamente com a nossa carne e sim com a nossa eternidade. Este é o foco.

Muito bem, e como ser aprovado para usado? Há um caminho a ser seguido por quem deseja ser usado por Deus, eu diria uma escada, que deve ter os seus degraus galgados cuidadosamente para chegar aos resultados e teremos nesta ministração (neste estudo) a prova profética e o caminho espiritual para atingir estes objetivos. Prepare seu coração, abra seu entendimento e receba do Senhor a capacitação para ser usado por Deus!

(ORAÇÃO PELA PALAVRA)

Se esta mensagem edificar a sua vida, por favor clique no G+1 do Google no final do texto. Com isto o Google entenderá que este texto é interessante e o divulgará para mais pessoas. Boa leitura e grandes bençãos!

PRIMEIRO DEGRAU
TER UM CORAÇÃO PURO
Para Deus não existem pessoas mais ou menos capazes. Todos tem a mesma possibilidade de serem usados por Ele como instrumentos poderosos, porém o coração é uma das chaves que abre as portas para uma maior proximidade de Deus em relação a você. De fato o “coração é centro” nervoso de toda a sua vida espiritual e comprovamos esta afirmativa em Provérbios 4.23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida.

O coração representado na palavra de Deus refere-se aos seus sentimentos e emoções. Um coração blindado é um coração preparado para as astúcias empregadas pelo inimigo no dia a dia. O texto diz  - “guarda o teu coração pois dele procedem as saídas da vida”. As saídas da vida neste texto são as “portas da alma”, por onde entram e saem as informações e sentimentos capazes de formar quem você é na atualidade. Em tempo, visão, audição, olfato, paladar e tato. Se você é capaz de blindar os seus olhos, mesmo quando por acidente ver algo fora dos padrões cristãos, isto não atrapalhará nem interferirá na a sua vida e o mesmo ocorrerá em todos os outros casos.

Com o seu coração blindado é possível adquirir consciência cristã. O texto em 1ª. Coríntios 1.30 dizMas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação e redenção. Eis então quatro importantes pilares fundamentais em uma vida consagrada diante de Deus; A sabedoria, que nos dá entendimento e discernimento, a justiça capaz de proporcionar a razoabilidade entre os diversos fatores decorrentes da vida diária, a santificação estabelecida como um escudo quanto a todos as investidas do inimigo e por último a redenção que é a plena convicção de um Deus supremo, capaz de perdoar o filho verdadeiramente arrependido.

Todos estes fatores aliados evidenciam em nós o que para muitos é impossível: “Estabelecer distância do mal”. O texto escrito no Salmo 97:10 diz Vos, que amais o Senhor detestai o mal, pois ele guarda as almas dos seus santos e os livra das mãos dos ímpios”. Note bem o versículo quando ele diz – “pois ele guarda as almas dos seus santos e os livra das mãos dos ímpios”. Qual a condição para isto? Sim, “Amar ao Senhor e detestar o mal”.

A partir deste ponto, Deus detectará no seu coração elementos importantes capazes de fazer a diferença, primeiramente na sua vida, e após na vida dos outros, quer seja entre a sua família, amigos ou irmãos em Cristo Jesus. Sendo assim, busque estas condições e sinta-se apto para galgar o nosso próximo degrau.

SEGUNDO DEGRAU
CORPO EM PLENA SANTIDADE
Em geral sempre que o cristão ouve ou fala sobre “guardar o corpo”, templo do Espírito Santo, o faz com uma tendência em relação às questões da moral e da sexualidade. Este foi um padrão criado ao longo do tempo em virtude de diversos fatores culturais, religiosos e até mesmo geográficos, entretanto, quando aprofundamos o entendimento concluímos que o corpo é uma estrutura global.  O texto em 1ª. Tessalonicenses 5.23 diz O mesmo Deus de paz vos santifique completamente. E todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Observando o texto destaca-se um padrão de santificação plena ou seja – “O mesmo Deus de paz vos santifique completamente” – e a seguir temos o resultado desde padrão exigido por Deus – “E todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis...”. Nota-se então que quando Deus adverte quanto a guardar o corpo não se refere apenas à carne e seus adjuntos, mas sim a todo o complexo que forma a vida humana no seu sentido espiritual resultado da união entre espírito, alma e corpo.

Revelação de extrema importância
Aqui descobrimos, em torno da falta de informação, a dificuldade imposta a muitos cristãos cuidadosamente advertidos em Galatas 5.17 – “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito, o que é contrário a carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”. Ora! Está no texto – “A carne deseja o que é contrário ao Espírito” – sendo assim, aprendemos que é impossível vencer carne sem antes passar por 1ª. Tessalonicenses 5.23. Primeiro guardamos o espírito, depois guardamos a alma, para então obtermos a capacidade de guardar o corpo e elevá-lo a condição de templo conforme lemos em 2ª. Coríntios 6.19 – Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vos mesmos. Não há como guardar o corpo sem antes pensar no espírito e na alma.

ALIMENTAÇÃO, FÍSICO E SONO
E você já parou para pensar em como tem cuidado deste templo? De que forma você tem respeitado este habitáculo do Espírito Santo de Deus?

Imagine a cena: Você acorda de manhã às 7h59, quando na realidade deveria ter acordado às 7h00 até porque seu horário de entrar no trabalho é as 8h15. Em 15 minutos você precisa literalmente entrar dentro das calças, dos sapatos, cuidar da higiene pessoal e partir para o trabalho. Faltou algo? Sim, mas certamente você já não se lembra disto há muito tempo: Café da manhã! Passa-se o tempo, depois de um dia difícil com o chefe chega a hora do almoço, porém o tempo é escasso. No lugar de um bom prato de salada e um almoço bem cuidado você resolve comer três coxinhas. Passa-se o dia, voltando para casa, com o corpo já desgastado, algo lhe diz que não vale a pena jantar. Melhor comer um lanchinho e dormir para esperar o próximo dia.

A pergunta é: Será que isto é cuidar bem do templo do Espírito Santo de Deus? Claro que não! Precisamos de uma regra para o nosso organismo e o corpo agradece. Bons alimentos, refeições em horários corretos e tempo de descanso. Este é o padrão para que o organismo funcione perfeitamente e corresponda as expectativas suas e também de Deus, que o projetou e lhe deu com tanto carinho.

OBRAS DA CARNE (CORPO)
Difícil falar sobre esta área e não entrar em Gálatas 5.19-20. O texto diz algo bem interessante:  “As obras da carne são manifestas”, ou seja, as obras da carne são bem “aparentes” – “Imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissenções e facções”. Vamos compreender algumas melhoradamente.

IMORALIDADE SEXUAL – A moral está relacionada a um determinado conjunto de regras tácitas formadas em torno de costumes e crenças de um nicho da população. Quando paramos para pensar a respeito do que é ou não moral, de certo encontraremos alguns fatores que necessariamente não estarão de acordo com os pensamentos cristãos. Isto ocorre em virtude da variação do modo de agir, crer e pensar da sociedade ao longo do tempo, causado uma movimentação nos padrões morais. Um exemplo: Se voltarmos algumas décadas atrás encontraremos o divórcio dentro das situações “imorais”, encontraremos também o homossexualismo entre uma das posturais mais imorais dentro da sociedade e por ai em diante. Atualmente estas duas questões, por sinal, encontram-se no meio termo, sendo, portanto, consideradas amorais.

Como resolver isto biblicamente? A palavra de Deus define o que é biblicamente moral diante de Deus, basta para tanto conhecer as “leis” explícitas e implícitas da palavra de Deus. Seria fácil, por exemplo, ler levítico 18 e 19 e perceber que a moral instituída na bíblia condena o divórcio e também o homossexualismo. Quem deseja ser biblicamente moral, precisa seguir o padrão moral estipulado na bíblia e não o modo evoluído ao longo do tempo na sociedade.       

IMPUREZA – Sentimento particular cujo resultado por vezes entende-se estar bem escondido, porém sem sucesso. A impureza está relacionada a forma como projetamos os nossos pensamentos e permitimos gerar os nossos sentimentos.  Uma mente contaminada vai sempre ter sentimentos impuros e por consequência resultados impuros nas suas atitudes.
                              
LIBERTINAGEM – Libertino é o indivíduo que se entrega aos prazeres mundanos sem culpa e sem limites pautados na moral, ética ou religião. Por outro lado também se compreende como libertino aquele que desdenha da religião e da fé de outros. Pode parecer estranho mas mesmo entre os evangélicos é possível encontrar tais casos de libertinagem, indivíduos que por estabelecerem conceitos particulares em relação a sua fé passam a desdenhar do padrão dos outros, tendo-os como loucos ou fanáticos.

DISSENSÕES E FACÇÕES Não podemos deixar passar a oportunidade de comentar a respeito destes dois itens. As dissenções e facções representam na atualidade duas das maiores dificuldades administrativas em se considerando o âmbito espiritual dentro das igrejas. As dissenção é característica do indivíduo que não consegue permanecer por muito tempo em um ministério por estar sempre em desacordo com pastores, líderes e discipuladores. Recorra à sua memória e lá estarão aqueles irmãos que alguns meses atrás estavam firmes no seu ministério, porém agora já estão em outro, talvez por uma pequena discordância, ou uma dificuldade outra qualquer.

Em uma linha semelhante encontramos as facções. Basicamente uma facção é um “padrão de governo ou controle” constituído ilegalmente, sem a anuência de uma autoridade oficial constituída. Qualquer um que se levante contra o seu pastor ou líder indistintamente, sem motivos aparentes e comprováveis criando dentro do ministério um grupo contrário onde haja uma voz dominante é “faccioso”, autor de uma das mais graves contravenções dentro da área cristã.

Cabe a cada um de nós tomar cuidado com este ímpeto da carne, e fazer por onde reduzir a nada este tipo de sentimento, impedindo-o de prosperar dentro da igreja. O texto em 2ª. Timóteo 2.16-17 é muito elucidativo – “Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. 17 O ensino deles alastra-se como câncer...”


TERCEIRO DEGRAU
TER UMA VIDA SIMPLES
Mas afinal, o que é uma vida simples? Já parou para pensar nisto? Será que o empresário, dono de uma grande rede varejista deixa de ser simples por utilizar um helicóptero? Existe uma grande diferença entre portar, e ostentar. Muitas vezes determinados padrões em termos financeiros são necessários para a manutenção de um modo de vida. Se um indivíduo necessita, em virtude da condição na qual está estabelecido, de um helicóptero, este não lhe retira a condição de uma vida simples. Isto só acontecerá quando, por ventura, comprar dois helicópteros sem necessidade.

É inegável, até mesmo à luz da palavra de Deus que os abastados possuem dificuldade em relacionar-se com Deus. O texto em Mateus 19:23 diz “...Em verdade vos digo que é difícil um rico entrar nos reinos de Deus, 24 Outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”. Mais do que buscar riquezas e nobreza a bíblia ensina a viver por meio da fé – Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé e se ele recuar, a minha alma não terá prazer nele”. Este é o caminho! Não levar bolsa, não levar sandália extra nem alforje. O que Deus deseja para todos nós é que sejamos dependentes dEle, plenamente dependentes. Neste sentido, quando abandonamos a vida simples de maneira artificial, também abandonamos esta dependência.

A vida simples na qual está inserido o contexto desta mensagem aplica-se ao cristão que não se “embaralha com as coisas desta vida”. Um cristão de vida simples não comprará um veículo em 60 parcelas de R$ 2.000,00 quando na realidade o valor do veículo à vista é de R$ 45.000,00. Da mesma forma não pagará um preço exorbitante em uma peça de roupa para a qual não tem condições.

QUARTO DEGRAU
TER A FÉ FORTALECIDA NA PALAVRA
        Você já parou para pensar como o evangelho está mudado ultimamente? Como as pessoas tem levado a palavra de Deus inclusive de forma leviana? Pois bem, esta realidade tem levado muitos cristãos a viverem no engano. Os modernismos aplicados nas igrejas, as pregações motivacionais que em nada tem a ver com a síntese da palavra de Deus, as profetadas de homens e mulheres que, desdotados de conhecimento teológico apelam para os ranços místicos herdados desde o início da nossa colonização e os grandes shows gospeis que atualmente mais parecem apresentações de ídolos pop do meio artístico secular, tem levado milhares e milhares de cristãos a uma vida de engano dentro da sua fé.

Não se deixe levar por estes enganos! O poder de Deus só se manifesta mediante a sua palavra. É a partir dela que tudo acontece e sem ela não temos evangelho. Observe o texto em Genesis 1.2 – A terra era sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”. A terra neste texto é a expressão do homem na sua origem, afinal fomos formados do “pó da terra”. Aqui vemos uma imagem sombria em torno da criação. Primeiro a terra era “sem forma”. A tradução mais precisa utiliza a palavra “vã” como expressão de um vácuo tenebroso no lugar de “sem forma e vazia”. Ainda na continuação lemos que “havia trevas sobre a face do abismo”. Ora! Tentemos imaginar algo assim: Um lugar tenebroso, coberto de trevas e cuja superfície era inconcebível afinal, era um grande abismo. Ao avaliarmos este texto de certo vem à memória os chamados “buracos negros” encontrados no espaço. Talvez seja esta a melhor forma de traduzir o que havia antes de tudo.

Percebe-se entretanto que “o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. Que águas se encontramos aqui um abismo? Eis o motivo pelo qual muitos relutam em compreender as verdades bíblicas. As águas citadas no texto em gênesis referem-se ao “poder de Deus”, que manifestava-se desde sempre em todo o universo. As grandes demonstrações de poder de Deus estão sempre ligadas à agua. Perceba: Genesis 7, com o dilúvio fala a respeito das “águas da morte”, ou traduzindo, o poder de Deus para destruir a sua criação. Já o texto em João 7:37 mostra a água da vida – “...Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Novamente podemos traduzir: “Se alguém precisa de vida, venha a mim e receba do meu poder”.  Quer ir mais além? Observe a travessia do Mar Vermelho, logo após a saída do povo Hebreu do Egito. Antes do Mar havia morte, depois do mar havia vida e só passando pelas “águas” seria possível atingir este padrão especial de vida. Ou seja, antes do poder de Deus, havia morte, depois do poder de Deus manifestado na terra, há vida!

Agora que desmistificamos Genesis 1.2 vamos compreender melhor a necessidade da palavra como forma da manifestação do poder de Deus. Leia Genesis 1.3E disse Deus: Haja luz, e ouve luz. Tremendo não é? Em Genesis 1.2 o Espírito de Deus pairava sobre as águas, ou seja a autoridade de Deus pairava sobre a vida e a morte (águas), porém conforme diz o próprio texto apenas “pairava”. Não havia manifestação, mas a partir do momento em que a boca de Deus solta a primeira palavra, o cosmos como um todo se reúne para modificar o que antes era trevas em luz. Glórias a Deus!

O que aprendemos então? Somente através da manifestação da Palavra é que há poder. Não adianta show, profetada, modernices etc. Sem palavra, sem poder! E veja que não para por aqui. A primeira palavra de Deus é “haja luz”. Vejamos o Salmo 119-105 – A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Perceba como a palavra de Deus é completa desde o princípio: Deus está dizendo as suas primeiras palavras, inaugurando o parlatório celestial e logo de início ele está dizendo: “Por meio do meu poder você andará na luz”. Quer um pouco mais de confirmação? Abra sua bíblia no texto em Ezequiel 1.7 e leia – “Suas pernas eram retas, seus pés eram como de um bezerro e reluziam como bronze polido”. Feche os olhos veja o brilho em refletido em cada passo dado por Deus! Veja também em Apocalipse 1.15 – Seus pés eram como bronze numa fornalha ardente...”. Somente através da palavra de Deus é possível ter acesso às suas bênçãos. É necessário que ela se manifeste na sua vida antes de qualquer coisa. Creia nisto e tenha a sua fé fortalecida todos os dias, um dia após o outro e sempre para um nível maior.

Os resultados da fé fortalecida
Assim está no texto em HEBREUS 11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Uma fé fortalecida agrada a Deus e mostra a Ele a intensidade de diversas outras qualidades necessárias para ter fé. Nenhuma outra característica pode ser tão bem recebida por Deus quanto a fé. Este é o combustível que deve mover o cristão em direção à salvação.
O final deste texto diz que por meio da fé devemos acreditar que Deus é galardoador dos que o buscam. Enfim, Ele estará sempre próximo, cortejando, ajudando, agradando em todos os planos da sua vida. Entenda bem, este versículo não é uma proposta. É uma afirmação da parte de Deus! Se você tiver fé, Ele será seu galardoador, estando próximo a você em todas as situações da sua vida e cortejando todos os seus projetos para fluírem conforme a vontade dele.

QUINTO DEGRAU
VIDA INTENSA COM A PALAVRA
        Se você não for um líder ou quem sabe pastor, certamente já fez esta pergunta a um deles: Por que você é pastor? Não deve haver outra resposta além de (1) amar pessoas e (2) querer viver intensamente a palavra de Deus. Eu desejo ver o poder de Deus ocorrer todos os dias, todos os momentos na vida de todas as pessoas. Por este motivo eu procuro eternizar em palavras as revelações que o Senhor me entrega, por este motivo eu procuro estar envolvido o tempo todo com as coisas do Senhor.
       
Quem conhece a palavra de Deus mas não a pratica vive uma “teoria” do evangelho e isto é corriqueiro na atualidade. Muitas pessoas tem conhecimento da palavra de Deus, mas simplesmente não a praticam. Vejamos o que diz o dicionário Aurélio a respeito de teoria em uma das suas definições: Cálculo, conjectura, coisa que é fácil de dizer e difícil de realizar, utopia. Acredito ser desnecessária a tecla “SAP” neste caso! Até mesmo pelo conhecimento humano teoria é algo “fácil de dizer e difícil de realizar e uma utopia”. Se você quer ver resultados práticos da palavra de Deus viva-a intensamente, todos os dias e todos os momentos. Os resultados virão, e a intensidade do seu amor e da sua fé crescerão na mesma proporção.

        Viver intensamente a palavra de Deus implica em fé, amor, respeito e também obediência. Veja o texto em Lucas 6:46-49Por que me chamais de Senhor, Senhor e não fazeis o que eu mando? Qualquer que vem a mim, ouve as minhas palavras e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. 48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e lançou os alicerces sobre a rocha. Vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pode abalar, porque estava fundada sobre a rocha. 49 Mas o que ouve  e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre a terra, sem alicerces. Quando a corrente bateu com ímpeto contra aquela casa, ela logo caiu, e foi completa a sua ruína.

RESULTADOS
O CRISTO INSEPARÁVEL
Se você for capaz de compreender e executar este texto estará apto para colher resultados e eles não são poucos. Há alguns textos proféticos que provam isto com muita clareza e é meu desejo encerrar este estudo (esta pregação) profetizando sobre a sua vida estas bênçãos poderosas.


ELE ESTARÁ SEMPRE AO SEU LADO
Mateus 8.20 - ... E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século.

A solidão, o medo a angústia ruirão diante do poder de Deus sobre a sua vida. Ele estará com você hoje e permanecerá com você até os confins da eternidade!

VOCÊ SERÁ MANTIDO PELA MÃO DE DEUS
João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão e ninguém poderá arrebatá-los da minha mão.

O prêmio celestial está aberto para você!
Deus lhe entrega a vida eterna mas antes disso lhe dá uma garantia: Você não perecerá diante das astutas ciladas do inimigo e por mais que ele tente jamais poderá tirar você das mãos do Senhor!

CERTEZA ABSOLUTA DA SUA FÉ
Romanos 8:38 – Pois estou certo de que, nem a morte, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do Amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Amém!

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz


Todos os nossos textos estão liberados para pregações e estudos,  porém a publicação, quer seja por meios físicos ou eletrônicos só poderá ser feita mediante a autorização expressa do autor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe