ESBOÇO: Sete ventos na vida de Jó



A PAZ do SENHOR JESUS, abra a bíblia no livro mais antigo, escrito por Moisés que era casado com Zípora, filha de Getro, antes mesmo de escrever Gênesis. 

O livro de não fala de um homem da mesma época de Moisés, e sim de um homem contemporâneo de Abrão. O livro de Jó também rompe as barreiras da religião, sendo conhecido inclusive por aqueles que não a compreendem. Quem já não disse a frase: É PRECISO TER A PACIÊNCIA DE JÓ.  

O livro de demonstra um esforço tremendo do verdadeiro autor, o ESPÍRITO SANTO DE DEUS para fazer com que a mão humana que o relata possa traduzir em palavras o poder de Deus sobre o começo de todas as coisas, o meio e o fim.

O livro de é uma máquina espiritual, poética, do tempo, capaz de traçar paralelos, que se bem observados nos transportam para diversas épocas e situações bíblicas. Nele somos transportados ao livro de GÊNESIS, ao livro de EZEQUIEL, ao livro de APOCALIPSE, ao livro de JEREMIAS, entre outros.

O livro de demonstra o poder de uma força magnífica conhecida como DEUS, e que mesmo apesar dos seus 72 nomes conhecidos, prefere ser chamado apenas de EU SOU. Isto porque Ele é aquele que apesar de não ter forma, utiliza mãos, braços, ouvido, boca. Ele é aquele que apesar de ser o criador de todas as coisas, também se tornou como elas, nas suas mais simples concepções; um simples leão, um simples cordeiro, uma voz, uma chama, e porque não dizer: Um vento...

O sofrimento na vida de não relata apenas o ódio de satanás pelo KETTER, ou seja a coroa da criação de Deus sobre a face da terra, relata também um complexo mecanismo de liberação de bênçãos através da fidelidade humana em todas as situações.

O sofrimento na vida de demonstra a capacidade do CRIADOR em vencer as barreiras do presente, do passado e do futuro, porque para Ele estas coisas todas se fundem numa só, também demonstra a capacidade sobre aquilo que sabemos e não sabemos, o que existe e ainda vai existir, o que viveu, morreu e vai ressuscitar.

Agora que você já abriu sua bíblia neste poderoso instrumento do Senhor, traduzido em palavras, vá até o capítulo 42, versículo 2 e vamos ler juntos o que a palavra diz.

“Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos seus planos, ou talvez (dependendo da sua tradução), propósitos, ou talvez pensamentos, possam ser frustrados...

Vamos também ao versículo 5 – Meus ouvidos já tinham ouvido ao teu respeito, mas agora os meus olhos te viram”

Para compreender os 7 VENTOS NA VIDA DE JÓ, e o primeiro versículo que lemos é preciso contemplar a criação no seu início. Sabemos que há uma fórmula para o fundamento de todas as coisas em nossa mente. Somos imagem e semelhança de Deus, e por consequência entendemos que a lógica de Deus está diretamente ligada com esta fórmula que é:

PENSAMENTO = SENTIMENTO, SENTIMENTO = AÇÃO
AÇÃO = RESULTADOS.

Em um dado momento da existência o SENHOR estava sentado no trono da sua glória, anjos glorificavam o seu nome, galáxias giravam em torno da sua existência, e de repente: UM PENSAMENTO – Surge no interior do Criador a ideia de fazer algo que honrasse de forma diferente o seu nome. Algo que fosse magnífico a tal ponto, capaz de impactar até mesmo aqueles que o acompanhavam pela eternidade. 

Você é fruto deste pensamento!

A partir deste momento, depois de milhares e milhares de anos pensando, surge um SENTIMENTO diferente de todos os outros. O CRIADOR, tem um relâmpago de felicidade, um relâmpago que dura alguns milhares de anos contaminado todo o ambiente. Os sinos presos a borla das vestes dos querubins passam a emanar outra música totalmente diferente.

DEUS então, parte para a AÇÃO e cria os CÉUS e a TERRA, realizando um complexo projeto estabelecido nos seus pensamentos e que portanto só Ele conhecia. Através da sua voz e da sua ordem, o espaço antes vazio e sem forma começa a tomar os contornos do que conhecemos como planeta nos dias de hoje. Ele então diz:

   1.)Haja luz!

   2.)Haja entre as águas um firmamento.

   3.)Junte-se a água e apareça a parte seca

   4.)Cubra-se a terra de vegetação

   5.)Haja luminares para separar dia e noite

   6.)Encham-se as águas de seres vivos e aves voem

 7.)Produzam seres vivos de acordo com suas espécies

NO SEXTO DIA PORÉM, Deus vai fazer algo fantástico! Diferente de todas as outra vezes quando Ele disse: Haja, junte-se, crie-se. Deus vai criar a COROA de todo o seu projeto chamada HOMEM! – E para fazer o homem Ele não diz HAJA, Ele diz FAÇAMOS

Deus convoca o seu conselho mundial, as suas autoridades supremas, para criar o homem, uma criação tão especial capaz de desafiar todo o conhecimento humano até os dias de hoje.

Compreenda este mistério: Em Gênesis 2.4 a bíblia diz que fomos formados do pó da terra, que o Senhor soprou em nossa narina o fôlego de vida e nos tornamos seres viventes. Isto quer dizer, que diferente de todas as outras criaturas, que foram formadas a partir da sala do trono, nós fomos formados “in loco”, no local, na própria terra. 

Então isto quer dizer que o DEUS PODEROSO, saiu da sala do trono, atravessou as 3 dimensões, espirituais compostas de portais, portões e portas, sendo que para cada uma dessas dimensões, há outras divisões, desceu até esta que até então era a última, e veio a se tornar penúltima através da queda de lúcifer e fundação do hades, ou inferno e pessoalmente deu substância e forma ao homem.

Muitos perguntam onde é o céu, onde fica o Senhor. O homem já enviou maquinas até marte, lugares ainda mais distantes, com suas sondas espaciais e até agora nada, não encontraram. Isto porque, logicamente o Senhor não habita em algo tão simples. Em hebreus lemos que Ele criou os mundos, ou seja, o de cima e o de baixo. 

Cada uma das dimensões espirituais são 7 vezes maiores do que a outra. Primeiro céu; terra, planetas, universo – Segundo céu, morada dos anjos, exércitos celestiais, 7 vezes maior do que o primeiro, Terceiro céu, sala do trono! Tente então imaginar o tamanho da SALA DO TRONO!

Imagine o espanto dos anjos ao ver a TRINDADE se levantando, atravessando todas estas dimensões e indo em direção a sua criação!

O que será que ele vai fazer? Dizem os anjos atônitos...

Para fazer o homem o Senhor vai utilizar os 4 elementos básicos da terra. Você é o único que reúne os 4 elementos.


TERRA, ÁGUA, AR e FOGO!

Com dois elementos DEUS vai fazer uma das naturezas da coroa, a natureza de baixo, com dois outros elementos Ele vai fazer a natureza de cima. VOCÊ É O ÚNICO ser na face da terra que tem as duas naturezas.

Animais e vegetais tem natureza de baixo, anjos tem natureza de cima, mas você tem NATUREZA DE BAIXO e NATUREZA DE CIMA! Você pode subir, você pode descer você tem acesso a todas as coisas porque você não é nem natural e nem espiritual você é tudo ao mesmo tempo!

Deus pega o pó da terra, esse mesmo que nós pisamos. DEUS PEGA AS COISAS INSIGNIFICANTES para fazer coisas gloriosas, depois ele pega ÁGUA, mistura as duas coisas e faz o que chamamos de barro.

O primeiro homem ADAM ou ADÃO, não é um boneco maciço de barro como muitos pensam. Isso a gente faz quando é criança, LEMBRE-SE, Deus é todas as coisas ao mesmo tempo, então Deus não brinca de fazer as coisas, Deus faz com perfeição.

Deus começa a criar o homem de FORA para DENTRO, a primeira peça, o cóccix, depois Ele evolui para a coluna. Diferente do que muitos pensam, o homem não foi criado numa maca, numa cama, ou deitado no chão. Isaias 41, diz que somos sustentados pela destra da justiça. DEUS é poder, então SABEMOS, que enquanto o homem era formado, havia uma mão de JUSTIÇA QUE o sustentava todo o tempo. DESDE o princípio da sua criação você foi feito com o apoio da JUSTIÇA DO SENHOR! Isto significa que se você cair Ele te levantará de novo!

Deus vai fazendo vértebra, por vértebra, costela por costela, osso por osso, juntas por juntas. Deus faz a sua medula, prepara as veias e começa a produzir os seus órgãos, pulmão, estômago, rins, baço, fígado.

Os anjos olham aquilo e questionam: “o que é que ele está fazendo”. Anjo não entende disso porque anjo não tem osso, anjo não tem coração. Anjo é um ser esquisito, a bíblia diz que eles tem 6 asas, a bíblia diz eles tem rosto de leão, rosto de boi, rosto de águia e rosto de homem... vai entender!?

Depois disso, Ele faz os nervos, faz a musculatura, faz toda as ligações entre ossos e nervos. No final Ele faz uma massa cinzenta, porosa, chamada cérebro, e coloca no alto da sua criação. 

Só que ANJO NÃO TEM CÉREBRO, não entendiam o que era aquilo. - Tudo pronto? Ainda não! Já se passaram 600 anos de quando Ele começou a sua obra e ainda falta a pele, que Ele cria com perfeição milimétrica. Deus cria fio por fio de cabelo, cada pelo, cada unha, cada dente com perfeição total. Novecentos e noventa e nove anos se passaram, os anjos olham e ficam surpresos, com o que veem: MAS NÃO É QUE FICOU A CARA DELE! A criação feita pelo Deus altíssimo emanava qualidades, energias, sincretismos extremamente parecidos com o do criador.

Agora que a criação está pronta, com os dois elementos: Terra e Água, natureza de baixo, faltam as duas de cima: Fogo e Ar. Deus então fica frente a frente com a sua criação, dá uma última olhada para ver se está tudo como Ele realmente desejou e sopra o PRIMEIRO VENTO, O VENTO DA VIDA!  

Quando o Senhor assopra sobre nós o fôlego da vida, um fogo que não apaga nunca, uma juventude que não acaba! O primeiro homem inspira fortemente a juventude, a força! Foi isto que Ele soprou em você!

O autor do livro de esforça-se para você compreender esta magnitude, este primeiro vento sobre a sua vida. Deus criou você de forma natural para que você pudesse ser sobrenatural! Deus quer abençoar a sua vida, porém tudo que vai acontecer na terra, precisa acontecer primeiro no céu.

No evangelho de Mateus, capítulo 6 e versículo 33, está escrito: “Buscai primeiro o meu reino (céu = natureza de cima) e a minha justiça (céu – natureza de cima) e todas as coisas (terra = natureza de baixo) vos serão acrescentadas (terra= natureza de baixo)”

Tudo que acontece aqui em baixo, na terra, precisa antes passar pelo tribunal da justiça no céu. Tudo passa pelo julgamento. Quando o Senhor deseja abençoar alguém, esta pessoa passa antes pela consciência de Deus.

E ai estamos no livro de Jó
Deus não desejou amaldiçoar a vida de Jó e sim abençoar, mas mesmo Jó, homem integro, justo, que temia a Deus e evitava fazer o mal, não poderia estar longe do julgamento.

O livro de Jó relata um embate que durou 21 anos. Um embate jurídico entre acusador, juiz e advogado para o qual eu quero transportá-lo neste momento.

O versículos 2 e 3 do primeiro capítulo do livro de JÓ relata que ele tinha sete filhos, três filhas, sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de boi, e quinhentos jumentos, além disto, tinha muita gente ao seu serviço e era o homem mais rico do oriente.

A fidelidade de  gerou prosperidade, e a prosperidade gera prosperidade. Temos a falsa ideia de que abençoando pessoas necessitadas, geraremos prosperidade em nossas vidas, um erro, pois a prosperidade é algo natural e é gerada a partir da própria prosperidade. Sendo assim, quando abençoamos pessoas necessitadas Deus nos dá paz, saúde, felicidade, mas nunca prosperidade. A prosperidade só é gerada através da fidelidade, em todos os sentidos as ordenanças de Deus.

Deus abençoava a vida de Jó por que ele concentrava em si os 4 princípios de riqueza essenciais na vida de um homem; INTEGRIDADE, JUSTIÇA, TEMOR A DEUSBONDADE (AMOR). 

Isto abria pra JÓ portas espirituais voltadas para a riqueza em 4 níveis diferentes: O PRIMEIRO = Bens Físicos,  O SEGUNDO = mérito e caráter que representam uma grande riqueza, O TERCEIRO = Tesouros escondidos. Tesouro é credito com Deus você ora e Deus responde. Deus só paga conta para quem tem crédito com Ele. O QUARTO = Riqueza que não tem preço, exemplo filhos. Quanto vale seu filho? você vende ele? Claro que não! É uma riqueza que não tem preço.

Então quando Deus olhava para Ele encontrava estas características e dizia; “e daí que ele é bilionário? Eu vou abençoar mais! E daí que ele é feliz? Eu vou gerar mais felicidade na vida dele! E daí que ele é respeitado? Eu vou gerar mais respeito na vida dele! Se você tiver as características que agradam a Deus, as bênçãos sobre a sua vida serão bênçãos intermináveis.

Mas! E sempre tem uma mas! Nós temos um acusador, ele não vai admitir que eu ou você sejamos abençoados sem antes levar ao juiz todas as nossas transgressões, ou até mesmo as possibilidades das nossas transgressões. (caráter duvidoso).

E Deus é JUSTIÇA, é um dos nomes de Deus, Ele precisa ser justo, então Ele ouve a acusação.

Todas as vezes que o Senhor vai abençoar alguém o acusador implacável se levanta e diz: “Ele não pode ser abençoado, porque fez isto, porque disse aquilo”, “Ele não pode ser abençoado, ele deve ser condenado”. Este É O SEGUNDO VENTO! O vento da condenação. 

Mas todas as vezes que o acusador se levanta para acusar, nós temos um advogado, e a bíblia diz que Ele é fiel, e não é desses que abandona a causa no meio do caminho, porque o livro que Ele tem não é um código civil, é um código espiritual chamado livro da vida, onde está escrito o meu nome e o teu nome, onde estão escritas as tuas qualidades, as tuas boas obras e mesmo quando estamos no buraco, mesmo quando estamos no abismo Eles nos conhece. O livro de Deus é diferente do livro do diabo. No livro de Deus nossas qualidades estão escritas por cima dos nossos defeitos de forma tão clara que fica impossível lê-los.

Salmo 139Antes mesmo que a palavra chegue á língua, tu já a conheces inteiramente Senhor... Se eu subir aos céus lá tu estás, se eu descer à sepultura, também lá estás... Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas serão escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.

Quando o acusador diz que você precisa ser condenado, o advogado se levanta e diz: Excelentíssimo Senhor Juiz, esta vida não pode ser condenada, porque o nome dela já foi escrito por mim aqui no livro da vida! E eu já a tirei do charco de lodo, firmei os seus pés na rocha da palavra e separei entre os santos dos santos!

É exatamente este embate entre acusador, juiz e advogado que o livro de Jó esta relatando.

Satanás só pode tocar em 3 coisas na sua vida, (1) o que você tem, (2) o que você ama, (3) o que você é. O livro de Jó revela isto claramente, Satanás falou sobre coisas externas da vida de Jó, porque ele não tem poder para nos conhecer por dentro. Ele até viu quando fomos feitos, mas não foi a mão dele que nos criou, e não foi o sopro dele que nos deu fôlego. Os nossos segredos estão dentro de nós, por fora estão os resultados, as consequências dos nossos segredos.

Observe o TERCEIRO VENTO, o vento da DUVIDA onde satanás vai soprar nos ouvidos do Juiz uma dúvida, para impedir a benção sobre a vida de Jó. – “Ele só te respeita pelo que ele tem, você mesmo o tem abençoado sem parar. Destrói tudo o que ele tem e com certeza ele vai te amaldiçoar.

Tem gente que faz estas palavras se tornarem verdade. Se acontece alguma coisa com o que elas tem, se revoltam e deixam Deus de lado, porém Jó não era assim, Deus olhou para dentro de Jó e viu que o limite dele estava longe disto.

Deus então diz: “satanás pode tocar nas posses de JÓ, mas não toque nele”. Satanás então começa a agir tentando destruir a fé de Jó e o seu vínculo com Deus.

Chega um servo e diz, roubaram os bois, roubaram os jumentos, mataram os empregados. Jó nem tinha respirado, chega outro empregado, este além de tudo não conhecia Deus, porque confundiu fogo de Deus, com fogo do Diabo, e olha que tem muita gente assim! – “Jó! Caiu fogo de Deus e matou todas as ovelhas e os empregados, só eu sobrei pra contar a história”. De novo Jó nem respirou vem outro e diz: “Jó levaram todos os camelos e mataram os empregados, e enquanto este ainda falava chega outro e diz: (Versículo 18. Capítulo 1) – “Jó, veio um vento muito forte do deserto, atingiu os 4 cantos da casa! A casa desabou e seus filhos morreram!”. 

À luz do espírito Santo, com vistas ao que lemos na palavra de Deus, podemos imaginar a reação de Jó. “Como assim? Vento nos 4 cantos da casa?, Norte, Sul, Leste, Oeste? Aí tem o dedo de Deus, não sei o que Ele quer comigo, não sei quais são os seus propósitos, mas eu me submeto a eles”. 

Jó se levanta, rasga as vestes, rapa a cabeça. Diz a bíblia que ele prostrou o rosto em terra em sinal de adoração e disse: “Sai nu do ventre da minha mãe e nu partirei, o Senhor deu, o senhor levou, LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!

Jó acabou de passar pelo terceiro vento mas em troca venceu o quarto vento!
Jó não se deixou levar pelas coisas materiais!
Jó não se deixou levar pelas amores terrenos!
Jó só se movia pela autoridade do ESPÍRITO SANTO!

Nem os nossos filhos pertencem a nós! Você vai responder pela forma como trata o seu filho, Provérbios 22.6 – Ensina a criança no caminho que deve andar e ainda quando velho não se desviará dele.!

sabia que as suas posses não eram suas posses. Jó sabia que posses são coisas passageiras que ficam conosco até quando o Senhor permite, mas a salvação é permanente e a fé é a chave da porta da salvação.

O QUINTO VENTO NA VIDA DE JÓ
(Jó 2.4)“Pele por pele”... Um homem dará tudo que tem por sua vida. 6 Estende a tu mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará.

Deus olhou para dentro de Jó, e viu que o limite estava perto, mas era certo que Jó era mais forte do que a avaliação de satanás! Deus então faz uma ressalva: “Toca nele, mas não na vida dele”! Isto porque a vida pertence a Deus!

O QUINTO VENTO na vida de Jó, é o vento da adversidade. Ainda abraçado aos cadáveres de seus filhos, Jó recebe a visita de Satanás que sopra sobre ele um vento de doença. Jó sente um pequeno incomodo, mas acha que foi algum inseto, foi mesmo

Em poucos dias Jó está tomado por uma hanseníase em estado terminal. Sua pele ficou branca, escamosa. Ele literalmente começou a apodrecer. Aquela não era uma lepra qualquer era uma lepra avançada. Conforme sabemos, a lepra consome toda a carne por onde não há vasta circulação de sangue. 

A cartilagem do corpo é uma das primeiras partes a ser consumida. Isto quer dizer que Jó ficou sem nariz, Jó ficou sem orelhas, sem a ponta dos dedos, sem as unhas, por isto ele precisava de um pedaço de telha para se coçar. 

A parte mais sensível da pele humana são os lábios. Apesar de triste, Jó a partir de então passa o dia inteiro sorrindo, pois não tem mais lábios para cobrir os dentes. A lepra tira a sensibilidade do corpo humano. Jó batia nos cantos e não percebia que estava gerando feridas ainda maiores no seu corpo. 

Quando se atinge  este estado, todo o pelo do corpo cai, os cabelos vão junto e pior que isto, um leproso em grau adiantado fica cego. 

Jó, criação de Deus, homem de grande destaque, está destruído. Seus ossos estão sendo consumidos, porém ele ainda pensava. Era um filósofo, um cientista, grande conhecedor de diversos assuntos. Ele então pensa: “Estou apodrecendo, estou com lepra, vão me aprisionar em um curral para leprosos”, conforme era o costume da época. “Se eu não for levado ao curral dos leprosos que fica do outro lado do rio, vou ser devorado pelas aves de rapina, os chacais do deserto”. Jó tinha duas opções: Ir pra o curral dos leprosos, ou cavar a sua própria sepultura.

Não há um texto bíblico que nos indique firmemente que Jó tenha feito para si uma cova, porém sabemos que ele não deixou o local onde estava desde o começo da sua provação. A luz da lei, aplicada naquela época, entendemos que seria esta, a cova, a sua segunda e última opção. Compreendemos melhor isto lendo no capítulo 33 a partir do versículo 18:  – “para preservar da cova a sua alma, e a sua vida da espada (ou de atravessar o rio – nota de rodapé NVI) 19 ou o homem pode ser castigado no leito de dor, com os seus ossos em constante agonia, 20 sendo levado a achar a comida repulsiva e a detestar na alma sua refeição preferida, 21 já não se vê sua carne, e seus ossos, que não se viam agora aparecem. 22 Sua alma aproxima-se da cova, e sua vida dos mensageiros da morte.

Jó então faz esta cova para si mesmo, com 7 metros de profundidade. Ali ele conteria o cheiro da carne em decomposição, não atrairia os chacais, os mensageiros da morte. Mesmo assim, certamente estes animais ficaram à beira da cova, porém nenhum deles conseguiu tocar em Jó.

Ainda que você esteja no vale da sombra da morte, nada poderá tocar na tua vida! Porque a Deus pertence a tua vida!

Jó permanece por meses naquele buraco! As pessoas passavam e jogavam restos de comida para ele comer, outros riam de Jó pois achavam que ele estaria melhor se estivesse na casa (curral) dos leprosos, no meio dos seus!


Mas Jó sabia que o seu lugar não era no meio da doença e nem no meio da morte!

Um dia Jó está curvado, pois não tinha mais forças pra ficar de pé! E lá de dentro daquele buraco escuro, Jó ouve uma voz conhecida. É a voz de sua mulher! " - Puxa vida Ela se lembrou de mim, talvez ela vá descer até aqui embaixo algo que eu goste de comer, algo que possa aliviar os meus dias escuros e tristes!

Jó! Diz ela... e Jó então responde, com voz fraca...
Jó! Diz ela....

“Tu ainda manténs a tua integridade”!
“Amaldiçoa o teu Deus e morre”!

A melhor maneira de saber quem são as pessoas que estão ao seu lado é passando necessidade, enquanto ela comia do bom e do melhor, morava em casa boa, era conhecida como mulher do homem mais poderoso do oriente, Jó era o cara. E agora? Cadê a mulher de Jó, cadê o amor?

Jó respira fundo para buscar fôlego onde não tem! E Diz: “Tu falas como uma louca! Aceitaremos o bem dado por Deus e não o Mal! JÓ VENCEU O QUINTO VENTO”!

VEM AGORA O SEXTO VENTO!
Que é também a sexta voz...

7 vozes se pronunciam no livro de Jô
Satanás – Elifaz – Bildade – Zofar – A mulher – é a 6ª Voz

O sexto vento... A voz do homem!

O homem foi criado no sexto dia!
Jó ouviu Elifaz, Bildade, Zofar, a Mulher...
Então ele respira fundo... e diz...
“Eu nunca deveria ter nascido!”

Opa! Chegou no Limite! Deus olhou e percebeu agora é ora de agir na vida dele.

Talvez você tenha chegado ao seu limite, talvez você esteja dizendo que nunca deveria ter nascido, que se arrepende no pó das cinzas!

Até agora Deus não tinha falado nada, para ajudar Jó, mas agora as coisas vão começar a mudar. Um grande movimento começa a acontecer na sala do trono. O advogado, se levanta, e começa a CLAMAR. “Senhor Juiz! É chegada a hora! Eu sei o que ele está passando. Se possível afasta dele este cálice”!

O sexto vento é o clamor do homem, o seu gemido e sua mais sincera expressão diante de Deus.


SÉTIMO VENTO! A voz que clama no DESERTO!

Amado, esta palavra é para você! Hoje você vai receber O SÉTIMO VENTO, hoje você vai sair do buraco! Hoje Deus vai reconstruir a tua vida! Hoje você vai sair daqui revigorado!

Jó continua curvado, dentro de uma cova fétida, mas ele ouve algo estranho lá do alto. Um barulho de vento, uma espécie de tempestade, movendo a terra e o barulho está aumentado. (Jó 38) Jó não pode sentir, porque está dentro do buraco, mas ele pode ouvir. 

Quando você não puder sentir, pelo menos ouça. Tem muita gente que precisa ver para crer, se não sentir um arrepio, algo esquisito, é porque não recebeu. “Eu vou lá mas eu quero ver para crer. Tomé era assim, Natanael foi assim! Mas Deus converteu os dois e vai converter as pessoas que se comportam assim  também”! “Porque a fé não vem pelo ver, nem pelo sentir, mas vem pelo ouvir a palavra de Deus. (Romanos 10.17). 

Moisés estava sem orelha, mas não estava sem audição. Deus deixa você perder o supérfluo mas não deixa você perder o essencial!

Jó fica meio pensativo lá embaixo!
Ué! Tá ventando, mas não é época de vento! Deus é o senhor do tempo e Ele não atende a hora que queremos e sim na hora que ele quer. Mesmo quando todo mundo achar que você não tem mais salvação, o vento de Deus pode sempre acontecer! Há uma voz clamando no deserto em seu nome! Deus aparece conforme a nossa situação e a nossa necessidade. Por isto Ele veio em forma de vento, e não em forma de trovão, ou fogo. Ele vem conforme a nossa estrutura para suportar a sua presença.

Veja êxodo! Ele manda fazer uma tenda para Ele, porque o povo morava em tendas! Se fizessem um palácio o povo não iria se identificar com ele! 

Antes quando alguém dizia: Tenho fome! Ele dizia: O que é isto? Estou cansado! O que é isto? Então o advogado disse: Pra defender o povo eu preciso ser parte do povo. Levantou-se da sala do trono, atravessou as dimensões espirituais que nos separam adentrou ao mundo pelas entranhas de uma virgem e conheceu a natureza humana, antes mesmo do nascimento! Agora ele sabe, porque o filho explica! Ele está com fome Pai, ele está no limite pai.

Do meio do vento sai a 7ª. Voz!
Deus chama Elifaz, Beldade e Zofar, e diz!
Vocês não disseram o que é certo a meu respeito, vocês são palavra de derrota e não de vitória e isto eu não aceito sobre a vida do meu servo Jó.

1.) Toda palavra de derrota lançada contra a vida de JÓ lançada por bocas humanas caiu por terra! Toda palavra de derrota lançada contra tua vida vai cair por terra em nome de Jesus!

2.) Deus manda os três levarem sete novilhos e sete carneiros a fazerem holocaustos em favor deles mesmos! Deus vai humilhar os seus acusadores!

3.) Deus manda Jó orar pelos 3 para que sejam salvos da perdição pelo que disseram! Deus vai fazer muita gente engolir a seco o que disseram contra você! Quem disse que você não pode, vai buscar socorro na tua casa!

NAQUELA HORA O 
VENTO ENTROU NA COVA!
Sete metros, 7 vozes, 7 ventos!
Quando o poder de Deus entra na cova, Jó adormece, porque ele teria de ser ressuscitado e a bíblia diz que ressuscitarão primeiro os que dormem. Deus assopra sobre Jó!

Então Deus começa a reconstruir Jó!
Primeiro os ossos gastos, os nervos, os músculos, a pele, os pelos,os cabelos, as unhas.! Deus vai reconstruir você por inteiro! Quando Jó acorda ele está JOVEM! Forte!

Quando Jó acorda ele diz? O que estou fazendo aqui? Do mesmo jeito que você não soube explicar como entrou nesta situação também não vai saber como saiu!

Jó olha para si mesmo e diz! Senhor! Meus ouvidos já tinham ouvido falar a teu respeito, mas só agora meus olhos te viram!

Jó sai daquele buraco, e sente o ar puro batendo no seu corpo. Assim como os anjos se assustaram quando viram o homem, na criação, as pessoas se assustaram quando viram Jó. Pessoas que antes jogavam lixo pra Jó comer, agora abaixam a cabeça para passar por ele!

Deus não te fez para ficar envergado num buraco, Deus te fez para glorificar o nome dele e multiplicar a glória que há em você nos outros!

Você pensa que acabou! Que nada! Agora é que começa a ficar bom. A bíblia diz que depois que Jó orou, Deus o tornou próspero e lhe deu em dobro tudo o que ele tinha antes!

EU PROFETIZO QUE DEPOIS QUE VOCÊ ORAR DEUS VAI MULTIPLICAR AS SUAS POSSES E VAI LHE DAR EM DOBRO TUDO O QUE VOCÊ PEDIR!

Todos os irmãos de Jó, todos os que conheciam foram comer com ele na sua casa! Jó voltou a ser amado!

O Senhor abençou o final da vida de Jó mais do que o início. Se você pensa que já recebeu espere mais um pouco porque ele tem mais para a tua vida!

teve 14.000 ovelhas, 6.000 camelos, 1000 juntas de boi e 1000 jumentos! Deus vai multiplicar as suas posses! Jó também teve 7 filhos e 3 filhas! Estranho não deveria ser 14 filhos e 6 filhas? Não, o Senhor deu a Jó filhos que o obedeciam em dobro, que o amavam em dobro! E esta riqueza não tem preço!

A bíblia não fala o nome dos filhos, mas fala o nome das filhas!

PRIMEIRA – JEMINA = Lugares Altos!
Deus vai levar você a patamares muito altos os quais você nem sequer é capaz de imaginar

SEGUNDA – QUÉZIA = Permanecer!
Deus vai dar sustentação à sua vida através da sua mão para que você cresça e permaneça debaixo da sua unção e do seu poder.

TERCEIRA – QUEREM HAPUQUE = Riquezas Escondidas!
Deus vai revelar capacidades, tesouros e oportunidades de lugares onde você jamais poderia pensar.

Existe um fogo diferente neste lugar, existe um fogo de Deus dentro de você que não pode ser apagado, existe um vento, especial, o 7º vento e você vai receber em nome de Jesus!

Feche seus olhos!

Louvor: Existe um fogo!


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER




pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.



16 comentários:

  1. Pastor boa noite ! Gostaria de saber por favor. Aonde na Bíblia diz que essa cova tinha 7 metros ? Fica na paz. Parabéns pelo sermão. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz amado!

      Em virtude de estar preparando outros conteúdos, tem sido poucas as minhas entradas aqui no blog para responder aos irmãos.

      De fato, você não vai encontrar na nossa bíblia. A informação procede de estudos acadêmicos que partem da Torá, mais especificamente a partir do Midrash. Neste sentido, utilizamos a informação no esboço de forma complementar, mas caso não se sinta a vontade para citar a informação bastará retirá-la do contexto.

      Saliento que em nossos textos, por vezes utilizamos algumas informações de textos paralelos, como os citados por Martinho Luthero, por exemplo, sem contudo, deixar de manter a evidência a maior de todas as verdades que é a bíblia!

      Deus o abençoe! Obrigado por estar conosco!

      Excluir
  2. 999 anos para formar o homem? Com todo respeito Pastor, pode me contar como o senhor alcançou tal informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia Moura, tudo bem. Existem dois tempos para nós espirituais, a saber: O cronológico e o kairós, sendo este último um tempo cuja dimensão só Deus pode elencar. Quando nos reportamos ao tempo, neste caso 999 anos, o fazemos com base em estudos judaicos, sem contudo, poder afirmar com toda a precisão se foram mil anos ou um dia. Trata-se da semântica, envolvida no texto, e do que compreendemos de pessoas realmente sábias, que dedicam a sua vida para interpretar a Sagrada Escritura. Peço desculpas, se causei algum desentendimento na sua forma de pensar. Obrigado por ler e comentar!

      Excluir
  3. Pastor como explica actuação de tanto jargão que si ouve nas sermão teológico enquanto bíblia fala Apocalipse 18 v 19 muitas gente aumentando coisa que não encontrei na bíblia isso muito cerio não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma pena. Mas vamos esperar em Deus que um dia isto tenha fim.

      Excluir
  4. A paz ,nunca vi um esboço sobre Jo como esse ,estou impactada ,gloria a Deus !!

    ResponderExcluir
  5. Excelente esboço!
    Que Deus continue lhe usando para agregar conhecimento através das sagradas escrituras!🙏🏼

    ResponderExcluir
  6. A PAZ pastor. Que bênção esse estudo, Deus abençoe o senhor grandemente, estou impactada com tantas informações! Muito grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esse tema chegou até você. Temos outros estudos novos disponíveis. Seja bem vinda!

      Excluir
  7. ótimo, era o que estava procurando par agregar sobre a historia de Jó, muito boa colocação dos textos. DEUS continue vos abençoando

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe