domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sacrificando o nosso Isaque

Texto principal: Gênesis 22 – Depois destas coisas, provou Deus a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. 2 Então disse Deus: Toma o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá, o oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te mostrarei. 3 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, albardou seu jumento, tomou consigo dois de seus servos, e a Isaque, seu filho. Tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe dissera. 4 Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos e viu o lugar ao longe. 5 Disse Abraão aos seus servos: Ficai-vos aqui com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos a vos.

INTRODUÇÃO – O texto nos remete ao patriarca Abraão,  um dos principais personagens de toda a história bíblica do antigo testamento, seus feitos encontram-se no primeiro livro da palavra de Deus, o Bereshit ou para nós, o livro de Genesis, a partir do qual se desenvolvem as três principais vertentes religiosas da humanidade, o judaismo, o cristianismo e o islamismo. Abraão, é o primeiro dos patriarcas bíblicos e o fundador do monoteísmo, dos hebreus, ou seja a adoração a apenas um Deus. Abraão porém é mencionado ao longo dos milênios pela sua fé. Tendo nascido 2018 anos antes de Cristo, seu nome é um dos poucos perpetuados dentro do próprio contexto bíblico conforme lemos em Hebreus 11.17 - “Pela fé Abraão, ao ser provado ofereceu a Isaque. Aquele que havia recebido as promessas ofereceu o seu unigênito. 18 embora Deus lhe tivesse dito: Em Isaque será chamada a tua descendência.

CONTEXTO - Muito se fala e já tivemos a oportunidade de ministrar aos irmãos a respeito da provação na vida de Jó a qual não abrangeu, de fato, suas atitudes e sim circunstâncias espirituais que estavam além do plano visual do próprio Jó. No texto que lemos encontramos uma outra importante passagem onde o Senhor toca na vida de um dos seus patriarcas ungidos como forma de mostrar não o poder do patriarca mas sim o do próprio Deus.

Para que você possa compreender esta mensagem também é preciso compreender que a bíblia é um composto de códigos espirituais apresentados por Deus aos seus filhos espirituais. Somente os que tem olhos e ouvidos espirituais podem compreender estes códigos. Falando em códigos, o que estamos falando está, de certa forma, codificado em Mateus 13 – No versículo 9 o messias diz: Quem tem ouvidos ouça, e no versículo 11 ele continua – “Porque a voz é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado, 12 Ao que tem, se lhe dará, e terá em abundância. Ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 13 Por isso lhe falo por parábolas; Porque eles, vendo, não veem; ouvindo, não ouvem nem compreendem. O termo parábola possui algumas traduções, porém quando recorremos ao grego, texto original do evangelho de Mateus, encontramos a tradução para o termo como sendo: Ditado ou texto enigmático, por analogia CÓDIGO.

APELO – Abra os seus olhos e os seus ouvidos para compreender os códigos, receber as bênçãos e partir para mais uma semana vitoriosa em sua vida!

Eu quero convidá-lo a saudar a presença do Espírito Santo com uma calorosa salva de palmas. Suas palmas são a brasa, o fogo espiritual que vai mover os anjos do Senhor em direção às suas necessidades! Glorifique o nome do Senhor!

EVOLUÇÃO – O texto em Gênesis 22 aponta para a maior prova na vida de Abraão. Todos nós tememos a provação, qual de nós não fica apreensivo ao saber que vai passar por uma entrevista de emprego ou até mesmo quando fazemos um exame solicitado pelo médico? Quando falamos em termos espirituais, todos nós queremos estar longe das provações. Há porém algo importante para aprender através destas provações: Elas, na realidade, são uma chave para atingirmos níveis elevados de entendimento e poder espiritual. A provação é de fato uma chave capaz de abrir portas, portais e portões que nos dão acesso a um verdadeiro baú contendo nossas antigas orações não atendidas, nossos sonhos escondidos, e as nossas promessas ocultas.

Em algum momento da vida, cada um de nós, pela nossa própria convicção de fé, será chamado para sacrificar o seu Isaque. Cada um de nós é ou será obrigado a passar pela porta da fé, mediante a provação de Deus, não para agradá-lo, mas assim como foi com Jó, para subjugar o poder do príncipe do ar e das trevas e atingir a plena maturidade espiritual e para isto, você precisa estar atento para o fato de que passar por esta porta, muito provavelmente vai lhe custar algumas coisas: Talvez custe a você e sua família alguns sorrisos, ou seja, felicidade, também é possível que passar por esta porta custe a você tempo, disposição, investimentos, esforço conjunto, esforço pessoal, saúde, autoconfiança, enfim, passar pela porta da provação vai exigir muito mais do que você possa imaginar. Vamos caminhar pela prova de Abraão e aprender a vencer as nossas dificuldades, os nossos problemas, porém mais do que isto, vamos aprender a ser vencedores em meio às nossas provações.

APELO - Quantos querem ser vencedores em meio às suas provações? Quantos querem receber a chave da vitória?

Em Gênesis 22.1 lemos: – “Depois destas coisas...”, porém ao observarmos o texto original hebraico, o texto diz: “E foi depois destas palavras...”. Esta aparente, porém não tão simples troca na grafia de "coisas" para "palavras" diferentemente registradas entre o texto original e a leitura padronizada na língua portuguesa possui grande valor. Isto porque, conforme o entendimento dos sábios exegetas do “midrash” judeu, o texto aponta para uma troca de palavras ou diálogo ocorrido antes, entre Deus e o diabo, onde o tal anjo caido promove uma denúncia contra Abraão: “Veja! Abraão a quem tens por modelo das virtudes humanas, fez um grande banquete e não apresentou a Ti a menor oferenda! E Deus então respondeu: “Tenho confiança nele: Se eu lhe pedisse que sacrificasse o seu único filho Isaac, ele não se recusaria” – Ai então “depois destas palavras”, o Senhor Deus colocou Abrahão à prova, conforme lemos no texto: “...provou Deus Abraão”.

Gênesis 22 nos mostra Abraão sendo provado em relação ao seu futuro. Entregar seu filho Isaac como sacrifício ao Senhor era sacrificar a sua esperança de futuro, quando lemos Gênesis 12, vemos este mesmo Abraão sendo provado em relação ao seu passado. Ao deixar seu pai e sua parentela, Abraão estava deixando de lado o seu padrão de vida, a sua cultura, e também a sua memória patriarcal.

Abraão foi provado de forma muito abrangente. Talvez você ainda encontre em sua linha de meditação uma brecha para desacreditar um pouco, o esforço de Abraão, porém se analisarmos um pouco mais profundamente vamos notar que não foram apenas estas duas provas que ocorreram em sua vida. 1. Abraão teve que caminhar como estrangeiro, quando o Senhor lhe disse para “peregrinar” por um terra a qual ele não conhecia, 2. Depois de ter recebido sobre si a promessa de gerar uma grande nação, Abraão dá de encontro com uma fome terrível em Canaã, 3 Os egípcios violarem seus direitos básicos ao levar Sara para o faraó, 4. Abraão não lutou contra apenas um, mas sim quatro reis conquistadores, 5. Abraão precisou tomar Hagar como esposa por perder a esperança em relação a sua promessa, 6. Por ordem divina, Abraão circuncidou-se na velhice, sofrendo uma dor absurdamente maior do que uma jovem criança, 7. Abimelech cometeu uma atrocidade contra ele ao prender Sara, 8. Depois que Sara teve um filho, ele foi obrigado a mandar Hagar embora, 9. Também teve de mandar Ismael embora, e por último Gênesis 22, (10), onde precisou levar seu filho até um lugar de sacrifício em nome de Deus.

Abraão era um homem preparado para provas, e portanto preparado para ser vitorioso. Ao observarmos a vida de Abraão em relação às suas provas, a primeira coisa que vemos é SACRIFÍCIO. Você já viu alguém fazer sacrifício sorrindo?

O nome Isaac na sua tradução literal significa RISO. Se você quer ser vencedor em relação as suas provas não tenha medo de sacrificar o seu Isaque, sem contudo perder a sua perseverança. Tiago 1.2 – Meus irmãos, tendes por motivo de grande satisfação passardes por provações, 3 sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança.

Abraão compreendeu que sacrificar coisas naturais era uma necessidade explícita para atingir vitórias espirituais. O apóstolo Paulo conseguiu explicar melhor a posição abraâmica aproximadamente 2.100 aos depois na sua carta aos romanos, capítulo 12 e versículo 12 – “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração. 13 partilhai com os santos nas suas necessidades...”

A CORAGEM NOS SACRIFÍCIOS DE ABRAÃO

Teve coragem para sacrificar o riso de sua esposa - Em Gênesis 21.6 a própria Sara diz no nascimento de seu filho:  “Deus me encheu de riso, e todo aquele que o ouvir se rirá comigo”. Pense! Sacrificar Isaac era tirar o lindo sorriso do rosto de sua esposa amada.

Teve coragem para sacrificar o seu futuro – Isaac era sua herança genética. Seria através dele que a sua genealogia seria perpetuada.

Teve coragem para sacrificar o seu sono – Gênesis 22.3 – ...Levantou-se pois Abraão de madrugada...

Teve coragem de sacrificar um grande amor – Gênesis 22.2 - ...Toma teu filho, o teu único filho Isaque, a quem amas.

Teve coragem de enfrentar o desconhecido – Gênesis 22.2 - ...Oferece o teu filho (oferece-o) em um dos montes que Eu te mostrarei.

Teve coragem de interferir no seu trabalho – Gênesis 22.3 - ...Albardou o seu jumento, e tomou consigo dois dos seus servos... Pense um pouco: Se você estivesse envolvido na missão mais difícil da sua vida, quais servos você levaria, os da sua plena confiança, os mais fortes, os mais úteis, ou os mais insignificantes e menos confiáveis? E que meios você utilizaria, seu melhor meio de transporte ou qualquer um?

Teve coragem de por a mão na massa – Gênesis 22.3 - ...Tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe dissera.

E agora? Será que ainda há uma pontinha de possibilidade de desconfigurar a posição de coragem de Abraão?

Coragem e obediência! Posso garantir a vocês irmãos em Cristo Jesus. Se provação é chave que nos leva a um caminho de vitórias, coragem e obediência é o buraco da fechadura. O próprio Messias nos diz isto em Mateus 7:21 – Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus!

APELO – Coragem meu irmão! Deus está contigo nesta prova! Coragem! Salmo 18:32 – ..."é Deus quem me reveste de força e torna perfeito o meu caminho”

NO CAMINHO DE MORIÁ
Ao ser impulsionado por Deus até o lugar de sacrifício, Abraão nos deixa uma série de aprendizados importantes para a edificação e fortalecimento da nossa vida com Deus.

Após ter cortado a lenha para o sacrifício, Abraão seguiu em direção a terra de Moriá, para cumprir a ordem do Senhor. O versículo 4 de Gênesis 22, diz que “ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe”. Foram três dias de caminhada, aproximadamente 80 quilômetros, tempo suficiente para que Abraão pudesse avaliar todas as possibilidades em relação à sua fé. O Senhor Deus poderia ter pedido um sacrifício imediato, dando ordens a ele que tomasse seu filho e o sacrificasse ali por perto, porém Deus não está interessado em padrões de fé precipitados. Muitas vezes nós lançamos alguns desafios na igreja, alguém se oferece para doar um datashow? Alguém se oferece para ajudar a comprar o terreno da igreja? E muitas vezes as pessoas levantam as suas mãos, colocam-se na posição de mordomos e depois de algum tempo se arrependem do compromisso assumido diante de Deus. Este é apenas um pequeno exemplo, porém há muitas outras ocasiões em que assumimos compromissos com Deus e nos arrependemos depois. Deus não quer um compromisso emocional com Ele, e sim um compromisso espiritual, e era exatamente isto que Ele estava provando em Abraão.

A palavra nos diz que “ao terceiro dia Abraão levantou a cabeça...”. Certamente  os três dias em que Abraão caminhou com seu filho, foram dias difíceis. Quem sabe até ele tenha orado a Deus para que a distância fosse ainda maior. Foram três dias de profundo sofrimento, onde ele precisou usar toda a sua fé e toda a sua força espiritual para não perecer. Da mesma forma, nós também precisamos agir desta maneira. Quando assumimos um compromisso com Deus, precisamos cumpri-lo, por mais custoso ou difícil que ele pareça. Cumpra o seu compromisso, cumpra com o chamado, não tenha medo de sacrificar o seu Isaque.

A palavra ainda nos diz que Abraão viu o lugar ao longe. Acredito que este tenha sido um dos momentos especiais desta viagem: Avistar o lugar do sacrifício! Todos somos chamados um dia a fazer sacrifícios em nome do Senhor e ele faz questão de indicar o lugar e a forma como isto será feito. Se Abraão não tivesse levantado sua cabeça, ele não conseguiria enxergar o que o Senhor estava pedindo.

NO PÉ DO MONTE MORIÁ
No versículo 5 de Gênesis 22, aprendemos algo muito importante. Segundo a palavra de Deus “Abraão disse a seus servos. Ficai-vos aqui com o jumento, eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos a vós.

Abraão havia chamado dois dos seus melhores servos, também havia escolhido o seu melhor jumento, o mais forte e o mais bem preparado para esta importante jornada. Fico a imaginar as condições destes dois homens, caminhando com o patriarca Abraão. Durante três dias estes homens acompanharam-no, viram o seu semblante caído, quem sabe o seu desespero algumas vezes, o seu choro contido. Acredito que por serem homens de confiança devem ter dado força a Abraão para que prosseguisse na viagem, certamente abriram caminhos por terras desconhecidas, caçaram para poder comer, defenderam Abraão e Isaque dos animais violentos, e acredito que quando viram o pé do monte Moriá imaginaram – “bom, agora é conosco, vamos subir o monte para Abraão junto com o burro enquanto eles descansam”, - porém, não foi bem assim, ao chegarem o que ouviram foi; “Fiquem aqui com o jumento...”. Percebam, os dois melhores servos, os mais corajosos, os mais experientes, talvez até mesmo os mais fiéis a Abraão e após tudo isto... “olhar o jumento”. Agora vejamos Abraão e Isaque: Abraão um velho com mais de 100 anos, cansado, abalado nas suas estruturas físicas e psicológicas, e ele subiu o monte. Isaque, um jovem inexperiente, cuja única vantagem em relação aos outros talvez fosse a sua total falta de conhecimento em relação as coisas que estavam à sua volta e a sua força física da juventude, e Isaque subiu o monte!

Meu irmãos, Deus não está à procura de homens e mulheres fortes, cheios de conhecimento e habilidades especiais, Deus está à procura de homens e mulheres cheios do Espírito, cheios da sabedoria da palavra, e com capacidade de exercer os dons maravilhosos do Espírito Santo! Há um ditado popular que diz: “Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos”.

APELO – Deus está à procura de pessoas que coloquem sobre ele a sua confiança. Deus está à procura de pessoas que conheçam o Salmo 37.5Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e Ele tudo fará! Deus está a procura de pessoas que acreditem em Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece, Deus está a procura de ouvidos espirituais que ouçam Atos 16:31 – Creia no Senhor Jesus e será Salvo tu e a tua casa! E sobre estas pessoas Deus está derramando uma benção e uma profecia. “Eu derramarei sobre vocês o meu espírito, seus filhos e filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, e os jovens terão visões... E toda pessoa que invocar o nome do Senhor será salvo!”Joel 2
GLORIFIQUE O NOME DO SENHOR JESUS!

Deus não te chamou para ficar olhando jumento! Deus não te chamou para ficar no pé do monte! Deus te chamou para você subir, falar com Ele, ver a sua glória  passar, e voltar resplandecente no poder do Espírito Santo.

E O JUMENTO?
Quando pensamos no jumento nos dias de hoje, logo imaginamos um animalzinho mirrado, nos “cafundés” do Brasil, porém, este jumento não está aí por acaso e nós podemos aprender com ele também.

O jumento do qual falamos é citado cerca de 130 vezes na bíblia. Tenho certeza que se perguntarmos agora, em um animal com o qual nos identificamos, de certo, o jumento estará nas nossas últimas opções! Isto acontece porque a nossa natureza humana nem sempre está preparada para as características do jumento. Ele é resistente, resignado, tem muita força, e quando necessário também tem velocidade, consegue se adaptar com diversos tipos de terreno, e principalmente o jumento é humilde! Sempre que alguém  precisava de um reforço especial para transportar uma carga pesada, adivinha?  O jumento era a primeira opção. Pois então, aquele animal resignado estava carregando o peso da viajem de Abraão. Por analogia podemos dizer que o jumento era um facilitador da viagem. Não seria difícil deduzir que Abraão até poderia deixar seus servos no pé do monte, mas por que deixar o jumento? Por que dificultar as coisas? – Simples! Deus quer ver o seu sacrifício, Deus quer ver o seu esforço! – Durante boa parte da sua jornada você poderá ter pessoas para ajudá-los, e quem sabe até de alguns jumentos (entenda como ajudadores) que vão carregar o peso, a sua lenha do sacrifício. Porém na hora de subir o monte para entregar o seu Isaque é entre você e Deus. Quem disse que o evangelho seria fácil? Jesus nunca disse isto, muito pelo contrário, Ele disse: No mundo tereis aflições, mas tenham bom ânimo. Eu venci o mundo. A mensagem de Deus para você é esta: Larga esse jumento, ele não pode mais carregar o seu peso do sacrifício. Pastor que jumento é este? A sua interpretação convencional do evangelho, ou seja, aquele que se adéqua aos seus erros. Isto é um jumento na sua vida. Jesus disse: Aquele que quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me! Amado irmão, querer viver o cristianismo constantemente dentro de uma posição confortável é querer viver o cristianismo na carne. Jesus sofreu, os patriarcas sofreram, os apóstolos sofreram, mas se tornaram vencedores em todas as coisas, prosseguindo em direção ao alvo! Romanos 8:8 diz: Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus, 9 entretanto vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito habita em vocês. Romanos 8:22 diz: Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade com você!

Falamos das características do Jumento: resistente, resignado, forte, veloz, adaptável e humilde. Acho que com características como estas seria fácil ir para o céu não é verdade? Talvez você esteja até repensando no caso de perguntarmos com qual animal você se identifica. Porém eu fiz questão de deixar uma última característica do jumento para meditarmos: JUMENTO EMPACA! E quando ele empaca atrasa a viagem.  Por mais que ele tenha qualidades muito interessantes a sua natureza é terrena, e você não pode ter natureza terrena. Mateus 6.8 – diz: “Não vos assemelheis pois a eles, porque o vosso pai sabe o que lhe é necessário antes de pedires”. Há uma característica superior a todas estas e que só nós, homens e mulheres de Deus podemos ter: AMOR – Marcos 12:30 – Amarás pois, ao Senhor teu Deus de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todo seu entendimento, e de todas as suas forças, este é o primeiro mandamento, 31 o segundo é semelhante a este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que este!

Ter as características do jumento é muito bom, pode ajudar muito a sua vida, mas só o amor pode fazer a diferença. Em Êxodo 13:12 nós aprendemos isto: “Separarás para o Senhor todo primogênito dos animais que tiveres, os machos serão do Senhor: Porém, todo primogênito da jumenta, resgatarás com um cordeiro...”

Nós só podemos ser resgatados pelo AMOR, Jesus te ama e o cordeiro de Deus esta aqui para nos resgatar da impureza, do pecado e das dificuldades. Creia nisto, aplique isto e seja resgatado em nome de Jesus!

Adoração exige sacrifício
O versículo 5 de Gênesis 22 é muito especial. Nele Abraão diz aos seus servos: Ficai-vos aqui com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos a vos.

Esta é a primeira vez em que se lê a palavra adoração na bíblia e novamente o Senhor fala conosco!

Abraão havia saído com uma ordem: Tomar o seu filho, o seu único filho, ir para as terras de Moriá e oferecer o jovem Isaque como sacrifício ao Senhor! Agora vejam como ele fala aos seus servos: Ficai-vos aqui com o jumento, eu e o moço subiremos até lá, e tendo ADORADO, voltaremos a vos! - Antes de continuar eu gostaria de glorificar e Jesus pelas palavras de Abraão! (APLAUDA O SENHOR JESUS!) Se todos tivéssemos esta visão a igreja do Senhor de certo já teria sido arrebatada. A VERDADEIRA ADORAÇÃO É SACRIFÍCIO!

SACRIFÍCIO: Para adorar a Deus é preciso sacrifício! Para adorar a Deus você precisa se esforçar, deixar de lado algumas coisas e olhar para Jesus. Mateus 10:34-38 -  Não penseis que vim para trazer paz a terra, não vim trazer paz mas a espada (palavra), vim separar o filho do pai (IDE...), a nora da sogra, (profeta entre as nações). E os inimigos do homem serão seus próprios familiares (Só a sua cidade não terá honra, e na sua casa não será ouvido). Quem ama o filho ou a filha mais do que a mim é digno de mim (amarás o seu Deus sobre todas as outras coisas). Quem não toma a sua cruz (ministério) e me segue não é digno de mim (Ser igual a ele) – Lucas 5 irmãos! Vamos deixar de lado o medo, a desconfiança é hora de lançar as redes espirituais e nos tornarmos PESCADORES DE HOMENS! – Não tenha medo de sacrificar!

SUBA O MONTE – Tem muita gente querendo adorar a Deus no pé do monte. Aprenda uma coisa: No pé do monte pode ter servos te esperando, uma boa ajuda para carregar o seu peso, uma palavra amiga, e até mesmo conforto. Hoje tem muita gente querendo adorar a Deus no pé do monte, mas Deus não quer adoradores de pé de monte, Deus quer aqueles que sobem. MORIÁ vem da raiz hebraica MORA que significa temor! Filipenses 2:12 – “Assim pois, amados meus, como sempre obedecestes... desenvolvei a vossa vocação com amor e tremor” – Deus está procurando adoradores verdadeiros que o adorem em espírito e em verdade.

SUBA COM O NECESSÁRIO! As vezes queremos subir o monte do sacrifício, com mais carga do que o necessário, e por isto desistimos no meio do caminho. Abraão subiu com ISAQUE, assim também você suba com o que Deus tem pedido a você, Abraão subiu com o CUTELO (adaga, faca), o que mostrava que ele estava decidido, Deus não quer pessoas duvidosas da sua fé! Abraão subiu com o fogo. Suba com o fogo do espírito Santo e nada vai impedi-lo de vencer os seus obstáculos.

NO ALTO DO MONTE – Amados qual o homem que não quer chegar ao seus objetivos. Da mesma forma o Deus que os criou deseja vê-lo cumprir com os seus objetivos. Não importa que seja difícil. Quanto mais sacrifício mais bênçãos sobre a sua vida!

Abraão e Isaque construíram o altar. Altar se faz no alto do monte, e não o pé do monte. Agora é a hora mais angustiante na vida de Abraão, ele olha para o seu filho, no alto do monte, há cerca de 800 metros de altura. Abraão angustiado, abaixa a cabeça, não sabe o que dizer, em como continuar. De repente seu filho lhe diz: Pai, aqui está o fogo, também está o altar, mas onde está o cordeiro para a oferta? Neste momento as carnes de Abraão tremem por dentro. Deus impõe a ele um último teste: Segundo a palavra de Deus, Abraão amarrou Isaque no Altar! Deus estava fazendo Abraão vencer as suas limitações naturais e crer o sobrenatural de Deus. No alto do monte você sai do natural e vai para o sobrenatural. Segundo os estudiosos e a teologia histórica, foi no monte Moriá que Abel depositou a sua oferta alçada ao Senhor, também foi no monte Moriá onde Noé, depois de sair da arca, oferceu ao Senhor um sacrifício de gratidão. Abel passou venceu o natural o ofereceu a Deus um holocausto agradável ao Senhor, Noé venceu o natural dentro da arca e no monte Moriá ofereceu a Deus uma prova da sua vitória!

Suba o monte e Deus vai lhe mostrar coisas grandes que você ainda não viu! Suba o monte e Deus vai realizar na sua vida projetos que você ainda não projetou. Suba o monte e Deus vai socorrê-lo na hora da tua angustia. Ele será o socorro mais do que presente!

Não precisamos nos aprofundar nesta parte da história, pois ela é conhecida. Um anjo aparece a Abraão e brada: “Abraão, Abraão, não faças mal ao moço, pois agora sei que tu me temes e não me negastes teu único filho.” – Veja o mistério aqui, em Gênesis 22:13 – Quando o anjo fala com Abraão ele diz: “Não ME negastes teu único filho” – Sendo assim quem estava lá? Glória Deus aos que compreenderam. Deus sempre será o seu socorro  bem presente na hora da angustia! Não tenha medo de subir o monte!

Abraão levanta a cabeça e encontra um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Abraão foi lá, sacrificou o carneiro e adorou a Deus junto com Isaque! Em Gênesis 22.13 – Abraão rebatiza o monte do temor: “Abraão deu aquele monte o nome de ‘O Senhor Proverá’”.

DEUS VAI PROVER ALEGRIA NA TUA VIDA!
DEUS VAI ENCHES OS TEUS LAGARES!
DEUS VAI IMPACTAR A TUA FAMÍLIA!

O anjo chama Abraão de Novo e diz: “Juro por mim mesmo, que por ter feito o que fez, não me negando seu único filho, eu te abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará a cidades que forem inimigas

Quero encerrar esta mensagem profetizando bênçãos sobre a tua vida. Abraão ainda no alto do monte, olhou para a cidade de Beer Shéba, para nós Berseba, ou cidade dos Sete Poços! Ir até Berseba foi a forma de confirmar as promessas sobre a vida de Abraão!.

A CIDADE DA SETE BENÇÃOS
Se você acompanhou esta mensagem até aqui e eu quero crer que está comigo no alto do monte

PRIMEIRO – Farei de ti uma grande nação.
SEGUNDO – Te abençoarei
TERCEIRO – Engrandecerei teu nome!
QUARTO – Tu serás uma benção.
QUINTO – Abençoarei os que te abençoarem
SEXTO – Amaldiçoarei os que te amaldiçoarem
SÉTIMO – Em ti será benditas todas as famílias da terra!

Suba o monte, entregue seu Isaque e vá para Berseba
Qual é o seu Isaque?

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.
AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.