quarta-feira, 9 de julho de 2014

Os valentes de Davi


Vivemos em uma época de valentes. Há valentes nas ruas, nos carros, nas vizinhanças, nas empresas e até mesmo dentro de casa. Mas será que estas pessoas compreendem o significado de ser valente?

Salmo 45.3
Cinge a tua espada à coxa, ó valente, cinge-te de glória e majestade. Nessa majestade cavalga vitoriosamente pela causa da verdade, da humildade e da retidão, que a tua destra mostre coisas terríveis.

         Com o passar dos séculos perdeu-se a concepção de valentia, então fomos procurar no dicionário Aurélio o significado da palavra e atentando aos seus significados percebemos que os valentes de hoje em dia não tem nenhuma ligação com os valentes bíblicos. Vejamos os significados:

- Valoroso – Valoriza a si e aos outros
- Decidido  – O seu sim é sim e não é não.
- Arrojado –  Suas idéias estão à frente no tempo
- Destemido – Não tem medo de enfrentar dificuldades

         E agora, será que estes “valentes” vistos nas ruas são valentes mesmo? Como seriam eles se não estivessem em seus carros valorosos, ou sem o seu poder econômico, ou quem sabe longe da arma muitas vezes escondida na cintura? Acredito que um valente só pode ser chamado desta forma quando passa pelas provas e mesmo assim saem vencedores. A bíblia mostra alguns homens valentes, vencedores em um determinado campo ou área de prova.

- passou e se tornou um valente valoroso
- Abraão passou e se tornou um valente decidido
- Isaque passou e se  tornou um valente arrojado

         E para esta ministração desejo apresentar a vida de um outro valente. Seu nome é DAVI, cujo nome significa O AMADO! Acredito que Davi possua a capacidade intrínseca de representar a humanidade de maneira singular em relação a maioria dos outros homens e mulheres de Deus. Sua vida é composta de altos e baixos tais e quais a vida de um homem ou mulher como somos na atualidade, longe dos holofotes hebraicos e aramaicos assim como das épocas onde as histórias  bíblicas se originaram. A História de Davi nos dá a oportunidade de perceber que nem sempre nossas provas são originadas pelo diabo e sim pelo próprio Deus desejoso em ver o seu comportamento e as suas atitudes em momentos de dificuldade. Defendo de forma veemente a tese de que Davi de certa forma não fugiu à caverna de Adulão  e sim foi conduzido até ela pelas mãos de Deus para ser provado e sair vencedor no final de tudo.

         Você pode estar passando por um momento de dificuldades e provações atualmente e este momento lhe exige verificar de onde vem este vento. Algumas pessoas imediatamente atribuem suas dificuldades ao diabo, sem necessariamente orar para receber a instrução espiritual importante nestes momentos. Todas as vezes quando atribuímos ao diabo determinada situação, ela de fato passa a estar sob o seu domínio, abrindo possibilidades gigantescas para prejuízos irrecuperáveis.

Ore a Deus, você pode não estar sendo provado pelo inimigo e sim estar passando pelo campo de provas do Senhor para ser testado, avaliado e aprovado no final de tudo. Você foi feito para vencer e se possuir mente, alma e corpo espirituais invariavelmente será vencedor!

O que acontece no campo de provas?

1.)  Medimos força
 – Você é forte o suficiente para vencer?
2.)  Medimos coragem
– Como está sua coragem diante das provas?
3.)    Medimos resistência
 – Você é capaz de resistir até o fim?
4.)     Medimos fidelidade
– Até que ponto você será capaz de manter sua fidelidade
5.)   Medimos a vontade de atingir determinado alvo
         
       Nestes momentos surge sempre o desânimo. Como está o seu? Você tem fôlego psicológico e espiritual para suportar?

Esta palavra é para você que está em um campo de provas! Abra o seu coração e seja o campeão em meio as provações.

Todo mundo passa por provas
         Quando falamos a respeito de Davi falamos a respeito de um grande homem. Davi é o fruto do casamento entre Rute e Boas, que gerou Obede, logo após Jesse e por conseguinte Davi, um homem de grande poder e autoridade. Quando Ezequiel teve a visão de uma carruagem com anjos celestiais as rodas desta carruagem representavam Abraão, Isaac e Jacob. A quarta roda esta atribuída a Davi assemelhando-o, desta forma, aos patriarcas. Homem guerreiro, vencedor de muitas batalhas, carismático e leal, conseguiu estabelecer com êxito a dinastia judaica vindo a tornar-se o maior dos Reis de Israel. Davi não foi conhecido apenas por suas grandes batalhas mas também e principalmente pelos seus salmos. Habilidoso com palavras sua história do “doce profeta de Israel” foi sempre voltada à vitória, porém até ele foi provado. Agora pense: Se Davi pôde passar pelo crivo dos caprichos do Senhor quem dirá nós simples mortais.

A vida não é só de vitórias

         - O Cap. 18 de 1ª. Samuel mostra o Rei Saul querendo matar Davi e com isto podemos aprender que o Cristão passa por batalhas. Todos nós estamos sujeitos a um determinado nível de dificuldades e provações em nossas vidas decorrentes das nossas atitudes, das circunstâncias e até mesmo do nosso próprio dia a dia. Olhando para Davi é o que vemos: Um homem que passou por batalhas e as venceu e isto vale para você!

Crente vence batalhas. Pode até demorar mas vence! Sua vida não vais ser uma batalha interminável. Esta situação certamente vai mudar e a sua vitória vai chegar.

O que acontece depois da vitória
         Por esta época Davi havia vencido Golias, o Gigante Filisteu. Aquela foi uma vitória avassaladora sobre uma ameaça que amedrontava todos os soldados e autoridades à sua volta. Após aquela vitória algumas coisas aconteceram na vida de Davi, tal e qual acontece na vida de um irmão ou irmã quando está passando por um período de vitórias. Vejamos:

         Davi se tornou querido entre os soldados
         Em uma boa fase geralmente você está rodeado de amigos.
         Davi se tornou importante
         Em uma boa fase as pessoas dão muita importância e valorizam o que você fala.
         Davi ficou atraente.
         Davi era um jovem diferente dos outros. Era baixinho, seus cabelos eram diferentes dos cabelos dos seus irmãos. A priori poderíamos chamá-lo de um jovem ‘feinho’, porém após a vitória ele ficou “atraente” e isto de fato acontece! Nas boas fases todos são atraentes. Em 1ª. Samuel 18.7 está escrito: As mulheres, dançando cantavam umas para as outras dizendo: Saul feriu seus milhares, mas Davi os seus dez milhares!”

          Tudo isto gera um grande desconforto nas esferas espirituais do inferno. O inimigo não se conforma e ver você e sua família saindo vencedores em meio a provação e certamente estas forças irão fazer todo o possível para prejudicar a sua vida.

- Muita gente não suporta ver a glória na vida do crente!
- Não é qualquer um que persegue crente! 
- Quem perseguiu Davi foi o Rei Saul.

- E a perseguição não é fácil

- Saul mandou soldados - Homens especializados em guerras capazes de ficar muito tempo em um determinado tipo de batalha. Soldados são organizados, obedecem ordens de forma praticamente cega e não se importam e dar sua vida em prol de uma causa. 

- Saul mandou sacerdotes - Homens conhecedores dos âmbitos espirituais capazes de gerar prejuízos muito além dos físicos. Certamente você já passou por um momento onde se sentiu perseguido em seu ministério ou até mesmo em sua igreja.

- Saul mandou suas filhas, Merabe e Mical - Estas mulheres foram enviadas a Davi para seduzi-lo e de certa forma desviar a sua atenção das coisas em que realmente deveria estar envolvido. Uma paixão desenfreada, uma atração descontrolada podem gerar grandes prejuízos à sua vida. 

- Saul mandou seu filho Jônatas - Este Jônatas era o homem de confiança de Saul. Mesmo não tendo certo conforme esperava Saul nos serve de exemplo. O inimigo trata de enviar forças muito especiais da sua mais alta confiança para atacar a sua vida. 

- A perseguição às vezes é dissimulada, fingida.
- 1ª. Samuel 18.13 – Pelo que Saul o afastou de si e o colocou por chefe de mil, e ele saia e entrava diante do povo. Perceba: Saul colocou Davi em um cargo de destaque para dar a entender que estava ao seu lado, entretanto suas verdadeiras intenções eram de destruí-lo. Nem sempre uma promoção, um cargo mais elevado ou uma condição aparentemente melhor oferecida a você representa a veracidade de um bom coração. 
        

O QUE ACONTECE NO CAMPO DE PROVAS
1.)   Ficamos sós
1ª. Samuel 21.1 – Então veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e perguntou-lhe. Por que vens só e ninguém contigo.

2.)  Passamos necessidade
1ª. Samuel 21.3 – Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães, ou o que achar.

3.)  Ficamos desarmados
1ª. Samuel 21.8 – Perguntou Davi a Aimeleque: Não tens aqui à mão lança ou espada alguma? Não trouxe comigo nem a minha espada nem as minhas armas, porque o negócio do rei era urgente.

4.)   Perdemos a razão (Davi em Gate, falando com Aquis)
- Os servos de Aquis desdenharam de Davi
- Não era este que matava Dez milhares?
1ª. Samuel 21.13 – Pelo que se contrafez dos olhos deles, e fingiu-se de doido nas mãos deles, e esgravatava nas portas, e deixava correr a saliva pela barba.

COMO SAIR VENCEDOR DA PROVAÇÃO
- Saia do meio dos perseguidores!
- 1ª. Samuel 22.1Davi retirou-se dali, e escapou para a caverna de Adulão. / ADULÃO = JUSTIÇA DO POVO!

- Aceite ajuda
- 1ª. Samuel 22.1Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para estar com ele.

- Seja humilde, mas não perca a autoridade! (Unção)
- 1ª. Samuel 22.2Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todos os homens endividados, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles, e eram uns 400 homens!

RECEBA AS MARCAS DO VALENTE!
Entre os 400 homens, 30 se destacaram



2ª. Samuel 23 a partir do versículo 8
- JOSEBE- BASSEBETE
- 23.8 – Foi este que com sua lança matou oitocentos de uma vez.
- Josebe = Aquele que acrescenta
- BASSEBETE = Apaziguador
A princípio pode parecer inacreditável um só homem atingir oitocentos de uma vez, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Você vai atingir o impossível e o inimaginável.

- ELEAZAR
- 23.10 – Este se levantou, e feriu os filisteus até lhe ferir a mão e ficar pegada a espada.
- Eleazar = Deus ajuda
Após a batalha o poder de concentração e o foco de Eleazar foram elevados a tal ponto que suas mãos literalmente “travaram” fechadas em sua espada. Deus vai lhe dar a capacidade de se concentrar e focar em seus afazeres seculares e espirituais. Você não tirará a mão da Espada!


- SAMÁ
- 23.12 – Mas Samá pos-se no meio daquele terreno e o defendeu, matou os filisteus, e o Senhor operou um grande Milagre.
- SAMÁ = Deus ouve
Samá defendeu uma plantação de lentilhas. Aquela plantação representava alimento para o povo. Deus lhe Dara capacidade para defender o alimento espiritual e físico do seu povo. Você será forte!

OREMOS

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe