domingo, 2 de março de 2014

Acredite no Deus do impossível


       Mensagem pregada domingo, 02 de março de 2012, no ministério IMUEG-SP - Falar de Deus pode parecer algo simples para muitas pessoas que não tem a plena convicção do seu poder. Falar de Deus pode parecer loucura para pessoas desprovidas de espiritualidade e fé, mas este Deus do qual falamos nesta noite não é simples como as pessoas pensam, nem tão pouco resultado da loucura de algumas pessoas. Qualquer pessoa um pouco mais atenta e com seu coração aberto a compreender as maravilhas contidas na autoridade de Deus ficará impressionada com o seu poder. O Deus que pregamos é tão maravilhoso que lhe foi impossível conceder apenas um nome. Você pode se chamar “Marcelo Antonio de Oliveira”, então seriam três nomes. Também poderia chamar-se “Maria de Souza Costa”, também seriam três nomes, mas ao Senhor foram estabelecidos cerca de trinta e três nomes! Um desses nomes é Elohim, que significa “criador, poderoso e forte”. Ele é o criador dos céus e da terra, poderoso para separar as águas e criar continentes, e forte para governar não só a terra como também o universo.   Um outro nome dado ao Senhor é Jeová-rafá, que significa “O Senhor que sara”. Ele é o Deus que pode sarar as chagas da humanidade, que pode curar o doente e levantar os caídos. Somente Ele pode curar este mundo infectado de maledicências no qual estamos inseridos. Outro nome do nosso Senhor é Jeová-Shalom, “O Senhor da nossa paz”. Ele é o Deus capaz de promover paz na sua vida, na sua família e até mesmo no seu ministério. Definitivamente! Ele é o Deus do impossível! O Senhor constrói e o Senhor destrói, o Senhor prende e o Senhor liberta. Se você acredita neste Deus e tem fé na sua autoridade eu quero convidá-lo a louvar a presença dEle na sua vida (e nesta igreja) com as suas palmas e o seu jubilo. Aplauda o Senhor Jesus pois Ele está neste lugar.

Não desacredite no poder de Deus
       Muito provavelmente você esteja pensando: “Eu acredito no Senhor, eu não acho que acreditar em Deus é loucura”, logo esta palavra não é para mim! Mas como sempre falamos a palavra de Deus é para os seus filhos. O pai corrige os seus filhos porque ama os seus filhos. O pai edifica a vida dos seus filhos porque vê neles a possibilidade de perpetuar a sua existência. Deus ama você, acredita em você e vê em você a possibilidade de perpetuar o amor de Cristo através da sua vida. Atualmente os cristãos, de uma certa maneira,  tem desdenhado do poder de Deus, muitos não acreditam mais nas promessas do Senhor na sua vida porque acham que o tempo já passou. Eu quero convidá-lo a compartilhar de um texto da palavra de Deus que lhe dirá exatamente o contrário. Abra sua bíblia no “bereshit” o livro do começo, conhecido entre nós como o livro de Gênesis e vá até o capítulo 18 e compartilhe a partir do versículo 9 onde está escrito – “Onde está Sara, sua mulher?”, perguntaram. – “Ali na tenda”, respondeu ele. 10 Então disse o Senhor: “Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho”. Sara escutava à entrada da tenda atrás dele. 11 Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. 12 Por isso riu consigo mesma, quando pensou; “Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?”13 Mas o Senhor disse a Abraão: “Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa?’ 14 Existe alguma coisa impossível para o Senhor?

A vida de Sara possui importantes ensinamentos para todas as pessoas que pensam em desanimar e desistir no meio do caminho. Através da sua história é possível compreender grandes ensinamentos da parte de Deus capazes de fortificar a sua fé e edificar a sua estrutura espiritual. Se você puder abrir os seus olhos e os seus ouvidos espirituais o Senhor poderá lhe abençoar hoje com um grande instrumento de vitória.
      
Onde você está?
       A palavra de Deus é composta de duas vertentes, uma é lógica, rígida e absolutamente clara. A outra é mistica, sua lógica não pode ser compreendida pelos sábios humanistas pois a própria bíblia nos diz em 1ª. Coríntios 1.18 – “Pois a mensagem da Cruz é loucura  para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é poder de Deus”. Isto significa que para compreender a mensagem é necessário se despir da capacidade humana e adentrar pelos caminhos da visão espiritual que o Senhor entrega a todos os que buscam. O texto chave desta pregação inicia com uma pergunta e também um enigma: Onde está Sara sua mulher? Nesta oportunidade eu gostaria de lhe fazer a mesma pergunta: Onde você está meu irmão? Onde você está minha irmã? Onde estão os seus pensamentos, onde estão os seus sonhos?
Muitas vezes permitimos que os nossos sonhos se distanciem de nós. Um sentimento inoportuno toma os nossos corações e nos faz pensar o contrário do esperado por Deus. Talvez neste momento, mesmo você estando aqui na igreja (ou lendo este texto), esteja de fato a quilômetros de distância da sua realidade física e espiritual. A palavra de Deus mostra que Sara estava em um lugar diferente do esperado pelo marido. Abraão disse: “Sara está ali na tenda”, mas a palavra de Deus diz que ela estava de fato atrás dele, na entrada da tenda onde estava. Perceba: Sara não estava onde seu marido pensou. Sara era a fonte pela qual os sonhos de Abraão se realizariam. Através da sua mulher ele deveria ter filhos e desta forma concretizar a benção profética lançada sobre a sua vida. Sara então representava a porção física na realização dos projetos de Abraão. Em outras palavras, os projetos de Abraão estavam em um lugar diferente do que ele imaginava!
      
Não se deixe levar pelas circunstâncias
       Quando olhamos para a vida de Sara observamos alguns fatores interessantes. Sara estava com Abraão antes do Senhor lhe derramar promessas. Quando Abrahão (ainda Abrão) sai da cidade de Ur dos Caldeus, juntamente com Terá seu pai em direção à Canaã, traz consigo sua esposa Sarai e o versículo 30 de Gênesis 11 nos diz que sua esposa era “estéril”. Naquela época uma mulher estéril não tinha nenhum valor. Mesmo assim, Abrão amava sua mulher e tinha por ela grande apreço. Perceba algo tremendo: Abraão simboliza Deus, e Sara a humanidade. Qual a mensagem então: Deus ama indiscutivelmente todos os seus filhos, independente das suas deficiências!
       Imagino a vida de Sara ao olhar para si mesma. Quando jovem todas as meninas à sua volta falavam a respeito dos seus sonhos e projetos. De certo uma dizia para a outra: “Vou me casar com um grande homem e lhe darei muitos filhos”. Sara de certo dizia: “Comigo será assim também”. O tempo passa, a jovem menina cresce e um dia seu pai lhe apresenta o seu varão: Um homem elegante, esbelto chamado “Abrão”. A bíblia não registra desta forma mas posso garantir que os dois foram tomados de um amor à primeira vista. Abraão amou Sara, e só tomou Hagar como concubina, conforme a ordem de sua esposa, agindo de acordo com a tradição daquela época. Abraão era monogâmico, ou seja procurou dedicar-se a apenas uma mulher, primeiro Sara e depois de sua morte Quetura. Um amor tão grande necessariamente precisaria ser coroado com filhos, porém com Sara não foi assim: Passaram-se os anos e nada de filhos. Todas as suas amigas casaram-se e tiveram filhos, e ao olhar em volta de si mesma nada de filhos. Amados, muitas vezes acontece da mesma forma conosco. Olhamos à nossa volta e “nada de filhos”, nada de realização dos nossos projetos. O tempo passa e humanamente falando nos parece ser impossível realizar os nossos sonhos. Até aqui a vida de Sara nos dá algumas lições importantes. PRIMEIRO: O caso entre você é Deus é de “amor à primeira vista”. Deus amou a sua criação desde o princípio e Ele te ama muito, mesmo antes de você nascer! SEGUNDO: Deus casou com você! Isto significa que Jesus está fechado neste relacionamento e não vai deixar você sozinho em hipótese alguma! TERCEIRO: Não se deixe levar pelas circunstâncias. Muitas pessoas podem estar realizando os seus projetos, mas o projeto de Deus na sua vida é maior do que o de todos os outros e ele vai se cumprir.

Deus vai se lembrar de você
e você terá muitos filhos!
       Biblicamente os filhos representam projetos. O próprio Deus tinha um projeto de salvação para a terra e por este motivo enviou seu filho para confirmá-lo. No versículo 10 do nosso texto chave o Senhor disse: 10 Abraão (então disse o Senhor): “Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho”. O texto original hebraico desta passagem diz  - “Voltarei a ti, como a esta hora que viveis (no ano vindouro), e eis que terá um filho Sara, sua mulher”. Quando o Senhor faz uma promessa Ele cumpre! Deus havia feito uma promessa na vida de Sara e iria cumpri-la. Quando o anjo do Senhor falou com Abraão ele estabeleceu um prazo. De uma primavera à outra, no prazo de um ano, na mesma hora e no mesmo dia, o Senhor lhe realizaria um grande sonho. Naquele dia um anjo do Senhor estava sendo usado como boca de Deus para lembrar Abraão. Nesta oportunidade (ou hoje quando você lê este texto) eu sou boca de Deus sobre a sua vida  e posso lhe garantir: Deus vai se lembrar de você! No tempo estipulado por Deus Ele vai se lembrar de você e os seus sonhos vão se realizar, seus projetos vão se concretizar!

Não se preocupe com o tempo!
       O texto enfatiza no versículo 11 que – “Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos”. Muitas pessoas ficam preocupadas com o tempo. Olham para os lados e acham que não tem mais jeito, o sonho acabou! Esse é o pensamento que o diabo quer colocar na sua vida. Muitas vezes pessoas são usadas para enfraquecer a sua fé, insultar a sua inteligência e gerar sofrimento na sua vida. Certamente você já deve ter passado por esta situação; Alguém se aproxima de você e diz – “E aí!? Você continua desse jeito? Ainda não conseguiu sair dessa? Mas você não é crente?”. Para estas pessoas nós podemos dizer o mesmo que Paulo disse em 2ª Coríntios 12:10 – ...Eu me alegro nas fraquezas, nos insultos, nas perseguições e nas angústias, pois quando sou fraco é que estou forte”. Em Mateus 24:35  Ele disse: “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”. Para você o tempo pode ter passado, mas o nosso Deus é o dono do tempo. Para Deus não tem velho e não tem jovem e sim almas! Deus realizara os seus projetos quando, onde e como Ele quiser na sua vida. Prepare-se pois este dia vai chegar e neste dia você vai dar um verdadeiro tapa na cara do inimigo.

Deus decretou uma sentença
de vitória na sua vida!
       Deus havia feito uma aliança com Abrão mudando o seu nome. Segundo os estudiosos, há 4 situações que capazes de anular a sentença lançada sobre alguém: Caridade, oração, mudança de procedimento e finalmente mudança de nome. As três primeiras situações partem do homem, mas última parte de  Deus. Quando o Senhor muda a sentença na vida de alguém, Ele também muda o seu nome. Deus mudou o nome de Abrão que significava “Grande Pai” para Abraão, “Pai de multidões”. Olhe a benção na vida de Abraão! Deus mudou o nome de Jacó, que significa “Enganador” para “Israel” que significa “Aquele que lutou com Deus”. Jacó era um desrespeitado, fugitivo errante no mundo, mas um dia Deus se aproximou dele, deu um chacoalhão nele e disse: “Acorda cara! Abre essa boca e confessa. Qual é teu nome? Jacó depois de uma noite inteira lutando contra si mesmo disse: MEU NOME É JACÓ! Sim Deus, meu nome é Jacó, é assim que me chamam. Deus então olha para Jacó e diz: De agora em diante seu nome é Israel, “Aquele que lutou com Deus”. José, filho de Israel quando foi exaltado diante de todos os seus irmãos recebeu um novo nome – “Zefenate-paneia” que significa em Egípcio – “Salvador do Mundo”, em hebraico “Deus fala, ele vive”. Leve Deus a sério! Glorifique o nome do Senhor Jesus pois Deus fala, Ele vive e está neste lugar! O salvador do Mundo chegou para abalar as estruturas do inferno e mudar o seu nome de Jacó para Israel de Abrão para Abraão. De perdedor para vitorioso, de triste para alegre, de fraco para forte, de falido para bem sucedido. Só os que acreditam nesta forte promessa do Senhor glorifiquem agora com a mais alta salva de palmas ao Senhor Jesus.

Deus também mudou
o nome de Sara
       A história não explica claramente mas o primeiro nome de Sara revela algumas coisas. Antes de lhe recaírem as promessas de Deus seu nome era Sarai. A tradução para este nome é “contenciosa”. O grande amor de Deus sobre a sua vida e de seu marido não só lhe derramou promessas como também mudou seu nome para Sara, significando “princesa”. Desta forma Deus mudou a patente espiritual de Sara. Antes a sua propensão era trazer confusão, agora havia uma autoridade espiritual sobre a sua vida e por isto o nome “princesa”. Mas, nisto tudo há um problema. Sara não recebeu a autoridade conferida pelo título. A história revela uma sara pessimista incapaz de acreditar nas promessas de Deus sobre a sua vida e na vida do seu marido. Mesmo estando consciente da promessa sobre a sua vida, um dia, a ainda Sarai resolve entregar seu marido a uma escrava para com ele ter um filho. Não era este o plano de Deus. Sara Deus a luz a Ismael, que logo depois veio a trazer contenda entre ela e seu marido Abraão.  Pessoas incapazes de assumir a autoridade conferida pelo senhor geram contenda em casa no trabalho e até nos seus ministérios pois atuam de forma humana e não espiritual. Logo depois, numa situação ainda mais grave, Sara está escondida na parte de trás da tenda onde Abraão ouvia a voz de Deus e no versículo 12, após saber da promessa renovada de ter um filho na velhice ela “riu consigo mesma, quando pensou; “Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?” Quantas pessoas são assim? Ouvem a promessa de Deus e riem na cara dEle. “Ah Deus, isto é por demais! Onde já seu viu eu chegar onde o Senhor está falando que vou chegar”.  Há um texto em Gálatas 6.7 onde se lê – “Não se deixem enganar, de Deus não se zomba, pois o que o homem plantar isto também colherá”. Se há algo que o Senhor não admite são pessoas incapazes de levá-Lo a sério. O sim de Deus é sim e o não de Deus e não! Se Deus prometeu algo na sua vida ele vai cumprir. Creia nisto, apegue-se nisto e ouça a voz de Deus.

Nada é impossível para Deus
       Após ver o riso sarcástico de Sara o Messias pergunta a Abraão: Por que Sara está rindo? Meu irmão, por que você não leva Deus a sério? Deus fez uma promessa na sua vida, desde o momento quando você se entregou a Ele. Esta promessa vai se cumprir na sua vida quer seja agora, amanhã ou daqui a um ano, como foi na vida de Abraão. Resta a você acreditar, dar um voto de confiança a este Elohim, que está sobre nós e permitir que Ele trabalhe em sua vida. Sara mentiu e disse: “Eu não ri”, mas o Senhor disse: “Não negue você riu”. Não negue pois você também riu! Em algum momento você achou que os projetos de Deus não iriam se realizar na sua vida, mas hoje o Senhor esta trazendo de volta todos os seus sonhos e revitalizando os seus projetos. Receba um novo nome: Príncipe e Princesa do Senhor. Mais do que isto receba a autoridade de príncipe para realizar grandes obras e maravilhas na sua vida, dos seus familiares e ministério.

Deus vai cumprir a promessa!
       O capítulo 21 de Genesis mostra o desfecho desta história. A bíblia diz que “O Senhor foi bondoso com Sara e cumpriu o que lhe prometera”. Deuteronômio 7.9 diz – “Saibam portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança de bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos”. Cumpra os mandamentos do Senhor, seja fiel a Ele e promessa de vitória na sua vida vai se cumprir!

...Antes do tempo previsto
       Genesis 21.2 diz – “Sara engravidou, e deu a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa”. Preste atenção no texto e seus olhos vão se abrir para algo tremendo da parte de  Deus. O texto inicia com “Sara engravidou”. Isto significa que 9 meses antes de conceber a promessa Sara já a estava sentindo no seu ventre.  Com apenas 15 dias  de gestação um embrião com 4 ou 5 milímetros está formado no ventre da mãe. Pode parecer muito pouco mais 10 dias depois um coração rudimentar começa a bater. Sara caminhava normalmente, ao seu lado amigos e inimigos passavam por ela e não percebiam nada, mas dentro dela uma nova vida estava sendo formada. Neste momento eu profetizo sobre a tua vida. Muitas pessoas que estão ao seu lado não vão perceber mas uma pequena semente de vitória já está sendo plantada em você.  O tempo passa e ao final de 60 dias a promessa de Deus na vida de Sara já tem uma forma absolutamente humana! Do alto dos céus os anjos olham para Sara e espantados  dizem um para o outro: Vejam! Aquela que era estéril está grávida! Das profundezas do inferno os anjos de lucifer olham aquilo e se desesperam: Não é possível. A estéril está grávida! Nós perdemos novamente! Creia você é uma benção do Senhor, e os projetos de Deus na sua vida já estão tomando forma. Uma movimentação celestial está acontecendo agora. Anjos do Senhor estão festejando uma nova vitória, um novo projeto e os anjos do inimigo estão desesperados diante da vitória eminente do Senhor sobre eles! O tempo continua passando e agora já estamos no quinto mês. Uma vida com aproximadamente 600 gramas e quase 30 centímetros está no ventre de Sara. Agora, o que era um projeto toma sua forma quase definitiva. Todos os sistemas mais complexos estão formados. Para quem vê do lado de fora, apenas um pequeno volume na região do ventre de Sara está formado, mas ali dentro algo muito completo e complexo está quase pronto para nascer e gerar uma grande felicidade. Tem muita gente olhando para você e o máximo que conseguem ver é um pequeno volume! Talvez um pequeno sinal na sua vida. Mas dentro de você está nascendo uma vitória grandiosa, maior do que qualquer ser humano é capaz de conceber. Não se preocupe com o que estão vendo, preocupe-se com o que Deus está fazendo na sua vida! Glorifique ao Senhor. Sexto mês e grandes mudanças continuam a ocorrer. Até agora nem mesmo Sara poderia entender direito o que estava acontecendo. Dentro do seu ventre uma vida absolutamente perfeita está formada. Do alto dos céus, anjos milenares que presenciaram a constituição do homem a partir da mão de Deus olham no ventre daquela mulher e mais uma vez ficam espantados. Anjos são seres muito estranhos, a bíblia os descreve de diversas formas diferentes, o profeta Ezequiel em sua visão diz que na aparência tinham forma de homem, mas cada um deles tinham 4 rostos e quatro asas. Suas pernas eram retas, seus pés eram como de um bezerro e reluziam como bronze polido. Quanto à aparência dos seus rostos elas tinham rosto de homem, rosto de leão, rosto de boi e rosto de águia (Ez. 1.10). Vai entender uma forma como esta. Mas o que estava formado no ventre de Sara não tinha forma de anjo, era feito a imagem e semelhança de Deus, e quando os anjos olham para aquela forma tão maravilhosa eles se espantam novamente e dizem: NOSSA! É IGUALZINHO AO DEUS PAI! Deus está criando algo tremendo dentro de você. É uma promessa tremenda! Feita a imagem e semelhança das propriedades de Deus. Nada pode impedir esta vitória de nascer. Nada vai impedir a sua vitória de chegar. De repente, Sara toma um susto! Abraão, Abraão... Corre aqui. Abraão aflito pergunta a Sara: O que foi mulher? O que te aflige!? Sara pega a mão de Abraão, coloca na no seu ventre e Abraão toma um susto! Mas o que é isto Sara? A mulher virtuosa, mesmo sem nunca ter tido um filho já sabia a resposta. Meu amado esposo! É a nossa promessa que está chegando! Querido Deus está gerando uma gravidez espiritual generalizada neste lugar (na vida de quem lê este texto). Por favor sendo homem ou mulher, ponha a mão no seu coração pois é ai onde Deus vai dar o sinal da sua Glória. Eu quero profetizar sobre a sua vida e declarar que pessoas ao seu lado as quais nunca viram você prosperar espiritualmente vão começar a ver um sinal na sua vida! Pessoas que nunca viram você prosperar secularmente vão começar a ver um sinal muito forte na sua vida. Aleluia!

9º (Nono) Mês! Dia de receber a benção!
       Chegamos ao último mês, no ventre de Sara está tudo pronto. Uma promessa viva, chamada Isaque está pronta para nascer. A promessa de Deus na sua vida já tem forma e até mesmo nome. Você sabe qual é o nome. Declare a Deus e comece a glorificar ao Senhor pois você vai sair daqui nesta oportunidade de posse da sua promessa. O Deus do impossível está aqui. Glorifique ao Senhor! É chegada a hora. Num movimento muito rápido a criança, antes confortavelmente estabelecida no ventre de Sara vira abruptamente e fica de cabeça para baixo, pronta para nascer. Mais uma vez a promessa de Deus está se cumprindo. Deus está tomando as coisas que estavam em cima e colocando embaixo, e as que estavam embaixo e colocando para cima. Prepare-se porque Deus vai fazer uma reviravolta na sua vida! Sara começa a sentir as dores do Parto. Deus não disse que seria fácil receber a promessa. Uma pequena pontada dói no corpo de Sara, um misto de dor e alegria a deixa confusa. Gálatas 4.27 diz – “Alegra-te ó estéril, você que nunca teve um filho, grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto...”. É chegada a hora. Agora é a hora de ver o resultado da promessa. No dia e na hora marcados ela vai estar na sua mão. Vamos orar a Deus agora você está mais do que convidado a glorificar e gritar o nome do Senhor agora pelas dores do parto de uma nova promessa que vai se confirmar na sua vida. Creia nisto, receba isto, em nome do Senhor Jesus!

Você se encherá de riso
       No livro de , capítulo 8 e versículo 21 está escrito – “Mas quanto a você, ele encherá de riso a sua boca e de brados de alegria os seus lábios. 22 Seus inimigos se vestirão de vergonha, e as tendas dos ímpios não mais existirão”.  Esta promessa se confirma na vida de todas as pessoas que compreendem o poder de Deus em sua plenitude. Sara disse “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo”. Quem diria Abraão, que Sara amamentaria filhos. Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice!

Quem disse que seus projetos não iriam se confirmar?
Quem disse que sua vida não iria mudar?
Quem disse que sua salvação não iria acontecer?
A promessa vai se cumprir
A vitória vai chegar!

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe