segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O Rei Salomão e a Rainha de Sabá


(ESBOÇO DA MENSAGEM DE DOMINGO 25/08/2013
 IMUB DE ENGENHEIRO GOULART  - IMUEG)

(O REI SALOMÃO E A RAINHA DE SABÁ:
O QUE PEDIR A DEUS)

INTRODUÇÃO: Amados irmãos em Cristo Jesus, você precisará abrir seu coração, sua mente e seu entendimento para compreender a plenitude desta palavra entregue pelo Senhor cujo título é “o que pedir a Deus”, uma das perguntas mais latentes dentro do imaginário cristão. Nos convertemos, sentimos a presença de Deus e a partir de então nos habilitamos como os “herdeiros da promessa”. Somos os herdeiros do Pai com direitos adquiridos em relação a muitas coisas: Saúde, paz, prosperidade etc. Algumas pessoas entretanto, preferem pedir apenas um item entre tantos acessíveis. Uns preferem apenas a prosperidade, outros milagres, outros a revelação, enfim. Estas coisas no final, são resultados de um pedido feito a Deus para receber algo especial. Esta pregação (este texto) irá confrontá-lo com algumas realidades em relação à sua oração e a maneira como devemos nos comportar em relação aos nossos direitos adquiridos como filhos de Deus. Vamos refletir um pouco e orar ao Senhor para abrirmos os nossos olhos espirituais e compreender o verdadeiro sentido desta herança aprendendo como orar, como pedir e como receber.
        O profeta Jeremias nos deu uma grande lição de “como” clamar a Deus. Ele disse – “Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” – (Jeremias 29:12-13)  - por outro lado vimos o próprio Jeremias pedir a morte mesmo depois de ter visto e operado tantos milagres por intermédio do próprio Deus. O evangelista Lucas mencionando o próprio Messias disse – “Por isso lhes digo: Peçam e lhes será dado, busquem, e encontrarão, batam e a porta lhes será aberta” – (Lucas 11:9)  - nos mostrando que os nossos pedidos serão atendidos quando nós os buscarmos com afinco. É preciso buscá-los através da oração, da súplica e da devoção contínua a Deus. É o que aprendemos em 1ª Tessalonicenses 5.17 – “Orem continuamente, dêem graças em todas circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.  Deus está constantemente ao nosso lado oferecendo salvação através do seu filho Jesus.
        Às vezes não compreendemos porque algumas das nossas orações não são respondidas. O apóstolo Tiago nos explicou isto no capítulo 4 e versículo 3 da sua obra – “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para gastardes em vossos deleites” – Eis a resposta para muitas das nossas orações não respondidas. Talvez você se assuste com esta afirmação mas ela é mais do que verídica. Em primeiro lugar pedimos mal, porque não sabemos pedir corretamente a Deus. Pedimos mal pois não conseguimos compreender a plenitude do poder de Deus e por isto acabamos pedindo coisas mesquinhas, grandes para nós e muito pequenas para Deus. Isto ofende o poder de Deus e o próprio Deus. Em segundo lugar pedimos para o nosso próprio deleite, e isto além de ser uma grande tentação, resulta em um dos maiores erros do cristão. Muitas vezes nos esquecemos de pedir pelos outros e pedimos apenas por nós, pelo nosso casamento, pela nossa saúde, pelos nossos filhos, pela nossa igreja, enfim, os nossos propósitos se tornam o centro da oração e não os propósitos de Deus. Pedimos para nós, queremos bens e riquezas, afinal, “entendemos que é injusto um ímpio ter mais do que um Cristão”. Outras vezes oramos a Deus pedindo para que Ele nos livre de todo o mal, mas nos esquecemos de explicar a Deus que este mal “é uma pessoa, e no fundo gostaríamos de nos livrar desta pessoa de uma forma diferente, quem sabe até definitiva”. Outras vezes um simples resfriado, nem isto, nos fazem cair de joelhos dizendo: “Senhor, prolonga os meus dias na terra”. Ora! Por que estender o sofrimento? Por que ter vida longa na terra se o nosso encontro com Deus independe de um corpo de carne? Precisamos mudar os nossos conceitos, orar de uma forma diferente e receber de Deus a plenitude do seu poder sobre as nossas vidas.

Se você deseja receber esta plenitude eu quero convidá-lo a receber esta palavra com a maior salva de palmas. Vamos mudar os nossos conceitos, vamos aprender a orar de uma forma diferente e receber a verdadeira plenitude de Deus sobre a nossa vida!

        Um homem poderosíssimo no Antigo Testamento poderá nos ajudar nesta noite a compreender melhor o poder da oração. Falamos aos irmãos a respeito de um grande rei, considerado assim entre os maiores e mais respeitados do antigo testamento: O Rei Salomão, filho de Davi. Salomão no decorrer de sua vida escreveu três livros. Na sua juventude entre 28 e 30 anos escreveu Cantares, um texto polêmico porém cheio de revelações importantes para os nossos dias atuais. No ano 95 depois de Cristo, o rabino Akiba escreveu algo fantástico ao dizer: Todos os livros do torá são santos, mas Cantares é o santo dos santos. Para se ter idéia, por época da festa das colheitas, lia-se o livro de Rute, porém oito dias após a páscoa, o Rabino abria a torá antiga, e lia o livro de Cantares. Nesta ocasião os outros rabinos batiam no peito e diziam: “O livro de cantares não foi escrito apenas pelo amor de Salomão pela Sulamita e sim para demonstrar o amor de Jeová por Israel, consequentemente o amor de Jesus Cristo pela igreja”. Já mais maduro Salomão escreve Provérbios, um dos livros cujos textos são conhecidos a tal ponto de serem confundidos com ditados populares, uma fonte de conhecimento sem igual em todo o compêndio bíblico em se tratando de relações humanas. Salomão continua na sua escalada de conhecimento, e em uma época de dificuldade espiritual,  onde o seu reinado estava em frangalhos escreve Eclesiastes, uma obra de cunho espiritual com vistas introspectivas do seu ministério. É em Eclesiastes 12.1 onde ele diz – “lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias”. Lendo este texto nos perguntamos: Como pode Salomão ter escrito peças tão importantes dentro do contexto bíblico? Como ele foi capacitado para chegar a este nível? Como chegou a ser uma pessoa tão importante na história bíblica?

DESENVOLVIMENTO: Vamos compreender isto nesta noite. Eu quero convidá-los a aprender com Salomão sobre o que pedir e como pedir, e também quero mostrar os resultados de uma oração bem sucedida na vida de um Cristão. Abra sua bíblia comigo no livro de 2ª Crônicas, capítulo 1 a partir do versículo 7 e vamos compartilhar da palavra de Deus. – “Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: Peça-me o que quiser, e eu lhe darei. 8 Salomão respondeu: Tu foste muito bondoso para com meu pai Davi e me fizeste rei em seu lugar. 9 Agora, Senhor Deus, que se confirme a tua promessa a meu pai Davi, pois me fizeste rei sobre um povo tão numeroso quanto o pó da terra. 10 Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois quem pode governar este teu grande povo?” 11 Deus disse a Salomão: “Já que este é o desejo do seu coração e você não me pediu riquezas, nem bens, nem honra, nem a morte dos seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, sobre o qual o fiz rei, 12 você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como nenhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá.

Salomão sabia que se pedisse sabedoria receberia os resultados de sua oração. Salomão sabia que sua oração seria ouvida e Deus iria cumprir com a promessa depositada sobre Ele. Porém, além da sabedoria, Salomão tinha algumas outras importantes características as quais eu quero salientar antes de continuarmos. 


Salomão tinha sangue real
        2º Crônicas inicia o capítulo 1, dizendo: “Salomão, filho de Davi...” – Para Deus ouvir suas orações é preciso ter consciência da sua filiação. Um homem que não sabe quem é seu pai, também não sabe quais são os seus direitos em uma herança. O apóstolo João, no primeiro capítulo de sua carta e nos versículos 12 a 13 nos disse isto muito claramente – “Contudo, aos que receberam, aos que creram no seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne, nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus”.

Eu tenho uma boa notícia para todos os que já aceitaram Jesus. Vocês são filhos do Rei, filho do altíssimo e assim como Deus estabeleceu com firmeza o reino de Salomão vai estabelecer com firmeza o teu reino. Você tem sangue Real, pois ele foi introduzido nas tuas veias por intermédio da morte de Cristo.

Salomão reconhecia a bondade de Deus
        Leia comigo o versículo 8 – “...Tu foste muito bondoso para com meu pai Davi e me fizeste rei em seu lugar”. – Muitas vezes nós não paramos para pensar o quanto Deus é bondoso conosco. Ele está sempre ao nosso lado, nos protegendo, nos abençoando e cuidado de nós. Antes mesmo de nascermos Deus já está conosco, depois Ele continua nos acompanhando em tudo. Aprendemos isto no Salmo 91 – “Aquele que habita no esconderijo do altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus em quem confio. 3 Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. 4 Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. 5 Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, 6 nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. 7 Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas você não será atingido”.

Deus definitivamente é bom,  Deus e poderoso e Ele está ao seu lado para protegê-lo! Reconheça o poder de Deus na sua vida e Ele vai ouvir as tuas orações e assim como fez com Salomão fará com você. Em uma noite como esta,  Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça-me o que quiser e eu lhe darei”  
Hoje é esta noite de pedir e receber de clamar e ver suas orações respondias. Creia e receba!

 Salomão sabia como pedir e o que pedir
        O rei Salomão, poderia ter pedido muitas coisas; riquezas, bens, honra, quem sabe até mesmo a morte dos seus inimigos, ou melhor ainda; Salomão poderia ter pedido vida longa para Ele e seu reinado, porém Salomão foi sábio ao falar com Deus. Vamos ler o versículo 10 – Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois quem poder governar este seu grande povo? – Deus honrou de tal forma o pedido de Salomão que a sua sabedoria tornou-se famosa em todo o mundo conhecido. Em 1ª. Reis 4:29 está escrito: Deus Deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. 30 A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente, e do que toda a sabedoria do Egito.
        Quando pedimos com sabedoria a nossa resposta é certa, e os resultados são grandiosos. A conhecimento não é algo restrito apenas a alguns irmãos. Em Tiago 1.5 está escrito: “Se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade, e lhe será concedida. O conhecimento liberta o homem. É isto que aprendemos em João 8.32 – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Peça corretamente a Deus, recebendo dEle a sabedoria necessária para resolver as suas dificuldades e Ele lhe dará muito mais do que isto, assim como aconteceu com Salomão.

Os resultados da oração de Salomão
        A bíblia (como sempre digo) é um conjunto de livros para ser interpretado à luz do Espírito Santo de Deus. Quando lemos simplesmente, não mergulhamos na mensagem contida em suas entrelinhas. O texto de 2ª. Crônicas contém grandes revelações para nós e poderão ajudar você a compreender os desejos de Deus para todas as pessoas que oram com sabedoria, sabendo pedir e esperar. Em 1ª. Reis 4.34 lemos o seguinte: Homens de todas as nações vinham ouvir a sabedoria de Salomão. Eram enviados por todos os reis que tinham ouvido falar de sua sabedoria. Estes homens representam as coisas naturais e espirituais para as quais nós, em geral, estamos preparados para enfrentar. Para o Rei tratar com eles era fácil, em primeiro lugar porque eles vinham “ouvi-lo”. Mas a palavra de Deus não fala só a respeito de homens. O capítulo 9 de 2ª. Crônicas nos conta a respeito da Rainha de Sabá. O texto diz que ela soube da fama de Salomão e foi à Jerusalém. Esta rainha etíope leva o Rei Salomão ao segundo nível de sabedoria disponível a todos os interessados: A sabedoria espiritual, um padrão de sabedoria que não provém do homem e sim de Deus. A Rainha de Sabá não foi simplesmente ouvir e sim inquerir Salomão, fazendo a ele perguntas para as quais, talvez, ele não estivesse preparado caso não tivesse a sabedoria de Deus. Esta sabedoria gera grandes resultados e nós vamos enumerar alguns que se tornaram realidade na vida do Rei e certamente podem tornar-se realidade em sua vida também.


1º RESULTADO 
DA ORAÇÃO DE SALOMÃO

Deus vai trazer coisas diferentes para a sua vida!
        Conforme lemos em 1ª. Reis 11 – Salomão era um homem muito habituado a conviver com as mulheres, afinal de contas ele se casou com 700 princesas e 300 concubinas, mas neste caso em especial, o rei teve uma agradável surpresa. A milhares de quilômetros de distância, uma negra maravilhosa, rainha de uma terra diferente, com cultura e hábitos diferentes, ouviu falar a respeito de Salomão, teve grande curiosidade sobre ele e foi visitá-lo. A Rainha de Sabá era uma mulher de grande poder no seu País, riquíssima e muito inteligente. Entenda o trabalhar de Deus: Depois de receber centenas de homens conhecidos, Salomão recebe uma mulher, jamais vista em nenhum outro lugar de Israel. Aqueles homens que visitavam a sabedoria de Salomão representam a mesmice na qual nós geralmente estamos situados, a rotina na qual ficamos enfurnados durante muito tempo sem nenhuma perspectiva de mudança. Quando nós oramos corretamente recebemos de Deus a abertura espiritual para conceber coisas novas em nossa vida e na vida de nossa família, como foi o caso de Salomão.


2º RESULTADO 
DA ORAÇÃO DE SALOMÃO

Deus nos prepara para 
superar as surpresas da Vida!
        Uma grande caravana, acompanhava a Rainha de Sabá. Esta mulher iria protagonizar algumas coisas com as quais Salomão não estava acostumado. Primeiro: Ela se aproximou do Rei o que era proibido para um mulher. 


Prepare-se porque depois da oração de Salomão 
Deus vai quebrar paradigmas na sua vida! Coisas 
nas quais você sempre baseou o seu entendimento 
vão ser quebradas e outras totalmente diferentes 
vão ser incorporadas a você.

Segundo: Ela não foi apenas ouvir a sabedoria de Salomão. A bíblia diz que ela “fez todas as perguntas que tinha em mente”. 2ª. Crônicas 9.2 diz que nenhuma foi tão difícil que não pudesse responder. Quantas vezes você já se viu apertado com uma questão para a qual não tivesse resposta? São muitas as perguntas, as dúvidas da nossa mente. Em termos práticos; uma entrevista de emprego, uma prova, quem sabe um Exame da Ordem? Deus vai capacitá-lo. Peça com sabedoria e Deus vai prepará-lo para todas as surpresas pelas quais você possa passar.


3º RESULTADO 
DA ORAÇÃO DE SALOMÃO

Deus vai dar um novo sabor à sua vida
        Eu admiro pessoas habilidosas ao fogão. Meu pai sempre cozinhou muito bem. Até hoje nós ainda vamos à sua casa para comer alguns pratos feitos por ele de uma forma inigualável. A palavra de Deus diz que a Rainha de Sabá trouxe especiarias jamais vistas. Especiarias são temperos, com os quais é possível alterar o gosto de um determinado alimento. Isto significa que o arroz com feijão do Rei Salomão nunca mais teve o mesmo sabor, o bife acebolado, e quem sabe até o cafezinho passou a ter aquela pitada de canela para diferenciar o sabor do mesmo café de sempre. Deus deu um novo sabor as mesmas coisas com as quais Salomão estava convivendo. Isto nos mostra quem nem sempre é necessário mudar tudo em nossa vida, mas é maravilhoso quando podemos senti-las de outra forma. Queridos irmãos, se nesta noite você orar como orou Salomão, o seu casamento vai ter um novo sabor, o seu trabalho vai ter um novo sabor, a sua família vai ter um novo sabor e até o seu ministério vai ter um novo sabor, neste caso espero que seja sabor de mel!


4º RESULTADO 
DA ORAÇÃO DE SALOMÃO

Você vai ser reconhecido 
pela sua obra e sua inteligência
        Vamos ler 2ª. Crônicas 9.8 – Disse ela ao rei: “Tudo o que ouvi em meu país acerca de tuas realizações e de tua sabedoria é verdade. 6 Mas eu não acreditava no que diziam, até ver com os meus próprios olhos. Na realidade não me contaram nem metade da grandeza de tua sabedoria; tu ultrapassas em muito o que eu ouvi. 7 Como devem ser felizes os homens da tua corte, que continuamente estão diante de ti e ouvem a tua sabedoria! - Quantas vezes você não é reconhecido pelo seu esforço. A mulher trabalhando em casa todos os dias, cuidando do marido e muitas vezes não recebe nem sequer um abraço, o esposo chegando do trabalho e muitas vezes preterido pela televisão ou pelo computador, como se tivesse passado invisível pela sala de casa, os filhos em meio à discussão dos pais quanto as contas e os afazeres de casa, colocados de lado, mesmo quando estão dedicados e interessados em demonstrar o seu carinho pela família, nós em nossos trabalhos invisíveis diante dos nossos encarregados ou clientes os quais procuramos agradar através de um bom trabalho, enfim. Este texto diz algo tremendo. Primeiro: A princípio a Rainha não acreditava que Salomão era quem dizia ser, agora ela não só acreditava como também o admirava. 


Eu quero profetizar sobre a tua vida: Aqueles que 
até hoje não acreditavam no seu potencial vão ficar espantados com a sua capacidade! Hoje você vai 
orar e será capacitado em nome de Jesus!  

Segundo: A rainha disse que não lhe haviam contado nem metade da grandeza e da sabedoria de Salomão. Isto significa que a Rainha chegou até Salomão com uma perspectiva negativa ao seu respeito, fato comum nos dias de hoje. Muitas pessoas olham para você e de antemão têm uma visão negativa, pois não sabem de onde você veio, qual é a sua formação, a sua força e a suas intenções.

De hoje por diante ninguém vai mais de olhar de baixo pra cima, porque você vai ter sabedoria e capacidade para impactar e impressionar pessoas. Você é descendente do Deus altíssimo, tem o DNA dele correndo em suas veias. Deus sabe de onde você veio – Do centro da vontade Dele. A tua força e a mesma de Davi que enfrentou o urso, e um gigante! Segura esta satanás. Se tem alguém fraco caído e pela metade é você que não tem poder sobre a vida deste povo. Glorifique o nome do Senhor!

5º RESULTADO 
DA ORAÇÃO DE SALOMÃO

A oração de Salomão traz prosperidade
        A Rainha de Sabá teve uma grande oportunidade dada por Salomão de conhecer o seu reinado. Nós somos um templo espiritual onde habita o poder de Deus. Por analogia, podemos afirmar que nós somos o palácio real onde habita o Espírito Santo. Salomão foi grandemente abençoado pela rainha de Sabá. 2ª. Cronicas 9.9 – Ela deu ao rei quatro toneladas e duzentos quilos de ouro e grande quantidade de especiarias e de pedras preciosas. Nunca se viu tantas especiarias tais como aquelas que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão”.  Isto aconteceu por um motivo em especial: Salomão abriu as salas do templo para que a Rainha de Sabá o conhecesse em sua plenitude. Todos nós precisamos abrir a nossas salas para Deus. É exatamente por isto que ele diz em Apocalipse 3.20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. 21 Ao vencedor darei o direito se sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Um palácio tinha três salas especiais muito bem protegidas: A sala do tesouro, a sala do banquete, e finalmente a sala do trono. Estas são as três portas onde o Senhor costuma ter maior dificuldade para entrar.  Nos negamos abrir a nossa Sala do Tesouro, onde guardamos o “nosso” dinheiro, as nossas propriedades, esquecendo-nos de que tudo isto pertence a Deus. 1ª Timóteo 6:7 - ...Nada trouxemos para este mundo e dele nada poderemos levar, 8 por isto tendo o que comer e com o que vestir, estejamos satisfeitos. Também nos negamos a abrir as portas da nossa Sala do Banquete. Provérbios 17.1 – nos diz o seguinte: “Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas contendas”. Por último, nos negamos definitivamente a abrir a Sala do Trono. A sala do trono representa a nossa consciência, os nossos pensamentos e entendimentos a respeito de Deus e das coisas deste mundo. Efésios  4.22-24 diz: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23 a serem renovados no modo de pensar e a 24 revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Abra as portas do seu coração, abra as portas do seu palácio e Deus vai derramar sobre você bênçãos grandes e maravilhosas. Não tema! Creia apenas. A oração de Salomão trará prosperidade!


5º RESULTADO 
DA ORAÇÃO DE SALOMÃO

A oração de Salomão traz a pessoa amada
Em 1ª Reis 11:3 aprendemos que Salomão casou-se com 700 princesas e teve 300 concubinas. Isto deve ser suficiente para indicar a necessidade do Rei em encontrar uma pessoa com a qual se identificasse. Atualmente agimos da mesma forma, só não percebemos. Antigamente (bem antigamente) quando eu ainda era jovem, a relação de namoro entre um jovem e uma jovem era muito diferente. Era difícil chegar até o tão esperado primeiro beijo. Não se namorava com a facilidade vista nos dias de hoje onde apenas um jovem consegue ‘ficar’ com mais de 30 garotas em apenas uma noite e vice-versa. Esta é a mesma repetição da crise de Salomão baseada em sua necessidade de encontrar alguém com quem se identificasse. Isto aconteceu porque nesta área de sua vida Salomão foi desobediente a Deus. 1ª Reis 11.1 diz: “O rei Salomão amou muitas mulheres estrangerias, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidonitas e hititas. 2 Elas era das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos israelitas: “Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir seus deuses”. No entanto Salomão apegou-se amorosamente a Elas. Ao fazer isto o Rei Salomão quebrou o princípio de não misturar luz e trevas e evidentemente como as duas não se combinam nenhuma daquelas mulheres seria capaz de satisfazer o Rei. 

NÃO MISTURE LUZ E TREVAS
DEUS TE CHAMOU PARA A LUZ PORQUE
VOCÊ É LUZ, ENTÃO CASE-SE COM A LUZ


Salomão misturou patentes 
A bíblia diz que ele se casou com “princesas” e “concubinas”. Salomão porém era Rei. Você é filho do Rei, exerce autoridade semelhante a dEle e por consequência não pode se misturar com graus menores em espiritualidade. Um rei precisa de uma rainha assim como uma rainha precisa de um rei. Salomão teve uma grande oportunidade de se casar com uma rainha e esta mulher era a Rainha de Sabá. A bíblia não nos dá detalhes a respeito da relação entre Salomão  e a Rainha de Sabá, mas 2ª. Cronicas 9.12 nos dá uma pista sobre isto ao dizer que “o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela pediu; muito mais do que ela tinha trazido...”. Até então todas as pessoas que foram até o rei levaram a ele tributos e presentes e agora, Salomão entrega a rainha muito mais do que ela havia trazido. Não poderia ser isto resultado de uma paixão? Também em 2ª Crônicas 9.7 vemos a rainha dar uma verdadeira “cantada” no rei. Veja: “Como devem ser felizes os homens da tua corte, que continuamente estão diante de ti e ouvem a tua sabedoria”. Tudo isto nos leva a crer nas indicações judaicas e islâmicas afirmando de forma categórica um caso de amor entre os dois, e como se não bastasse, também poderíamos nos basear nos estudos modernos apontando a possibilidade de um dos livros de Salomão ter sido escrito para uma negra lindíssima, rainha de um país distante, cujo nome não sabemos, mas conhecida pelo título de rainha de Sabá. Você poderia imaginar qual livro é este: Sim! Cantares de Salomão!
Definitivamente Deus deu a Salomão uma Rainha muito especial. Você tem dúvidas? Acompanhe comigo Cantares 4.1 – Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos, por trás do véu, são pombas. Seu Cabelo é como de um rebanho de cabras que vem descendo do monte de Gileade. 2 Seus dentes são como um rebanho de ovelhas recém tosquiadas que vão subindo do lavadouro. Cada uma tem o seu par; não há nenhuma sem crias. 3 Seus lábios são como um fio vermelho; sua boca é belíssima. Suas faces, por trás do véu, são como as metades de uma romã. Nisto tudo algo nos chama a atenção. O livro de Cantares conta a história de um homem tentando conquistar uma mulher. Esta por sua vez recusa com a mesma veemência as investidas do seu amado. Isto acontecia porque aquela mulher se valorizava como pessoa e esta postura gerava ainda mais admiração por parte de Salomão. As mulheres tem sido levadas a desvalorizar o seu corpo, tornando-o uma vitrine sensual disponível a todos os desejosos. Este não é o plano de Deus para a vida da mulher. A mulher é um presente de Deus feita para o homem, e de tamanha importância a ponto de ser “amada”, “respeitada” e mais do que isto. A mulher é um presente único. Por isso dizemos: “Até que a morte os separe” e para nós cristãos, nem a morte nos separará, pois sabemos da brevidade do reencontro.
       Homens aprendam isto: Mulheres procuram homens inteligentes para casar. Em Provérbios 31 aprendemos que a beleza é enganosa e a formosura é passageira..., então não fique muito preocupado com a sua “barriga tanquinho”, pois ela não será assim a vida inteira. O culto a beleza  é um dos grandes enganos impostos pelo diabo na vida do homem e da mulher, porém a bíblia diz que “O sábio é mais poderoso que o forte; e o inteligente do que o que possui força”. (Pv. 24.5), então se você quer realmente se casar, ou quer ter um bom casamento, seja inteligente!
        Mulheres aprendam isto: Homens procuram mulheres “bem dotadas” para casar. Os homens definitivamente valorizam os dotes femininos. Foram os “dotes” da rainha de Sabá que geraram tanta admiração no coração de Salomão. Dotes, de acordo com o dicionário são bens concedidos pela noiva ao marido quando estes casam, com a condição de não poder se desfazer deles. Há também alguns sinônimos para dotes que são dons, mérito, qualidade física, intelectual ou moral. Vamos ver quais eram os dotes da Rainha de Sabá? - 2ª. Crônicas 9.1 – nos dá algumas pistas.
        - (Saber aprovar) - Ela ouviu a fama de Salomão, e veio a Jerusalém para prová-lo por Enigmas. Meninas aprendam a “aprovar” os seus pretendentes. A rainha utilizou enigmas difíceis para atestar a sabedoria de Salomão. Muitas vezes a vontade de namorar supera a nossa capacidade de avaliar de forma espiritual um determinada situação. Um homem realmente apaixonado não vai poupar esforços em responder a todas as suas perguntas e você terá a revelação de Deus que lhe dará a capacidade de saber o que ele diz é verdade ou não. Pense nisto: Como poderia uma pessoa casar-se com um outro homem já casado, caso utilizasse esta estratégia?
        - (Ouvia conselhos) - Quando chegou, estava acompanhada de uma enorme caravana. Nesta caravana estavam homens e mulheres sábios capazes de aconselhá-la e ajuda-la em suas avaliações.  Muitas meninas namoram sem falar nada para os seus pais, e para os seus pastores. Isto é totalmente errado, não só para as meninas, como também para os homens. Durante a trajetória da sua vida você vai ter sempre ao seu lado uma caravana pronta para auxiliá-la em tudo o que for necessário para o seu relacionamento dar certo e prosperar.
        - (Guardar e carregar o que é bom) - Ela chegou “carregada” de especiarias – Como já dissemos as especiarias basicamente eram temperos capazes de dar um gosto diferente a alimentos conhecidos. A rainha tinha algo diferente das outras mulheres. Qual o seu diferencial? Deus fez você especial para alguém. Isto significa que você foi criada para transformar a vida de um homem a partir do momento em que entrar na vida dele. Você precisa ser tempero bom e agradável. Alguém aqui gosta de comida salgada demais? exagerada na pimenta? E sem sal? Mulher que tipo de tempero você tem sido na vida do seu marido?
        - (Era pura) - Ela chegou carregada de grande quantidade de ouro – O ouro significa pureza e valor. Meninas, se vocês desejam um varão valoroso, sejam puras, mantenham-se puras e não se contaminem com as influências malignas. Há uma tendência atualmente em desvalorizar o corpo da mulher. O ouro era utilizado como peça de grande valor, maior do que o dinheiro, tanto que não era comum utilizá-lo na fabricação de moedas. Em outras palavras, você até pode ter um namorado andando de carro importado, mas se ele não valorizar você, mais do que o carro, então ele não estará lhe dando o devido respeito. O ouro também é um metal maleável, com o qual se podem fazer muitas peças de grande beleza. Seja maleável, aprenda a compreender as dificuldades do seu namorado, noivo, esposo. Esse dote é de grande valor na sua vida!
        - (Tinha autoestima) - Ela chegou com grande quantidade de pedras preciosas – Entre as muitas pedras preciosas vamos destacar o diamante. O diamante é uma pedra praticamente eterna, capaz de suportar as mais baixas e a mais altas temperaturas. O seu relacionamento deve ser eterno e suportar os momentos de dificuldade e os mementos de felicidade. Só há uma forma de riscar um diamante: Com outro diamante. Isto quer dizer que tudo o que tiver outra procedência jamais poderá atingir o seu relacionamento. Só você humanamente falando é capaz de desfazê-lo. Ninguém tem autoridade para ferir o seu casamento. O diamante possui um brilho inigualável. O brilho no seu rosto, é diferente do brilho da sua irmã ao lado e este brilho foi feito para iluminar a vida de alguém em especial. Creia nisto! Por último existe uma pedra de diamante considerada entre as pedras mais raras do mundo. Uma pedra negra, chamada Amsterdã, raríssima e de beleza inigualável. Você é uma pedra raríssima, de beleza inigualável. Não se preocupe se você é branca, negra, morena ou amarela. Deus conhece o tamanho da tua beleza e se você se valorizar como Deus te valoriza, grandes coisas estão por vir sobre a sua vida!

Geralmente nós não direcionamos palavras na igreja. Assim como esta palavra foi direcionada para as mulheres na sua parte final tudo o que falamos aqui pode ser aplicado também aos homens pois hoje o inimigo tem tentado levar aos homens à mesma condição de desvalorização e banalização.


Oremos a Deus para receber dele a sabedoria 
necessária para gerar em nós as mesmas bênçãos 
que recaíram sobre Salomão.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER
http://palavraemensagem.blogspot.com.br/2014/01/verdades-sobre-o-cristao-e-o-sexo.html



pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz
Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.
(Se este texto edificou a sua vida, deixe o seu comentário e divulgue o nosso blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe